Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/11/2021 às 16h39min - Atualizada em 04/11/2021 às 00h20min

Uma viagem musical

Uma aventura nunca vivida antes, vamos juntos nessa!

Taise Magalhães - Editado por Matheus da Fonseca
Taise Magalhães

 

A música estar inserida em tudo na nossa vida, desde quando estamos ainda na barriga já vivenciamos o primeiro contato com as melodias. Geralmente quando nascemos as músicas de ninar fazem parte do repertório de algumas mamães para que os filhos adormeçam mais calmos - "não que o “boi da cara preta” vá deixar uma criança mais calma", mas a melodia (ritmo) faz com que as crianças adormeçam mais rápido. A música é de maneira geral faz parte de quem somos, reflete o nosso estado de humor de um determinado momento ou nos leva a acreditar que estamos sofrendo - "Isso mesmo quando não temos por quem sofrer".  
 

Você deve estar se perguntando - "Há, mas o que isso tem a ver com viagem?" Eu já te respondo mais a frente, mas antes coloque a sua playlist (lista de músicas) que costuma usar para viajar e vamos juntos viver uma aventura ao longo desse artigo. 
 

Primeiro precisamos entender como a música age em nosso cérebro, o Neurocientista Fernando Gomes explica que além da música impactar no lobo temporal, onde o impulso elétrico é transformado em som, a também diversas áreas do cérebro que são acionadas ao mesmo tempo. O nosso corpo como um todo reage aos sons emitidos, vários estudos apontam que a música é capaz de liberar dopamina, neurotransmissor conhecido como o "hormônio do prazer".  
 

E aí já sentiu um pouquinho de prazer hoje? 
 

Além de liberar a dopamina a música também é considerada uma das vertentes na teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner, que explica em seus estudos que cada ser humano demonstra suas capacidades cognitivas de maneira única.


 

Agora vamos conhecer os benefícios da viagem para o nosso cérebro, já adianto que se não preparar a mochila para viajar no próximo final de semana para curtir uma nova experiência vai perder de usar a playlist que será disponibilizada ao final dessa aventura. 
 

 Estudos relevam que em uma viagem os níveis de dopamina e serotonina se elevam, a circulação melhora e o cérebro recebe mais oxigênio, e seguindo o caminho oposto as viagens tendem a reduzir ao máximo o nível de cortisol “o nível de estresse” do nosso organismo. Quando uma pessoa viaja ela tende a utilizar mais os seus recursos cognitivos porque vai estar em um ambiente totalmente diferente do habitual e isso faz com que a pessoa além de aprender sobre novas culturas, linguagem e várias outras diversidades de forma de aprendizagem. 
 

Entendeu agora porque a música e viagem super combinam? 
 

Ambas têm como características positivas nos auxiliar aumentando nossos níveis de felicidade e prazer, particularmente eu acredito que todos merecemos elevar o nosso nível de prazer para ter orgasmos múltiplos. Se somente a música já nos traz prazer imagina viajar ouvindo músicas que te faz feliz. Uma mistura de sensações que só é capaz de sentir quem se abre a essa experiência de vivenciar esse momento. Que nas próximas Viagens nós possamos aprender a nos entregar durante o percurso. 

 

Achou que eu ia esquecer de postar as músicas para viagem? É só clicar no link que você vai ir direto para a playlist    https://open.spotify.com/playlist/2qYeoCtIGfgyBlvSdUZrZc?si=_9SSKFeDRNGCspHCbLvApQ&utm_ .


Referências:


AMenteéMaravilhosa,2020.Disponivel em:<https://amenteemaravilhosa.com.br/viajar-melhora-a-saude-do-cerebro/>. Acesso em:03/11/2021 
 

COELHO,Tatiana. “Música provoca 'conversa' entre áreas do cérebro; entenda como é a relação entre ritmo, harmonia e sensações1,2019.Disponivel em:<https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/04/05/musica-provoca-conversa-entre-areas-do-cerebro-entenda-como-e-a-relacao-entre-ritmo-harmonia-e-sensacoes.ghtml>. Acesso em:03/11/2021 
 

RIGUE,Andre. “Correspondente Médico: Quais os efeitos da música no cérebro?”. CNNBrasil,2020. Disponivel em:< https://www.cnnbrasil.com.br/saude/correspondente-medico-quais-os-efeitos-da-musica-no-cerebro/>. Acesso em:03/11/2021 

gosto 13, 2021 

O que é a teoria das múltiplas inteligências e como aplicar na educação?

https://open.spotify.com/playlist/2qYeoCtIGfgyBlvSdUZrZc?si=xUsSh7NFRrmkkakAn8OdxQ&utm_source=copy-link
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »