Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/11/2021 às 18h51min - Atualizada em 05/11/2021 às 18h46min

Ceará desenvolve projeto tecnológico para rastreamento da cadeia produtiva do atum

Valeska de Melo - Editado por Manoel Paulo
UFC

O projeto de Rastreamento da Cadeia de Produção do Atum: automação e inteligência artificial (Rastum) é uma iniciativa financiada pelo programa da Agência Brasileira para o Desenvolvimento da Indústria (ABDI). Realizado por meio da Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado Ceará.

Com o objetivo de rastrear e monitorar a cadeia produtiva do atum e de peixes vermelhos desde o momento da captura até a distribuição. O Rastum conta com um aplicativo desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC, que vai coletar dados como temperatura, peso e tipo de peixe e localização.

Segundo  o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Rodrigo Porto, o software de geolocalização irá contribuir com o conhecimento sobre o atum. “É uma espécie de banco de dados que vai aumentar todo o conhecimento de pesca e comercialização de atum na costa do Ceará. Isso já existe em países avançados. O que estamos fazendo é agregando valor, em vez de importar essa tecnologia, estamos desenvolvendo aqui no Ceará”.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »