Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/09/2021 às 11h07min - Atualizada em 29/09/2021 às 10h28min

Comitê Olímpico Brasileiro lança o curso para jovens atletas

“Formando Campeões para o Esporte e para a Vida" é uma ação em parceria com o Instituto Olímpico Brasileiro e contará com a participação de medalhistas olímpicos

Josimara Megiato - labdicasjornalismo.com
Os atletas Rebeca Andrade, Daniel Cargnin, Rogério Sampaio e Fabi Alvim na live de lançamento do curso. Foto: Divulgação / COB
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lançou recentemente o curso “Formando Campeões para o Esporte e para a Vida” com objetivo de dar suporte para a formação da nova geração de atletas. O curso é online , 100% gratuito e está disponível para jovens de 12 a 17 anos. Para inscrever-se basta acessar o link https://jovensatletasiob.asdnet.com.br/ . A carga horária do curso será de 40 horas com uma linguagem simples e descontraída.
 

A iniciativa é do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), da área de educação do COB, e possui apoio da área de Desenvolvimento Esportivo da entidade. No lançamento, que ocorreu através de uma live no Instagram do Time Brasil, estiveram presentes alguns atletas olímpicos, medalhistas  das olimpíadas de Tóquio, como a ginasta Rebeca Andrade, e o judoca Daniel Cargnin. Além destes, participaram também o atleta Rogério Sampaio, ouro em Barcelona 92 e diretor-geral do COB, e Fabi Alvim, bicampeã olímpica com a seleção de vôlei. 

 

Os atletas ressaltaram a importância de iniciativas como esta para dar maior suporte a jovens que sonham em seguir com a carreira esportiva. A ginasta Rebeca Andrade comentou que se enxerga em muitos dos jovens de hoje, que mesmo perante as dificuldades buscam o esporte como ferramenta social. Ela cita:  “Eu me vejo muito nesses jovens de agora. Nada na vida vem fácil, mas quando tem dificuldade o gosto é mais especial. Quero usar a minha voz para incentivar as pessoas nos estudos, nos sonhos. Estamos no mundo para evoluir”. 

 

O Comitê Olímpico disponibiliza anualmente inúmeros cursos para amantes de esportes, com intuito de agregar no conhecimento de quem se interessa pelo assunto.  O Formando Campeões para o Esporte e para a Vida traz dicas importantíssimas sobre a carreira esportiva justamente de atletas que já passaram por inúmeras situações positivas e negativas e que, por isso, têm bagagem para explanar aos mais jovens a respeito. 

O curso terá vídeos com depoimentos de alguns atletas, exposição e dicas de calendários para os jovens terem maior organização com suas atividades e aprenderem a conciliá-las, além de aprenderem sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e de conhecerem os chamados valores olímpicos.

 

As aulas serão divididas em cinco módulos, com intuito de não pesar no conteúdo. O primeiro, é denominado “O esporte e os estudos”; o segundo, tratará sobre “Orientação à saúde”, em seguida será estudado sobre “Apoio à preparação mental” importante módulo que trará assuntos relacionados a saúde mental dos atleta, tendo em vista que estes, passam por momentos complicado e em que lidar diariamente com a pressão do resultado. Como quarto módulo, será desenvolvido sobre o tema “Planejando a carreira de atleta”, que irá desenvolver assunto sobre a preparação que os jovens atletas devem ter sobre seu futuro no esporte, por último  “Valores olímpicos para a vida''.

 

A atleta e ex jogadora de vôlei, Fabi Alvim, comentou que é muito importante os jovens que pretendem seguir no esporte, saberem desde o início quais seus objetivos na carreira. “É muito importante que desde cedo os jovens comecem a pensar aonde querem chegar, quais metas desejam alcançar e traçar um plano de ação para tornar o sonho de ter uma carreira no esporte uma realidade.” comentou Fabi. 

 

Ela ainda ressaltou a importância dos jovens interessados no assunto, aproveitarem a oportunidade do curso. "Uma ótima maneira também de se preparar é fazendo o novo curso do COB que irá apoiar esse jovem e dar um direcionamento de como planejar sua futura carreira esportiva” ,completou a atleta bi campea olímpica. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »