Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/10/2021 às 23h59min - Atualizada em 26/10/2021 às 23h31min

Lugares para você viajar falando somente o português

O idioma é a língua oficial de pelo menos nove países, contando com o Brasil

Isabella Abrão - Editado por Matheus Da Fonseca
Reprodução: Vou na Janela
O medo de não conseguir se comunicar é uma das coisas que mais impedem as pessoas de viajar. Contudo, não é preciso ser fluente em outro idioma para conhecer o mundo. Além do Brasil, há oito países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), possuindo o português como língua oficial. 

Embora o idioma possa sofrer variações no sotaque e no vocabulário, saber que pelo menos algumas pessoas à sua volta te entendem é primordial para se sentir seguro em outro país. Para mostrar as opções de viagens, montamos uma lista dos lugares que falam o português. Confira:
 
1. PORTUGAL

Não tem como não começar falando de Portugal, responsável pela existência dessa lista - no passado, foi império de 14 colônias em quatro continentes, espalhando o idioma pelo mundo. Embora seja pequeno, o país é cheio de maravilhas. O lugar é o destino perfeito para os amantes de história e arquitetura, possuindo diversos palácios, castelos, torres e santuários. Portugal também é dono de lindas paisagens e de uma cultura rica, além de boa gastronomia e ótimos vinhos.

Destinos turísticos: Lisboa (capital), Porto, Cascais, Algarve, Sintra, Açores, Serra da Arrábida, Faro, Portimão, entre outros.

Moeda: euro
 
2. ANGOLA
O turismo em Angola é algo novo, tendo começado somente em 2002, após o fim de uma violenta guerra civil. Por conta disso, o país não costuma ser a primeira opção de destino para a maioria dos viajantes. Apesar dos conflitos, o país  é cheio de belezas naturais, com praias, quedas d’água e savanas. Foi colônia portuguesa até 1975 e, além do idioma, a influência lusitana pode ser percebida principalmente na gastronomia.

Destinos turísticos: Fenda de Tudavala, Parque Nacional de Cangandala, Quedas d’água de Kalandula, Deserto de Namibe, entre outros.

Moeda: Kwanza
 
3. CABO VERDE
Cabo Verde fica localizado em meio ao oceano Atlântico e é um arquipélago composto por 10 ilhas, que se destacam pelas paisagens diversas. Além de praias paradisíacas, é possível contemplar belas montanhas, territórios desérticos e um vulcão. O país também é bastante exaltado pela música cabo-verdiana, caracterizada pelos ritmos Morna, Funaná, Batuque, Colá, entre outros. Tornou-se independente de Portugal em 1975.

Destinos turísticos: Ilha do Sal, Pico do Fogo, Santa Cruz, Boa Vista, entre outros.

Moeda: escudo cabo-verdiano
 
4. GUINÉ-BISSAU

Guiné-Bissau possui uma natureza privilegiada, atraindo turistas com seu Arquipélago dos Bijagós (88 ilhas), parques nacionais e praias belíssimas. Foi a primeira colônia lusa no continente africano a ter sua independência reconhecida por Portugal, em 1974. Mesmo assim, o país possui uma cultura tradicional, cujo patrimônio histórico ainda reflete bem a herança portuguesa.

Destinos turísticos: Parque Natural dos Tarrafes, Arquipélago de Bijagós, Catedral de Nossa Senhora da Graça, entre outros.

Moeda: franco CFA
 
5. GUINÉ EQUATORIAL

Guiné Equatorial esteve sob domínio de Portugal até 1778, quando foi cedida à Espanha. Por isso, o idioma mais falado no país é o espanhol e o português passou a ser considerado como língua co-oficial apenas em 2010. Visitar Guiné Equatorial não é muito fácil – há uma série de burocracias para conseguir o visto de turista -, mas o país é rico em belezas naturais, com grandes extensões florestais, paisagens vulcânicas, montanhas e diversas praias.

Destinos turísticos: Parque Natural de Monte Alen, Ilhas Elobey, Ilha de Ano Bom, entre outros.

Moeda: franco CFA

6. MOÇAMBIQUE

Moçambique é o destino ideal para os amantes de aventura e natureza. O país deixou de ser colônia portuguesa em 1975 e atualmente é conhecido por suas maravilhas ecoturísticas. Com cerca de 2500 quilômetros de costa à beira do Oceano Índico, suas praias são verdadeiros paraísos tropicais. Além disso, possui muitos parques nacionais, nos quais é possível fazer safáris e encontrar belas cascatas.

Destinos turísticos: Maputo (capital), Arquipélago de Bazaruto, Ilhas Quirimbas, Parque Nacional da Gorongosa, Reserva de Niassa, entre outros.

Moeda: metical
 
7. SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
As ilhas São Tomé e Príncipe ficam junto à linha do Equador e cada uma possui a sua própria capital administrativa. Em 2011, a ilha de Príncipe foi tombada como Reserva Mundial da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tornando-se praticamente inacessível. Por sorte, São Tomé não deixa a desejar em questão de paisagens paradisíacas, com praias, vulcões, florestas e cachoeiras incríveis. As ilhas estiveram sob domínio português até 1975.

Destinos turísticos: Santo Amaro, Ilhéu das Rolas, Pico Cão Grande, Forte de São Sebastião, entre outros.

Moeda: dobra
 
8. TIMOR-LESTE
Timor-Leste foi colônia de Portugal até 1975, mas acabou sendo ocupado pela Indonésia e, por isso, tornou-se independente apenas em 2002. Para visitar o país, já avisamos que é preciso gostar de caminhar, pois Timor-Leste possui um território bem montanhoso, com vulcões extintos e muitos vales. Além disso, é necessário dar destaque para suas lindas praias, as quais são excelentes para quem também curte fazer mergulho.

Destinos turísticos: Baucau, Ilha de Ataúro, Lospalos, Termas de Maliana, entre outros.

Moeda: dólar americano

 
Bônus: MACAU (CHINA)




Macau não é considerado nem um país e nem uma cidade, mas sim uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China. Foi colônia portuguesa durante 450 anos, sendo devolvida à China somente em 1999. O português é a língua co-oficial da região e a influência lusitana é bastante presente na arquitetura e na gastronomia, tornando Macau mais uma opção de destino para quem prefere se comunicar através do idioma.

Pontos turísticos: Ruínas de São Paulo e hotéis-cassinos na Las Vegas asiática.

Moeda: Pataca

 
 
Referências:
BASTOS, Jorge. “50 coisas que precisa de saber antes de viajar a Angola”. Traveldrafts, 2021. Disponível em: https://www.traveldrafts.com/pt/50-coisas-que-precisa-de-saber-antes-de-viajar-a-angola/. Acesso em: 23 Out. 2021.
BRITTO, Glauber. “Macau: os detalhes da China portuguesa”. CNN Brasil, 2021. Disponível em: https://viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br/insiders/macau-china-portuguesa/. Acesso em: 23 Out. 2021.
“Locais Turísticos da Guiné Equatorial”. Portal São Francisco, 2021. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/locais-turisticos-da-guine-equatorial. Acesso em: 23 Out. 2021.
MOTA, Carla; PINTO, Rui. “Viajar em Timor Leste”. Viajar entre Viagens, 2019. Disponível em: https://www.viajarentreviagens.pt/timor-leste/viajar-em-timor-leste-dicas-roteiro/. Acesso em: 23 Out. 2021.
“Pontos turísticos da Guiné-Bissau”. Lugares Incertos, 2021. Disponível em: https://www.lugaresincertos.com/viagens/africa/guine-bissau/. Acesso em: 23 Out. 2021.
SETTI, Adriana. “10 motivos para conhecer e se apaixonar por Moçambique”. Viagem e Turismo, 2017. Disponível em: https://viagemeturismo.abril.com.br/blog/achados/10-motivos-para-conhecer-e-se-apaixonar-por-mocambique/. Acesso em: 23 Out. 2021.
STARCK, Dani. “12 motivos para você visitar Portugal”. Viajali, 2021. Disponível em: https://www.viajali.com.br/12-motivos-para-visitar-portugal/. Acesso em: 23 Out. 2021.
“Turismo em Cabo Verde: Dicas Essenciais Para Sua Viagem”. Caminhos me Levem, 2019. Disponível em: https://caminhosmelevem.com/dicas-para-planejar-sua-viagem-a-cabo-verde/. Acesso em: 23 Out. 2021.
“Um giro pelos 10 países que falam português no mundo”. Momondo, 2017. Disponível em: https://www.momondo.com.br/discover/viagem-pelos-paises-que-falam-portugues. Acesso em: 22 Out. 2021.
“7 motivos pelos quais você precisa conhecer São Tomé e Príncipe”. Guia da Semana, 2021. Disponível em: https://www.guiadasemana.com.br/viagens-internacionais/galeria/motivos-para-conhecer-sao-tome-e-principe. Acesso em: 23 Out. 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »