22/10/2021 às 10h03min - Atualizada em 22/10/2021 às 09h55min

Portal do governo permite reclamações de usuários de redes sociais

Valeska de Melo - Editado por Manoel Paulo
A plataforma consumidor.gov.br começa a permitir o registro de reclamações de usuários de redes sociais. Conforme a portaria nº 12 de 2021 da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), as pessoas que tenham sofrido com vazamento de dados, instabilidades e erros podem denunciar as empresas de forma online.
 
“O consumidor acessa, confere o registro da empresa. Ele então faz a reclamação e a empresa tem um prazo de 30 dias para se manifestar. Esse canal é importante e traz uma taxa de resolução de conflitos de quase 80% dos casos”, explica Lilian Brandão, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, ao portal Uol.
 
O serviço público do portal do Consumidor é gratuito e permite o contato indireto entre empresas e consumidores para a resolução de problemas. Esse funciona como uma alternativa ao atendimento presencial prestado pelo Procon.
 
Além do portal do governo, há outros serviços online disponíveis como o Reclame Aqui, site independente criado com o objetivo de registrar as reclamações dos consumidores.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »