Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/02/2022 às 22h33min - Atualizada em 23/02/2022 às 20h26min

Enoturismo no Rio Grande do sul

Um delicioso tour por sete vinícolas do Rio Grande do Sul

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
Fonte: Fernando Dias/ Reprodução: Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural
O Rio Grande do Sul é o estado que possui o maior número de vinícolas do país, e têm atraído olhares de diversos tipos de turistas, desde apreciadores e especialistas, até quem não é conhecedor de vinhos.

O Vale dos Vinhedos é uma das rotas de enoturismo mais desenvolvidas, abriga mais de 30 vinícolas de diferentes portes, não é atoa que ao pensar em passeio por vinícolas, logo vem à mente.

Porém o Rio Grande Sul tem muitos outros roteiros que merecem ser explorados, para conhecer um pouco mais sobre o enoturismo do Rio Grande do Sul, o artigo traz uma lista com 7 vinícolas e as atrações para os visitantes. 

1. Vinícola Miolo

Pertencente ao Vale dos Vinhedos, região que concentra um grande número de vinícolas, a Miolo é uma das mais tradicionais, sua história se inicia quando italiano Giuseppe Miolo imigra para Brasil em 1897, comprando seu primeiro lote de terra, o Lote 43. Hoje, essas terras ficam dentro da demarcação com Denominação de Origem (D.O) da primeira região vitivinícola do Brasil, onde o vinho ícone da família é produzido, carregando o nome do Lote 43.

A Miolo oferece um tour especial por sua extensão, acompanhado por um especialista que conta toda a história da vinícola e processo para produção dos seus produtos, além das degustações, as visitas são por ordem de chegada e podem ser feitas todos os dias. Para informações de valores e horários consulte o site: https://www.miolo.com.br/enoturismo/


2. Casa Valduga

Também de origem da imigração italiana, a Casa Valduga é mais antiga que a Miolo, a família chegou no Brasil no ano de 1875, fim do século 19. Hoje é parada obrigatória para visitantes que desejam conhecer mais sobre a cultura do vinho. Localizada no Vale dos Vinhedos é a maior vinícola da região, pioneira no enoturismo oferece uma experiência completa ao visitante, com cinco diferentes formas de visitação da tradicional a seleção especial, todas conduzem o visitante a conhecer o processo de elaboração de vinhos e espumantes e também possui degustação. 

O espaço da vinícola também conta com restaurante Maria Valduga e cinco pousadas, todas com clima exuberante da Casa Valduga. 
Confira o site para saber sobre valores, horários das visitas e sobre os serviços disponíveis. https://www.casavalduga.com.br/inicial/



3. Vaccaro

A empresa familiar fundada por Francisco Vaccaro e seus filhos Luis e Augusto, em 1954, localizada no município de Garibaldi/ RS, produz da matéria-prima, até os produtos finais vinhos, espumantes e suco, Hoje com seus produtos reconhecidos, se tornou uma marca de grande tradição e importância para o meio. Mas nem sempre foi assim, somente em 1992 a empresa começou a comercializar seus próprios produtos, antes eram vendidos a granel para outras vinícolas.

Vaccaro oferece várias atrações para turistas, visita guiada pela extensa da vinícola, degustação, colheita de uva para consumo no local, e piquenique. O valor da degustação varia com tempo da visita e quantidade de produtos a serem degustados, já o piquenique, a cesta precisa ser previamente agendada, e pode ser consumida em três locais da vinícola. 

Confira os valores, dias e horários diretamente no site da vinícola, https://vinhosvaccaro.com.br/



4. Luiz Argenta

A Luiz Argenta é uma vinícola relativamente nova, a produção dos vinhos iniciou em 1999, mas a nova e moderna sede ficou pronta em 2009, localizada no município de Flores da Cunha/ RS se tornou uma das vinícolas na Serra Gaúcha mais interessantes por trazer uma experiência única e completa aos visitantes que podem conhecer tanto os vinhedos, processo de vinificação e elaboração de vinhos e espumantes, assim como uma experiência sensorial de degustação as cegas e degustação harmonizada.

A vinícola também possui um restaurante, Clô, nome em homenagem a Clorinda Argenta, matriarca da família e esposa de Luiz Argenta. 

As visitas têm valores, dias diferentes e precisam ser agendadas, confira o site para mais informações. http://www.luizargenta.com.br/home



5. Casa Perini

A Casa Perini está situada em meio ao Vale Trentino minicípio de Farroupilha/ RS,  fundada no ano de 1970 por Sr Benildo Perini, porém, quatro décadas antes, no ano de 1929, o patriarca da família iniciava sua modesta produção e elaborava seus primeiros vinhos de forma artesanal no porão de sua casa.

Com diversas opções de passeios, desde a forma tradicional com visita nas instalações, degustação e tour especiais como o bike tour que leva o turista ao delicioso passeio pedalando pela propriedade, o nível de dificuldade do trajeto é intermediário o percurso tem aproximadamente 2,3 km e é autoguiado (não possui guia).

O Wine & Adventure, é uma atividade que leva o visitante a uma trilha dentro e fora da propriedade da Casa Perini, com direito a rapel e cachoeira, e encerrar com um almoço com vinhos e espumantes e o Saga da Uva, programação especial para o período da Vindima, época de colheita das uvas, o visitante tem a oportunidade de caminhar pelos vinhedos, apreciar aperitivos típicos da região debaixo das videiras e vivenciar a experiência incrível da pisa das uvas, técnica bastante utilizada na elaboração de vinhos pelos primeiros imigrantes italianos na região. 

Disponível no site informações sobre datas e horários das visitas. https://www.casaperini.com.br/enoturismo



6. Salton

Ostentando o título de ser uma das mais tradicionais vinícolas do Brasil, conhecida mundialmente, a Salton tem uma história mais de 100 anos, além de ser uma das maiores produtoras de vinhos e espumantes do país. Localizada no distrito de Tuiuty, Bento Gonçalves.

Oferece ao visitante dois tipos de tour, o Intenso conduz o visitante pela ala histórica da vinícola, tanques produção, vinhedos, caves subterrâneas e degustação de vinhos e espumantes.

Já o tour Gerações é feito pelos mesmos locais do Intenso incluindo o ambiente de descanso e amadurecimento de vinhos especiais e degustação harmonizada em uma sala secreta. As visitas têm valores e durações diferentes e precisam ser agendadas.

Confira mais informações no site https://www.salton.com.br/enoturismo



7. Vinícola Aurora

Simplesmente um patrimônio da colonização italiana na região sul do país, fundada em 1931, por dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, com criação da Cooperativa Vinícola Aurora, hoje uma das maiores exportadoras de vinhos e suco de uva do país. 
Oferece ao visitante duas opções para conhecer a vinícola.

Visita Turísticas que são gratuitas e inclui passeio guiado pela cantina, história da Cooperativa Vinícola Aurora, e explicação dos processos de elaboração dos vinhos, sucos e espumantes. Durante o trajeto o visitante conhece a parte antiga e moderna da vinícola e cruza duas ruas da cidade por túneis subterrâneos e uma degustação simples. 

A visita com minicurso de degustação, tem duração aproximada de 2 horas, é cobrada, e possui horário único de segunda a sexta-feira às 15 h, inclui todas as atrações da Visita Turística, mas com o grande diferencial da degustação orientada, com análise visual, olfativa e gustativa dos vinhos. 

Confira valores e mais sobre a Vinícola Aurora no site: https://www.vinicolaaurora.com.br/br



Referências:

Enoturismo/ Visitações. Casa Valduga. Disponível em: https://www.casavalduga.com.br/enoturismo/visitacoes/ Acesso 17 Fev. 2022

Onde fazer enoturismo no Rio Grande do Sul. Jornal digital GZH. 2014. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/viagem/noticia/2014/07/Onde-fazer-enoturismo-no-Rio-Grande-do-Sul-4561889.html Acesso 17 fev. 2022 



O Que fazer em  Bento Gonçalves: Rota do Vale Dos Vinhedos. Mapa Viajante. 2020. Disponível em: https://www.mapadeviajante.com.br/rota-do-vale-dos-vinhedos/ acesso 18 fev. 2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »