Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/12/2021 às 12h12min - Atualizada em 18/12/2021 às 12h40min

The Matrix Awakens surpreende com demo no novo motor gráfico, Unreal Engine 5

Awakens foi lançado duas semanas antes da estreia do novo filme da franquia

João Vitor O. Santos - Editado por Ana Terra
No dia 9 ocorreu a The Game Awards. Evento anual que apresenta os melhores games do ano divididos em diversas categorias. Durante a cerimônia, diversas produtoras usam dos intervalos da premiação para apresentar seus novos lançamentos. Faltando apenas duas semanas para a estreia do novo filme da franquia Matrix, uma demonstração (demo) de The Matrix Awakens foi apresentada para os fãs.

The Matrix Awakens é produzido com base no novo motor gráfico da Epic Games, o Unreal Engine 5. Foi criado em colaboração da própria Epic Games com membros da equipe original do filme The Matrix, como Lana Wachowski, James McTeigue e John Gaeta, além do retorno de Keanu Reeves como Neo e Carrie Anne-Moss como Trinity.

O game trabalha a sua transmídia com a mistura da experiência cinematográfica (algumas cenas em live action e outras em animação gráfica) com partes jogáveis. Os detalhes gráficos estão em um nível tão alto que fica difícil distinguir se a cena apresentada está em live action ou se já é o jogo, em paralelo com a teoria da lore da franquia, “É a Matrix, ou a vida real?”.


A apresentação de The Matrix Awakens foi uma forma de mostrar o poder do Unreal Engine 5 nas produções de games na nova geração. Após o término da primeira missão, o jogador pode explorar a cidade do game e desfrutar de todas as mecânicas do UE5. O jogo deixa, nas mãos do usuário, diversos displays de configuração para que sejam adaptados à vontade do mesmo, podendo ser alterados a qualquer momento da gameplay. As configurações vão desde alteração gráfica de desempenho, até em foco, abertura de câmera usada para a jogatina e mudanças de dia e noite no mundo do game. Além dos itens citados anteriormente, Awakens deixa à disposição diversos pontos com placas explicando mais sobre o motor gráfico e tecnologia utilizada para a criação da demo.

Você pode fazer o download da demo para PlayStation 5 e Xbox Series X|S de forma gratuita nas lojas digitais PlayStation Store para (PS5) e Microsoft Store (para Xbox). 

The Matrix Awakens não será lançado como jogo cheio, é apenas uma demo interativa que apresenta as funções e potência da UE5 para os fãs e desenvolvedoras. Mesmo contendo o peso da franquia Matrix, o game não causa impacto na trama dos filmes, mas alguns fãs especulam que a demo serviu de “esquenta” para um possível game que complemente o filme Matrix Resurrections, que será lançado na quarta-feira, dia 22 de dezembro.

REFERÊNCIAS:
GARCIA, T. O que é The Matrix Awakens? NERDBUNKER 10 de dez. de 2021. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/o-que-e-the-matrix-awakens/> Acesso em: 14 de dez. de 2021.

Hogben, R. The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience já está disponível para PS5 PLAYSTATION BLOG 10 de dez. de 2021. Disponível em: <https://blog.br.playstation.com/2021/12/10/the-matrix-awakens-an-unreal-engine-5-experience-ja-esta-disponivel-para-ps5/>. Acesso em: 14 de dez. de 2021.
JUNIOR, J TGA: The Matrix Awakens já está disponível para consoles; confira o trailer THE ENEMY 10 de dez. de 2021. Disponível em: <https://www.theenemy.com.br/xbox/tga-the-matrix-awakens-ja-esta-disponivel-para-consoles-confira-o-trailer>. Acesso em: 14 de dez. de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »