Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/08/2021 às 08h33min - Atualizada em 27/08/2021 às 08h20min

22 de agosto: dia do Folclore

Pisadeira, Vira-Roupas e Arranca Línguas são personagens pouco conhecidos do folclore brasileiro

Ianna Oliveira Ardisson - Editado por Andrieli Torres
Fonte/Reprodução: Google
O Saci-Pererê talvez seja o primeiro que vem à nossa mente quando ouvimos a palavra folclore. Entretanto são inúmeros personagens que compõem nossa rica cultura, alguns pouco conhecidos. Você já ouviu falar na Pisadeira, no Vira-Roupas e no Arranca Línguas?
 
A Pisadeira, segundo contam, é uma mulher de aparência assustadora que invade nossos sonhos e os transforma em pesadelo. Como ela aparece? Ela fica observando as pessoas do telhado e após o jantar, se alguém vai dormir de barriga cheia, a Pisadeira piso no peito da pessoa e a deixa em estado de paralisia. A pessoa não consegue fazer nada para sair da situação. É uma lenda muito popular no interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, percebe-se a relação da mesma com o fato de certas pessoas terem sonhos perturbadores, com pesadelos, após refeições pesadas.
                                             
Quem costuma atormentar as lavadeiras de roupa é o Vira-Roupas. Ele é esperto e rápido. Suas ações consistem em virar as roupas do avesso, manchar as roupas brancas e colocar areia no bolso das calças. É uma lenda muito difundida nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Um monstro parecido com um Gorila, mas bem maior que o gorila ou um homem, é assim o Arranca Línguas. Um dos alimentos principais da dieta dele é a língua, a qual pode ser tanto de animais, quanto de seres humanos. Costuma atacar suas vítimas à noite, matando-as e retirando-lhes a língua para comer. Essa história folclórica é comumente contada no estado de Goiás e na região do Rio Araguaia.
A identidade nacional está intimamente ligada ao folclore. Para conhecer nossa história, é importante conhecer os personagens mágicos que fazem parte da nossa cultura. A data de comemoração do folclore brasileiro é dia 22 de agosto. Foi em 1965 que foi oficializada pelo decreto federal nº 56.747, com o objetivo de assegurar a manifestação popular e preservar elementos da cultura brasileira. Pelo decreto recomendou-se, ainda, que as instituições de ensino comemorassem a data e ressaltassem a importância dela na cultura do país.
 
A escola é um lugar importante para a difusão de nossas histórias.  No canal “Nono Estúdio” do YouTube Januária Cristina Alves, escritora e pesquisadora, apresenta algumas considerações sobre a importância de trabalhar o folclore com as crianças e adolescentes. “O folclore é um elemento constitutivo da identidade nacional. Trabalhar o folclore em sala de aula é um elemento imprescindível para a gente refletir sobre quem somos e o que nos constitui. Então, levar o folclore para a sala de aula é mais do que levar nossas histórias e tradições, é levar também a oportunidade de discutir com os alunos que país é esse”, ressalta Januária Alves.

A pesquisadora destaca ainda que, ao trabalhar com as histórias e personagens do folclore, o educador explora os elementos da narrativa, tais como personagens, cenários diferentes, construção do enredo e o humor. Elementos esses tão importantes para a formação dos leitores.

 
Para aprofundar o conhecimento sobre os personagens folclóricos vale a pena a leitura do livro “Abecedário de personagens do folclore brasileiro e suas histórias maravilhosas”, da autora Januária Cristina Alves. Dentre humanos, bichos e seres fantásticos são ao todo 141 personagens presentes na obra.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »