Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2021 às 14h19min - Atualizada em 17/07/2021 às 14h08min

Max Verstappen vence corrida sprint e é pole do GP da Inglaterra de Fórmula 1

Na estreia do novo formato de classificação, holandês superou Lewis Hamilton na largada para faturar a oitava pole da carreira

Felipe Sousa - labdicasjornalismo.com
A vitória de Max Verstappen na corrida sprint deste sábado (17) será contabilizada como pole position (Foto: Mark Sutton/Motorsport.com)
Em um dia histórico para a Fórmula 1, a definição do grid de largada para o Grande Prêmio da Inglaterra a ser disputado neste domingo (18) ocorreu através de uma corrida sprint – mais curta e sem a necessidade de pit-stops. E o primeiro vencedor desse formato foi Max Verstappen (Red Bull), que superou Lewis Hamilton (Mercedes) na largada para garantir a pole position e três pontos no campeonato de pilotos. Hamilton largará em segundo, além de ter ganhado dois pontos, e seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, iniciará a corrida de amanhã em terceiro, com mais um ponto conquistado.

A corrida sprint é uma tentativa da Liberty Media, administradora do circo da F1, em tornar os fins de semana de corrida mais dinâmicos e emocionantes; para 2021, o novo formato foi aprovado em caráter experimental. Estão previstos mais dois testes, sendo um no Grande Prêmio da Itália, em Monza, e o outro em local ainda a ser definido – o Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, está cotado para receber o terceiro teste.

A CORRIDA 

Como parte das regras em relação à corrida sprint, os pilotos e equipes tiveram a liberdade de escolher o jogo de pneus da sua preferência para a disputa. Lewis Hamilton, que conquistou a "pole" da corrida sprint largou mal e viu Max Verstappen tomar a ponta logo na primeira curva da corrida. O britânico tentou reconquistar a liderança da prova e chegou a emparelhar com o holandês, que prevaleceu, defendeu a posição e abriu vantagem nas voltas seguintes.

O grande destaque da largada, porém, foi Fernando Alonso. O piloto da Alpine apostou nos pneus macios e colheu os frutos da estratégia ao pular da 11ª colocação para o quinto lugar. O outro espanhol do grid não teve a mesma sorte: após ser tocado por George Russell (Williams), Carlos Sainz (Ferrari) perdeu posições e parou no fim do grid. Ainda na parte final do pelotão, os dois carros da Haas se tocaram e Nikita Mazepin levou a pior ao rodar e ficar em último.

Enquanto perseguia Lando Norris (McLaren) na briga pelo sexto lugar, Sergio Perez (Red Bull) perdeu o controle do carro, rodou, saiu da pista e caiu para 19º. Fernando Alonso, por sua vez, perdeu desempenho e foi superado pela dupla da McLaren, Norris e Daniel Ricciardo. Também chegou a ser ameaçado por Sebastian Vettel (Aston Martin), mas conseguiu manter uma ótima sétima colocação.

Max Verstappen guiou sem ser incomodado e partiu para a vitória em Silverstone. George Russel conseguiu um bom nono lugar, mas está sob investigação devido ao incidente com Carlos Sainz. O espanhol, por sua vez, conseguiu escalar parte do pelotão intermediário e cruzou a linha de chegada em 11º. Sergio Perez se retirou da corrida na última volta e largará do último lugar na corrida de domingo.

Não houve pódio para os três primeiros colocados. O vencedor Max Verstappen ganhou uma coroa de flores, premiação tradicional dos primeiros anos da Fórmula 1, e desfilou em caminhão aberto para o público ao lado da dupla da Mercedes.

Classificação final da corrida sprint e grid de largada do Grande Prêmio da Inglaterra

 
Foto: F1

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »