Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/02/2022 às 14h40min - Atualizada em 20/02/2022 às 14h26min

Na França, arqueólogos encontram evidências dos primeiros Homo sapiens

Ferramentas de pedra e dentes indicam que os antepassados dos humanos viveram em uma região de Neandertais muito antes do que se supunha

Carlos Germano - Editado por Manoel Paulo
Ludovic Slimak/Reprodução
Um grupo de arqueólogos descobriu evidências de que os primeiros Homo sapiens viveram durante um período curto, de algumas décadas, em cavernas do sul da França, há 54 mil anos – antes de desaparecerem da região.

Os pesquisadores encontraram ferramentas de pedra e um dente de criança que diferem dos outros utensílios, além de ossos que, normalmente, são encontrados na região e associados aos Neandertais. As ferramentas são semelhantes a outras encontradas no Oriente Médio e ligadas aos Homo sapiens.

A descoberta indica que os dois grupos de humanos podem ter coexistido na região. Além disso, desafiam a narrativa de que a chegada do Homo sapiens à Europa levou à extinção dos Neandertais, que viveram na Europa e em partes da Ásia durante cerca de 300 mil anos, antes de desaparecerem.

“Sempre achámos que a chegada dos humanos modernos à Europa tinha levado ao declínio rápido dos Neandertais, mas estas novas descobertas sugerem que quer o aparecimento dos humanos modernos na Europa quer o desaparecimento dos Neandertais é algo muito mais complexo do que isso”, disse o coautor do estudo, Chris Stringer, professor e investigador da evolução humana no Museu de História Natural de Londres.

A pesquisa foi publicada na Science Advances, mas ainda não convenceu todos os especialistas no assunto. Caso, no futuro, a coexistência entre as duas espécies acabe sendo confirmada, ela representará uma grande mudança na maneira como os arqueólogos entendem a evolução das populações humanas.
 
*Com informações da CNN, Gizmodo Brasil, O Globo, Olhar Digital e Revista Veja

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »