Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/02/2022 às 16h39min - Atualizada em 06/02/2022 às 17h21min

Mulher-Gato: conheça as atrizes que já deram vida à personagem

Vivian Ribeiro - Editado por Fernanda Simplício
Fonte: Dc Comics / Reprodução: Google
Personagens que caem nas graças do público acabam sendo cada vez mais adaptados de formas diferentes e por atores e atrizes diferentes, mas sempre mantendo as características principais e mantendo sua essência. Isso acontece tanto com personagens de jogos quanto com de quadrinhos, o que foi o caso da Mulher-Gato.  
 
Ela teve sua primeira aparição em 1940, ainda sem se chamar Mulher-Gato. Na HQ Mulher-Gato (1989), vemos a origem da personagem. Selina Kyle veste o manto e começa a usar o tão emblemático chicote, enquanto transita entre vilã e anti heroína. 
 
Selina Kyle já foi interpretada por várias atrizes, tanto em séries quanto no cinema. Algumas marcaram, seja de forma positiva ou não. Com a chegada de mais uma atriz para o próximo filme do Batman, que estreia em março, vamos relembrar as principais atrizes que deram sua leitura e toque para a gata mais famosa da DC
 
Julie Newmar 


A primeira aparição da Mulher-Gato em live action foi na série clássica Batman e Robin (1966), juntamente com Adam West e Burd Wart. Iniciando como antagonista, ela ganhou destaque depois da tensão sexual entre a Mulher-Gato e o Batman, assim como acontece também nas HQs. Mesmo sendo criticada pelo jeito e falas de sua personagem, Julie Newmar popularizou a ladra e chegou até a fazer a dublagem Mulher-Gato em algumas animações da DC
 
Michelle Pfeiffer 


Com sua atuação magistral, realismo (na medida do possível em um filme baseado em quadrinhos), Pfeiffer logo se tornou a cara mais conhecida da Mulher-Gato. No filme Batman: O Retorno (1992), de Tim Burton, Selina Kyle ganha uma nova versão, psicologicamente abalada, instável, acompanhada da sensualidade da personagem e seu dualismo. Ela carrega o filme em vários momentos e a Mulher-Gato volta a dar o que falar nas telas. 
 
Halle Barry 


Depois de todas suas aparições terem sido nos filmes do Batman, a Mulher-Gato, enfim, ganha seu próprio filme, em 2003. Mas, o que poderia ser uma coisa boa, acabou se transformando em um dos piores filmes de heróis já feitos. Halle Barry tentou, mas não foi o suficiente para salvar o filme, que acabou lhe rendendo uma Framboesa de Ouro. O roteiro foi desastroso e o que mais pesou para o fracasso que o filme foi. Infelizmente (ou felizmente, dependendo do ponto de vista), ainda não foi feito outro filme solo da Mulher-Gato
 
Anne Hathaway 


Em Batman: O Cavaleiro das Trevas Resurge (2012), Hathaway deu vida à ladra. Com sua atuação, ela mostrou a que veio e sua troca de personalidade trouxe o destaque para a Mulher-Gato, mostrando seu intelecto e sagacidade. Anne Hathaway foi acolhida pelos fãs da franquia de Nolan e mandou bem em seu papel. 
 
Camren Bicondova 


Na série Gotham (2014-2019), vemos pela primeira vez uma versão jovem da Mulher-Gato. A atriz, que assumiu o papel com 14 anos, trouxe uma nova visão para a personagem, saindo do foco sexual apelativo e indo para o outro lado, como sua inteligência. A atriz foi a que ficou mais tempo com o papel. 
 
Zoë Kravitz 


Este ano teremos mais uma atriz assumindo o manto. Com o novo filme do Batman chegando, vamos ter Zoë Kravitz como a nova Mulher-Gato. Podemos deduzir pelos trailers que Selina Kyle terá destaque no enredo. Ela aparece hora lutando contra o Batman, hora o ajudando. Sua linguagem corporal lembra Michelle Pfeiffer em seu papel. Se Kravitz conseguir trazer a excentricidade de Pfeiffer e juntar com um estilo original e próprio a personagem estará em boas mãos. O que se pode fazer é esperar para ver como ela vai se sair. 
 
The Batman estreia em 18 de março de 2022. 
 
REFERÊNCIAS:
ARAUJO, Raphael. Relembre as atrizes que foram a Mulher-Gato no cinema na Tv. O fuxico, 15 de mar. de 2020. Disponível em: https://www.ofuxico.com.br/noticias/relembre-atrizes-que-foram-a-mulher-gato-no-cinema-e-na-tv/. Acesso em: 01 de fev. de 2022. 
Mulher-Gato. Nova York: Dc Comics, 1989. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »