Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/07/2021 às 15h48min - Atualizada em 01/07/2021 às 14h29min

Por onde anda Christel Runte?

A senhora que desfilou na SPFW em 2012, já foi capa da Revista ELLE e desfilou mais de uma vez nas passarelas

Flávia Pereira - Editado por Clara Molter Bertolot
Christel no desfile da UMA em 2012 | Stefan Lalau Patay
Tudo começou quando Raquel Davidowicz voltou as passarelas com sua marca, UMA para apresentar a sua coleção de outono/inverno na São Paulo Fashion Week 2012.  Por meio de um convite de Raquel, uma senhora de 69 anos — na época — aceitou desfilar nas passarelas da Bienal do Ibirapuera no dia 22 de janeiro: Christel Runte.

O que será que a modelo que chamou a atenção da Harper’s Bazaar e de Lilian Pacce estaria fazendo nos dias de hoje? Em um bate-papo bem-humorado com a senhora que está hoje com 78 anos, conta como foi a sua experiência no desfile da UMA, um pouco da sua história e que gostaria de ser chamada para desfilar mais uma vez nas passarelas.


Conhecendo um pouco sobre Christel Runte

Christel nasceu em Berlim, Alemanha, em 1943. Sua mãe é belga e seu pai é alemão. Ela casou-se aos 19 anos e teve três filhos com o seu ex-esposo, Peter: Michael, Queenie e Katie. Morou na Alemanha até completar 21 anos e depois migrou-se com a sua família para Portugal em janeiro de 1966 e ficou por lá até 1968. Seu ex-marido havia sido transferido a trabalho para o Brasil, portanto em 1968, sua família passou a morar em terras brasileiras.

Christel permaneceu no Brasil e divorciou-se de Peter. Conheceu seu atual marido, Stefan Lalau Patay,e estão casados há 50 anos. O fruto dessa união é Philippe, filho do casal. Ela morou por muitos anos em São Paulo e trabalhou como assistente executiva de uma farmacêutica por mais de 40 anos. Se aposentou em 2020 e atualmente ela é avó de 14 netos e três bisnetos.

Em 2017, Christel e Stefan se mudaram para São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira, que fica a 180 km de São Paulo: “Desde que parei de trabalhar, parei de ir até São Paulo, porque não tinha mais motivo, mas também gostaria de ir até lá de vez em quando pelas coisas culturais que oferecem. Porém, por conta da pandemia, não estamos indo para São Paulo” diz Christel.


Sua trajetória como modelo

Uma senhora esguia e elegante foi convidada por uma marca que já admirava, para desfilar nas passarelas da Bienal do Ibirapuera em 2012. Christel é cliente fiel da UMA e alega que foi animado participar do desfile: “O fato de desfilar na minha idade realmente é muito divertido, porque você não tem compromisso com nada” relata a modelo. Ela também diz que teve a vantagem de ver o que acontece no backstage e da possibilidade de fazer novas amizades:
 
“Adoraria  fazer — desfilar— de novo, agora nove anos depois”, diz Christel.

Logo após o desfile, os olhares permaneceram voltados para Christel. Ela afirma que várias pessoas foram falar com ela, inclusive a Lilian Pacce, Camila Leite da Harper’s Bazaar e Costanza Pascolato. Sentiu que o clima estava festivo em meio a muitos elogios e gentilezas.

Além do desfile da UMA, Christel já trabalhou como modelo outras vezes. A modelo deixa bem claro que não é profissional, embora transpareça ter o talento para tal feito. Ela participou do desfile da Marisa Ribeiro em 2007 no Hotel Unique durante o Fashion Week. Inclusive, também posou para os catálogos da marca. Participou duas vezes dos desfiles da Huis Clos, trabalhou numa campanha para a Natura e outra campanha para o dia das mães para o shopping Iguatemi, em São Paulo.
Christel chamou atenção de uma agência, logo após verem um outdoor dela na loja da Marisa Ribeiro na Oscar Freire. Eles gostaram da foto, entraram em contato com ela e de vez em quando, passaram a chamá-la para alguns trabalhos.

Além disso, ela também já foi capa da Revista ELLE, em junho de 2015: “Me senti muito lisonjeada, passa uns anos e você acha seu estilo e você fica mais ou menos fiel a ele. Experimenta um pouco disso e daquilo, a moda é lúdica” fala a modelo em um vídeo para a ELLE, na época.
Seu marido, Stefan, também gosta de fotografá-la. Ele ainda teve a honra de tirar fotos de Christel no desfile da UMA. Para Stefan, poder registrar imagens dela desfilando com muita elegância, foi um misto de admiração e de orgulho.

Foi por meio das lentes que ele enxergou o talento de Christel como modelo. Stefan diz que a enxerga de duas maneiras: olhando fora da câmera e olhando pelo visor, na hora do click.

Um sempre admirou o outro. Com o auxílio de sua arte, Stefan capta por meio de uma lente, o amor que sente por Christel. “Foram 50 anos de emoção, nesses momentos de ver uma pessoa muito especial para a minha arte e para a minha vida” diz Stefan de forma romântica sobre sua visão em relação à Christel.

Stefan Lalau Patay é fotografo há 60 anos e já trabalhou em diversas áreas — exceto na moda. Porém, fotografando Christel no desfile da UMA, adicionou mais uma editoria para seu currículo. Atualmente, ele manteve seu foco em ensaios com a natureza e com o universo feminino.



O que Christel faz nos dias de hoje?

Christel além de dividir o seu tempo como assistente executiva — até o ano passado — com o trabalho de modelo não profissional, ela também se dedica ao seu hobby: fotografia. Ela fotografa há muitos anos, antes mesmo dela vir para o Brasil. Mulher de fases: uma hora fotografa bastante, outra menos, uma hora cria projetos, depois fotografa a família e paisagens.

Por não ser fotógrafa profissional, ela sente que não tem compromisso, faz porque gosta. Sempre bem-humorada, Christel relata que não descarta a ideia de criar uma outra coisa para o amanhã.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »