Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/12/2021 às 21h47min - Atualizada em 06/12/2021 às 17h50min

Três animações da Disney com mensagens para adultos

Filmes com características infantis, mas com mensagens para adultos

Wagner Silva - Revisado por Márcia Nascimento
Logo da marca Disney +. (Foto/Divulgação: Disney +)

Disney vem sempre inovando com suas animações, tratando de temas variados, abrangendo povos, culturas e costumes do mundo inteiro. Os mais recentes destaques estão Divertida MenteSoul e Luca que aparentam ser infantil, mas possuem mensagens maduras.

Divertida Mente

Divertida Mente foi lançado em 2015 e sua temática ainda continua atual, “emoções”. O filme conta a história das emoções – Alegria, Tristeza, Raiva, Nojo e Medo – da pequena Riley Andersen, uma menina que enfrenta alguns desafios em seu cotidiano com a mudança de cidade. É apenas um desenho animado com muitas lições.

 

Trailer 2 do Filme "Divertida Mente".  (Vídeo/Reprodução: YouYube - Walt Disney Studios BR)


Lições de “Divertida Mente”

"Todas as emoções tem sua importância". Quando aceitamos nossas emoções ao invés de apenas tentar fugir do que é desagradável, é possível enfrentar os problemas e atingir maturidade. Bem como diferenciar felicidade de alegria. Ter uma vida para muitos considerada feliz, não quer dizer estar alegre o tempo todo.

"Mudanças sempre acontecerão". Quando esperamos por algo e isso não acontece, várias emoções afloram em nosso corpo de um modo mais intenso. E quando isso ocorre durante a infância, essas emoções transparecem de um modo bem mais exagerado. O que nos faz aprender a ter um olhar para o nosso eu interior. E ensinar isso desde a infância faz com que a criança aprenda que nem sempre as coisas vão sair da forma que esperamos, temos que nos dar com nossas emoções sem ter que agredir o próximo.

 

Trailer do Filme "Soul". (Vídeo/Reprodução: YouYube - Disney + Brasil)


Em 2020 a Disney lançou Soul. O filme conta a história de um professor do ensino médio apaixonado por Jazz e que tinha o sonho de ser músico. Um dia ele teve a oportunidade de impressionar outros músicos em um ensaio, o que seria a grande chance dele se tornar um músico de jazz. Mas, o professor sofre um acidente e sua alma é transportada para um centro onde as almas se desenvolvem e ganham paixões antes de serem transportadas para um recém-nascido. Com isso, o personagem tem que trabalhar com almas em treinamentos para poder retornar a terra.


Lição de Soul

"Qual o sentido da vida?" Joe e Alma 22 iniciam à busca de seus próprios propósitos. O professor quer voltar para Terra no seu corpo de pianista de jazz. Já a alma quer dar um jeitinho de ficar para sempre na “escola da vida”. Durante o filme, eles se descobrem grandes amigos. E, vão vendo aos poucos o que realmente importa na vida. Ou seja, os pequenos momentos em que nos sentimos bem e felizes por estarmos vivos. Diante disso o filme quer informar que: não existe missão para nós a não ser aproveitar cada minuto que vivemos ao lado de quem amamos, buscando nossos objetivos e apreciando nossos pequenos feitos e prazeres do dia a dia, como comer uma pizza ou espreguiçar ao sol.

O mais recente lançamento da Disney é Luca de 2021. O filme se passa em uma cidade litorânea na da Itália. É uma história de amadurecimento sobre um jovem que vive um verão inesquecível. Luca compartilha essas aventuras com seu melhor amigo recém-descoberto, mas toda a diversão é ameaçada por um segredo profundo: ele é um monstro marinho de outro mundo logo abaixo da superfície da água. Apesar de citar apenas um breve resumo sobre o filme. Para quem assistir irá se deparar com grandes lições. Como por exemplo:


Lições de Luca
 
"Para encarar o novo é preciso lidar com o medo"Luca sempre foi muito atento e curioso e essa vontade de aprender foi responsável por levá-lo a grandes aventuras. O garoto ficava deslumbrado com cada descoberta, e mostrou o real valor do mundo da leitura e do conhecimento ao se apaixonar pelos livros de ciências de Giulia, sua mais nova amiga. Sem contar que ele teve que ser corajoso para sair do oceano (local onde vive com a família), para descobrir um mundo novo e cheio de perigos.
 

"Aceitação". A animação retrata o preconceito da população contra os monstros marinhos, mas mostra também como toda essa discriminação é embasada sobre o desconhecimento das pessoas. Vemos como todos os medos que eles possuem sobre as criaturas, aos poucos, dão espaço para aceitação e amor quando os humanos se permitem conhecer o diferente. 

 Trailer do Filme Luca. (Vídeo/Reprodução: YouYube - Disney + Brasil)


Essas são algumas das lições de muitas outras que podem ser extraídas dessas animações. Vale ressaltar que os filmes “Divertida Mente” e “Soul” foram ganhadores de algumas indicações no Oscar. "Divertida Mente" ganhou o prêmio em 2016 de Melhor Filme de Animação e Melhor Roterio Original. Já o filme "Soul" ganhou em 2021 nas categorias Melhor Filme de Animação e Melhor Trilha Sonora Original


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »