25/06/2021 às 19h29min - Atualizada em 25/06/2021 às 19h29min

A estreia do Microsoft Fluid e a forma de trabalho híbrida que veio para ficar

O programa permite a participação simultânea em trabalhos remotos

Tamires Batista de Jesus - Editado por Manoel Paulo
O Fluid busca melhorar a cooperação; Reprodução: Tecnoblog;
O Microsoft Fluid Framework é uma multiplataforma que permite equipes trabalharem de forma dinâmica e em conjunto de qualquer lugar. Ela faz parte do Microsoft Office 365 Enterprise e Education, um serviço de assinatura da empresa Microsoft, que possui diversos programas desenvolvidos para o trabalho colaborativo. Aliado ao Fluid estão os programas clássicos, o Word, Excel, Power Point, One Note, Outlook, One Drive e o Skype nas versões premium.

Pelo programa é possível mandar componentes - tabelas, gráficos, listas e entre outros - para qualquer programa da empresa, atualizando em tempo real o conteúdo de onde estão incorporados. Outra novidade será permitir que até 100 pessoas façam alterações simultâneas nos documentos. Para o diretor de Design do Microsoft Office Jon Friedman, no blog oficial da Microsoft, o software permite uma nova forma de trabalho em equipe.
 

“Para o próximo capítulo da colaboração, precisamos de ferramentas tão fluidas, dinâmicas e contextuais quanto o próprio processo – e esse é o poder do recém-revelado Microsoft Fluid Framework. O Fluid divide experiências inteiras em componentes individuais, ajudando as pessoas a transformar o conteúdo que elas criam nos aplicativos em blocos de construção colaborativos.”.


A inteligência artificial do Fluid pode ajudar a traduzir textos em tempo real, buscando conteúdo, sugerindo edições e realizando verificações de correspondência. O programa funcionará integrado ao Microsoft Teams e tem previsão de estreia entre junho e setembro de 2021. Também é um objetivo da Microsoft ver o Fluid nas versões do Outlook para desktop no mesmo ano.



É possível conferir a prévia da plataforma pelo site https://fluidpreview.office.net, para acessar basta fazer o login com a sua conta da Microsoft. A prévia está no ar desde dezembro de 2019. Além disso, o código-fonte da Fluid Framework está disponível no GitHub. No site, desenvolvedores podem criar novas experiências colaborativas usando APIs (Application Programming Interface, em português Interface de Programação de Aplicação) de JavaScript - um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e permitem a criação de plataformas. 

Trabalhar remotamente se tornou fator essencial nos últimos 2 anos para organização de equipes e aumento da produtividade. Em entrevista para o portal de notícias The Verge, o chefe do Microsoft 365, Jared Spataro fala sobre a tendência do trabalho híbrido.
 

"Estávamos entusiasmados em ir forte e rápido com o Fluid, e então a pandemia nos atingiu. Então, colocamos grande parte de nossa energia nas equipes e pensamos nas equipes como o andaime que cria a conexão, mas agora, à medida que voltamos ao híbrido, acreditamos cada vez mais que precisamos de mais inovação no que chamo de tela que obtém colaboração feita."


Ao que tudo indica a mescla entre o trabalho presencial e remoto será uma constante nos próximos anos.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »