Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/10/2021 às 20h12min - Atualizada em 04/10/2021 às 14h44min

Conheça Round 6: Série sul-coreana que aborda as desigualdades sociais

Série é líder em audiência na plataforma de stream e está entre o Top 10 da Netflix

Grazi Godwin - editado por Larissa Nunes
Netflix. Reprodução: Jovem Nerd

Round 6, ou Squad Game, foi lançada em 17 de setembro desse ano na Netflix e já é um grande sucesso na plataforma. Mesmo se tornando febre um pouco depois de sua estreia, a série já ocupa a primeira posição no Top 10 Brasil dentro do streaming.
Série sul-coreana, Round 6 traz em seu enredo grandes reflexões sobre as desigualdades sociais existentes na Coreia do Sul, como questões sobre xenofobia, sexismo, abismo entre pobres e ricos - problemas existentes em todas as partes do mundo.

A narrativa se concentra em pessoas desesperadas em quitarem suas dívidas através de um jogo que, à primeira vista, parece inofensivo e fácil. Várias histórias se entrecruzam nesse jogo, sendo desenvolvidas a partir da violência, das incertezas do futuro e de frente à morte. As cenas de violência estão em grande parte da série. Apesar disso, esse fator não faz com que Round 6 mostre violência em um contexto vazio, mas pelo contrário: torna a narrativa mais condizente com a triste realidade dos menos favorecidos.

A internet tem especulado a semelhança de programas como o Caldeirão do Hulk (Globo) e Domingo Legal (SBT) com a série. Em ambos, há quadros de jogos nos quais o participante passa por desafios em troca de alguma quantidade em dinheiro. Muitos internautas enxergam como humilhante as provas em que pessoas precisam ganhar para obter o prêmio, assim como no novo sucesso da Netflix (porém sem violência)
.
 

Netflix para além dos Estados Unidos

Há pouco tempo, os consumidores de cultura pop tinham preferência por músicas e filmes produzidos nos EUA. Estampas de blusas e capinhas de celular com a bandeira estadunidense, que foram moda em meados da década passada, evidenciaram essa onda de enaltecimento pela cultura de lá.

Com a popularização das plataformas de streams, o cenário cultural vem mudando. Mesmo que os Estados Unidos dominam a área cultural de massa, pessoas em diversos cantos do Brasil e do mundo se interessam cada vez mais pela cultura não dominante. Parte do sucesso de Round 6 se deve a isso; por esse motivo, a cultura pop sul-coreana faz muito sucesso na atualidade, sobretudo entre os jovens.

O gênero musical k-pop (Korean Pop), por exemplo, está entre os mais ouvidos no Brasil, de acordo com dados do Spotify cedidos ao jornal Extra.

Entre as séries de êxito da Netflix que não são dos EUA, além de Round 6, estão: La Casa de Papel (Espanha), Dark (Alemanha), Elite (Espanha), entre outros.
 

Trailer da série Round 6 - Divulgação: YouTube / Netflix
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »