Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/10/2021 às 01h51min - Atualizada em 06/10/2021 às 21h29min

Pau Gasol se aposenta do basquete

A estrela do basquete mundial foi campeão olímpico por três vezes e conquistou duas vezes a NBA

Gabriela Gutierrez - labdicasjornalismo.com
Pau Gasol jogou pelo Blazers em 2019. Foto: Troy Wayrynen/ USA TODAY Sports

O astro do basquete Pau Gasol anunciou nesta terça-feira (05), que após 23 anos na modalidade, irá se aposentar. O atleta fez a declaração por meio de uma entrevista coletiva realizada em Barcelona. Durante sua carreira, o espanhol colecionou grandes conquistas, entre elas se destacam as duas vezes em que foi campeão na NBA e quando conquistou três medalhas olímpicas com a seleção Espanhola.

"Eu estou aqui para anunciar que vou me aposentar do basquete profissional. Foi uma decisão difícil após tantos anos, mas é uma decisão que avaliei com muito cuidado", disse o atleta durante a entrevista coletiva.

 Em 1998 ele iniciou sua carreira no time do Barcelona, onde ficou por três temporadas antes de, 
em 2001, ser selecionado pelo Memphis Grizzlies com a 3ª escolha geral do draft da NBA. Pau vestiu a camisa do Memphis durante sete anos e em 2008 foi transferido para o Los Angeles Lakers. Pelo LA Lakers, ao lado de Kobe Bryant, Pau fez grandes partidas e foi peça fundamental na conquista de dois títulos, de 2009 e 2010. Durante a coletiva nesta terça-feira, o atleta lembrou do ex-companheiro de equipe.

"Eu quero fazer uma menção especial a Kobe Bryant. Eu gostaria muito que ele estivesse aqui, mas a vida as vezes é muito injusta. Ele me ensinou a ser um líder melhor, um competidor melhor e o que significava ser um vencedor", disse Gasol em menção ao ex-jogador.

Gasol pelo Chicago Bulls, San Antonio Spurs e Milwaukee Bucks. Por conta de uma lesão no tornozelo, o espanhol teve que deixar a NBA em 2019, e acabou afastado das quadras por quase dois anos antes de retornar ao Barcelona em 2021. O agora ex-jogador leva na mala conquistas importantes no esporte incluindo, além dos títulos, seis seleções para o All Star Game, quatro vezes All NBA (duas no segundo time e três no terceiro) e o prêmio de calouro do ano em 2002.

Ele também marcou a história seleção da Espanha de basquete, na qual já havia anunciado sua aposentadoria durante os Jogos Olímpicos de Tóquio. Ao todo, o atleta conquistou duas medalhas de prata, uma nas Olimpíadas de Pequim e outra em Londres, e um bronze no Rio de Janeiro. E também conquistou a Copa do Mundo de 2006 e foi três vezes campeão continental na Eurobasket, em 2009, 2011 e 2015.



 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »