Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/08/2021 às 12h14min - Atualizada em 27/08/2021 às 12h02min

TikTok começará a pagar por direitos autorais de músicas no Brasil

Isabella Baliana - Editado por Manoel Paulo

Após quatro anos do lançamento e cerca de 7 milhões de usuários somente no território nacional, a rede social TikTok firmou acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que determina que a plataforma deverá pagar pelos direitos autorais das músicas brasileiras reproduzidas e compartilhadas nos vídeos do app. 

 

Segundo a rede social, de origem chinesa, o contrato tem como objetivo enriquecer a experiência dos usuários e também auxiliar os criadores de música na plataforma por meio de um canal ilimitado e mais justo. Assim, o pagamento pelos direitos autorais a artistas e compositores funcionará em três etapas e também incluirá o pagamento retroativo pelo uso das canções. 

 

O processo de remuneração será realizado pelo Ecad, instituição brasileira responsável. “O Ecad arrecada o valor, identifica as músicas que foram tocadas e distribui para os titulares. Esse é o caminho”, explica a superintendente executiva da empresa, Isabel Amorim, em entrevista ao portal da CNN. 

 

Para a superintendente, a ação vai beneficiar os produtores à medida que valoriza financeiramente o uso de seu conteúdo musical. “Essa primeira parceria entre o Ecad e o Tik Tok é mais um importante passo para a indústria da música no Brasil e para os autores e artistas no nosso país. Este acordo não poderia chegar em um momento mais oportuno para compositores e artistas, que agora precisam mais do que nunca dessa renda digital”, afirma. 

 

A porcentagem e os valores de pagamento estabelecidos no acordo não foram divulgados pela rede social e nem pela instituição, entretanto, a média do mercado costuma ser de 12% do valor das receitas de cada plataforma. 



Tik Tok e seus números

 

Como um dos principais aplicativos de vídeo no mundo, o TikTok atingiu 3 bilhões de downloads mundiais em 2021, passando a marca de outras redes sociais famosas, como Instagram, Whatsapp e Messenger. O sucesso, cada vez maior, também se relaciona com o fato da plataforma atuar impulsionando e popularizando novos talentos rapidamente. 

 

Além disso, a pandemia de covid-19 e o isolamento social ocorrido em muitos locais foram fatores que também influenciaram na fama da rede social, que bateu 1 bilhão de instalações em abril de 2020, justamente no pico do período pandêmico. De acordo com a pesquisa feita pelo portal Opinion Box, 77% dos usuários afirmaram que passaram a utilizar mais o TikTok durante a pandemia, pois viam o app como uma alternativa de entretenimento.

 

Ainda segundo a pesquisa realizada pelo portal, 81% dos usuários disseram que acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia, sendo que 38% entram no app várias vezes ao dia. A maioria das pessoas entrevistadas (74%) afirmou que utilizam o TikTok com a finalidade de se distraírem e se divertirem, uma vez que grande parte dos vídeos do aplicativo são conteúdos de humor e descontração.

 

Para Murilo Oliveira, CEO da agência de marketing de influenciadores IWM Agency, a rede social se destaca por contar com especificidades que não são oferecidas em outros locais. "O TikTok veio ao mercado com alguns diferenciais muito claros e que chama muito a atenção dos usuários, como suas ferramentas de personalização do conteúdo e o discurso de monetização do seu próprio conteúdo", relata em entrevista ao portal CanalTech. 

 

Ainda segundo ele, o sucesso da rede social está fortemente relacionado a dois fatores sobressalentes: a possibilidade de criar conteúdos gratuitos únicos e personalizados, com trilhas sonoras e efeitos diferentes e a entrada de grandes influencers, artistas e celebridades no aplicativo, que trazem consigo sua gama de seguidores. "Quando estas classes abraçam uma nova rede social, a chance dela explodir de fato passa a ser quase que certa", completa o especialista.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »