Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/08/2021 às 17h35min - Atualizada em 12/08/2021 às 17h06min

Caiu na Net - livro de brasileira trata sobre o crime da exposição de fotos íntimas sem consentimento

A obra escrita por Beatriz Accioly, antropóloga da USP, conta com uma pesquisa minuciosa desde a ação, até os impactos na vida das vítimas

Adélia Lima Sá - Editado por Andrieli Torres
Capa do Livro: Caiu na Net | editora: Telha
Em 2013, uma jovem do interior piauiense tirou a própria vida após colegas de escola terem vazado fotos íntimas dele nas redes sociais. Com o aumento das relações virtuais, episódios como este, de divulgação de fotos íntimas sem consentimento, aumentou.  O impacto que um caso desse provoca na cabeça da vítima, é grandioso.

Com este aumento e em busca de ajudar as vítimas, Beatriz Accioly, antropóloga da USP, escreveu um livro intitulado ‘Caiu na Net - nudes e exposição de mulheres na Internet’ que, por meio de pesquisas e testemunhos descreve meios de denúncia e os impactos de episódios como esses. O livro conta com uma pesquisa minuciosa desde a ação, até as consequências do que esse tipo de crime pode causar nas mulheres. Hoje, a ação do compartilhamento de fotos íntimas sem consentimento é considerada crime no Código Penal, é a lei de número 13.718/2018, que visa proteger o direito a intimidade e dignidade da pessoa humana.

A lei que hoje protege milhares de vítimas deste crime da internet é mais conhecida como ‘Lei Rose Leonel’, ganhou este nome em homenagem a uma das primeiras vítimas desta ação no Brasil. Rose teve sua intimidade exposta pelo seu ex-namorado em 2006, após o término do relacionamento. O criminoso expôs as imagens na web e chegou até a gravar as fotos em CD's e distribuir pela cidade. A vítima conseguiu condenar o ex-companheiro responsável pela ação.

Marias da Internet


Por meio do testemunho, Rose Leonel fundou uma ONG dedicada a orientar juridicamente, psicologicamente a vítima de Disseminação Indevida de Material íntimo. A instituição leva o nome de ‘Marias da Internet’ e possui uma grande importância na comunidade por promover debate e oferecer a ajuda necessária para as vítimas.



Muitas são as ações que devem ser tomadas em caso de  vítima deste crime, algumas estão disponíveis em uma aba do site da ONG, que alerta sobre a importância de não apagar as provas do compartilhamento sem permissão e não se calar. Em caso de exposição de imagens íntimas, ou qualquer outra que não tenha sido com consentimento, denuncie. 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »