Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/06/2021 às 23h24min - Atualizada em 30/06/2021 às 23h20min

O renascimento no século XXI: o rock ressurge na Itália com Måneskin

A banda vencedora do Eurovision 2021 que viralizou no TikTok e conquistou o mundo é prova de que o rock não morreu

Luize de Paula - editado por Luhê Ramos
Foto: Reprodução/Instagram

Conquistando o público jovem com seu estilo andrógeno e elegante, os membros sempre se apresentam com muita maquiagem, glitter, saltos e esmaltes, lembrando um estilo Glam Rock americano e inglês dos anos 70 e 80. Inovando não apenas nas suas canções, mostram que a música não é apenas sobre os sons reproduzidos, mas sim sobre todo tipo de expressão artística. Mas nem sempre foram cercados de glamour. O cantor, a baixista e o guitarrista se conheciam desde o ensino médio em Roma, e eventualmente se uniram ao baterista. 

 

Começaram tocando nas ruas, escolas e restaurantes em 2015 e já em 2017 conquistaram o 2º lugar no X Factor Itália Conseguiram um contrato com a Sony Music, lançando um álbum em 2018, “Il ballo della vita''. O conjunto é composto pela baixista Victoria del Angelis, o guitarrista Thomas Raggi, o baterista Ethan Torchio e o cantor Damiano David, que conquistou os fãs com sua aparência e voz. O nome Måneskin vem do dinamarquês - nacionalidade da baixista, que também é metade italiana - e significa “clarão da lua” ou “luar”.

 

Em março de 2021, a banda lançou seu segundo álbum, “Teatro d'ira - Vol. I”,  que contém 6 músicas em italiano e 2 em inglês. No mesmo mês, participaram do Festival Eurovision 2021, representando a Itália. Em maio, venceram o festival e desde então tomaram as redes sociais, especialmente o Tik Tok. Com músicas do gênero hard rock, alcançaram a marca de 18 milhões de ouvintes no mês de junho, ultrapassando outras bandas do mesmo gênero, como Foo Fighters e Kings of Leon.

 

Na noite da vitória, uma polêmica surgiu na internet, o que favoreceu a fama da banda. Um suposto vídeo do cantor Damiano cheirando cocaína viralizou. O mesmo chegou a negar em uma entrevista coletiva e fez um teste que deu negativo. Apesar disso, a banda cheia de energia e carisma entrega nas apresentações ao vivo a prova de que o rock não morreu.

 

Conquistaram milhares de fãs no país e até mesmo da casa de moda Etro, que passou a vesti-los. O cover de Beggin que a banda fez alcançou mais de 90 milhões de streams. A música, original do artista Madcon e lançada em 2007, já havia voltado às paradas também por causa do Tik Tok no último ano. Assim como com a música original “Zitti e Buoni”, que emplacou outro hit, tornando-os o maior sucesso italiano atual.

 

“I Wanna Be Your Slave” registrou 3,6 milhões de streams no Spotify em um único dia, e também foi atingido pelo fenômeno crescente de viralização do Tik Tok. A banda possui um documentário chamado “This is Måneskin” e já fizeram uma turnê pela Europa. Além de suas músicas, o sucesso mundial da banda também ocorreu por conta do visual dos seus integrantes, especialmente de Damiano.

 

Em um vídeo da blogueira Nikki Tutorials, Damiano é maquiado enquanto os dois batem um papo. O vídeo disponível no Youtube tem 3 milhões de visualizações e fez com que os fãs criassem centenas de conteúdos para o Tik Tok. Além de fazer os fãs ficarem ainda mais caidinhos pelo visual andrógeno do cantor.

 

Måneskin é uma verdadeira banda de rockstars da atualidade. O que vem a seguir ainda é muito incerto, mas conquistaram Miley Cyrus após fazerem um cover de “Midnight Sky” e quem sabe vem aí um feat? De qualquer jeito a continuação de seu último álbum, “Teatro d’Ira – Vol. II” tem lançamento previsto para o final de 2021 e estamos ansiosos para ouvir.

Conheça os sons da banda!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »