Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/02/2022 às 14h36min - Atualizada em 06/02/2022 às 14h20min

Usuários de celulares relatam receber ligações do próprio número

Uma nova técnica chamada de “spoofing” pode estar por trás dessas ligações de acordo com especialistas

Pedro Ferreira - Editado por Maria Paula Ramos
Tiltuol
Foto: Natinho Rodrigues
Usuários de celulares relataram ter recebido ligações do próprio número nos últimos meses. Algumas pessoas do Ceará informaram ter recebido esse tipo de ligação, de acordo com o g1. Há relatos também do Estado de São Paulo.

Maria Ferreira, moradora de Ibiapina, na zona norte do Estado do Ceará, recebeu uma ligação do próprio no último dia (18) de janeiro. “Fiquei sem entender quando vi um número idêntico ao meu me ligando. Eu atendi no susto, mas logo desliguei”, relata Maria. Em Fortaleza o Procon os consumidores que receber essas ligações do próprio número devem fazer denúncia ao Procon.  As denúncias devem ser feitas por meio do número 151 ou de forma online

“O Procon reforça a necessidade de notificar os casos ao órgão. No ato da denúncia os usuários devem informar o dia e horário da ligação do próprio número e que também façam a reclamação na sua operadora.” 


Em entrevista ao tiltuol, Emilio Simoni,
especializado em segurança digital da PSafe, uma empresa de cibersegurança. Afirmou que "ninguém detectou o novo golpe". Diante disso, "não conseguiu definir se é um ataque novo ou se é um boato."

"O que pode acontecer é que isso pode ser usado para conseguir o 'token' de liberação [de aplicativos] por meio de engenharia social", afirmou.
Anatel
De acordo com o portal tiltuol, a agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ainda desconhecer formas de roubar dados por meio de ligação telefônica de voz. "O cenário técnico mais provável no caso relatado pelo Procon é de alguma engenharia social feita pelo hacker que leva o consumidor, enganado, a digitar ou falar suas informações pessoais", diz a Anatel.

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/02/21/ligacao-do-proprio-numero-rouba-dados-em-10-segundos-nao-e-bem-assim.htm https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/procon-fortaleza-da-prazo-de-10-dias-para-operadoras-explicarem-sobre-ligacoes-do-proprio-numero-1.3150512
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »