Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/07/2021 às 07h24min - Atualizada em 12/07/2021 às 07h58min

Crítica | O suspense ensurdecedor de Um Lugar Silencioso: Parte II

Letícia Mendes - Editado por Fernanda Simplicio
Distribuição: Paramount

A continuidade da trajetória da família Abbott pela manutenção de sua sobrevivência após sua fazenda ter sido destruída é o pontapé inicial do novo longa. Quando não há mais para onde ir, Evelyn (Emily Blunt) e seus três filhos partem em uma jornada mundo afora na busca de um novo abrigo. Diante do abismo do desconhecido, eles rapidamente se dão conta de que os alienígenas assassinos não são sua única ameaça.
 


Os primeiros minutos contam com um breve epílogo que tem a finalidade de mostrar os acontecimentos que deram origem ao universo pós-apocalíptico em que os personagens se veem inseridos. Um jogo de baseball entre as crianças da cidade logo é tomado pelo pânico quando uma grande massa de fogo desponta no céu. Os moradores tentam escapar, mas assim que os alienígenas encontram a terra, seu festival de ataques começa. 

 

O que parece apenas um recorte sem maiores propósitos, logo trata de mostrar ao espectador sua importância. No início, o personagem Emmet, interpretado por Cillian Murphy, parece não ter relevância, mas quando sua narrativa é retomada, é sua interferência que atribui sentido às novas adversidades enfrentadas pelos Abbott durante o longa-metragem. 
 


A partir do encontro entre a família e o homem já conhecido, o enredo se torna uma continuação natural do que foi visto no primeiro filme da franquia. As cenas subsequentes são recheadas de muita tensão e agonia, sempre buscando conectar o espectador ao drama. Ao que parece, a intenção é fazer com que esse se sinta induzido a se manter calado, para experimentar novas formas de interação e por meio destas, compreender o sentido da vida em confronto com a morte. 

 

O uso de leves ruídos como batidas de coração, respiração ofegante e sustos barulhentos que rompem a camada do silêncio e dão lugar ao susto, são estratégias que contribuem para que a atmosfera de suspense seja devidamente construída. A utilização de uma trilha sonora perversa, desenvolvida em sua maioria pelos elementos do próprio filme, causam o sentimento de inserção ao momento mostrado.
 

O elemento visual também compete grande potencial ao longa. Os planos com poucos cortes nos momentos de tensão, e o cuidado em exibir pequenos detalhes nas cenas - como o foco em uma arma no canto da mesa que poderá ser usada como recurso de defesa e fuga por um dos personagens, ou os pés caminhando arrastados pelo chão na tentativa de evitar a provocação de qualquer ruído - são verdadeiras peças-chave que tornam Um Lugar Silencioso: Parte II, uma verdadeira obra cinematográfica. 
 

No que diz respeito ao desenvolvimentos dos personagens, é possível notar o amadurecimento das crianças, uma vez que nesta sequência, são elas as responsáveis por cuidar da mãe, que no primeiro filme se mostrou a líder multifacetada que carregava todo o peso da sobrevivência nas costas. O que se vê, são pessoas que lutam para se manter vivas, sem a pretensão de um heroísmo utópico que muitas vezes nos é apresentado em clássicos do cinema. O desejo de compartilhar sua recente descoberta sobre o aparelho auditivo ser uma ferramenta para ensurdecer os monstros pode ajudar muitos, mas não é encarado pelos personagens como um ato a que devem receber mérito e reconhecimento. 


Diante das tecnologias que nos rondam, é muito corajoso desenvolver um filme que abre mão dos diálogos e da complexidade no roteiro. Manter os espectadores atentos e carregados de angústia não é tarefa fácil, mas Um Lugar Silencioso o faz com maestria. Seu recorte provoca a sensação de um período mais extenso do que as lentes podem captar, o dá margem para mais partes que podem seguir entregando o mesmo, mas de uma óptica diferente, sempre na ilustre tentativa de subliminarmente e no figurativo, emudecer àqueles que o assistem. 







 

REFERÊNCIAS : 
 

Elegante. Um Lugar Silencioso possui um terror barulhento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o9Iv25M3vuY&ab_channel=Elegante. Acesso em: 06 de jul de 2021.

 

Melhores Trailers de Filmes. UM LUGAR SILENCIOSO 2 Trailer Brasileiro DUBLADO # 2 (Novo, 2020) Horror, Emily Blunt. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZX60xMo3QB0&ab_channel=MelhoresTrailersdeFilmes. Acesso em: 06 de jul de 2021.

 

Refúgio Cult. UM LUGAR SILENCIOSO: PARTE 2 - FINALMENTE, UMA CONTINUAÇÃO DIGNA DO PRIMEIRO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s_Byekx_iRE&ab_channel=Ref%C3%BAgioCult. Acesso em: 06 de jul de 2021.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »