Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/03/2022 às 13h58min - Atualizada em 21/03/2022 às 20h25min

Representatividade e protagonismo negro no cinema

Toda essa identificação é importante para que o público sinta que faz parte de algo.

Bruna Rodrigues - Revisado por Isabelle Marinho
Pôster com o elenco de "Dear White People" da Netflix. (Foto: Reprodução/Divulgação - Netflix)

Todo filme e série tem uma mensagem importante a passar para o público, uma comédia, por exemplo, ao contar a vida de uma pessoa que está perdida e tentando se encontrar no mundo de uma forma leve e divertida. Assim como o drama, que mostra a vida do protagonista por uma perspectiva mais dolorosa, como alguém que passou por um trauma e não sabe como seguir em frente. Já a comédia romântica, em sua maioria das vezes, conta uma história de amor divertida e cheia de desafios. 

 

Em todos os gêneros, o público consegue se identificar com o protagonista, seja a mocinha, o cara engraçado, até o vilão. Isso porque todos possuem uma característica que traz representatividade com quem está assistindo, seja no modo de falar, nos valores, estilos de vida, roupas ou até características físicas. O cinema é um espelho de como a sociedade se enxerga, pois toda produção busca mostrar algo importante na sua mensagem final.  

 

E durante muito tempo, atores negros só conseguiam papéis no cinema para interpretar personagens inferiores aos olhos da sociedade, como empregados da elite ou criminosos. A representatividade da comunidade negra no cinema era mostrada de forma negativa, sempre insinuando que o lugar "correto" dessas pessoas era em funções de servir.

 

Nos últimos anos, mais filmes e séries foram protagonizados por pessoas negras, trazendo uma representatividade mais positiva. Retratando a comunidade negra em papéis de poder, como empresários, líderes, advogados, até como presidente do país. Toda essa identificação é importante para que o público sinta que faz parte de algo.

 

Separamos 5 filmes e séries que possuem uma representatividade positiva e que abordam assuntos importantes, trazendo muita reflexão na sua mensagem final. 
 

Insecure

 

A série conta a história de Issa Dee (Issa Rea) e Molly (Yvonne Orji), duas amigas que estão chegando à casa dos trinta e precisam enfrentar suas inseguranças e medos. Issa trabalha em uma ONG que ajuda crianças da periferia, mas vive o dilema de querer fazer mais coisas do que pode. Molly é uma advogada bem sucedida e que possui diversos problemas na sua vida pessoal e não sabe como resolver. 
 


Com o roteiro de Issa Rea, junto com Larry Wilmore, a série busca mostrar de uma forma divertida como passar pela crise dos trinta e trata temas importantes para a comunidade negra como: sexualização de corpos negros, diferença salarial, racismo, entre outros. É possível assistir as 5 temporadas no streaming da HBO Max.

 

I May Destroy You 

 

Criada e protagonizada pela britânica Michaela Coelque levou o prêmio de Melhor Roteiro no Emmy de 2021, a série conta a história real do abuso sexual que Michaela sofreu em 2018.

 

Arabella é a personagem interpretada por Coel, uma escritora que publicou seu primeiro livro e precisa entregar o segundo romance para uma grande editora de Londres. Arabella recebe o convite de amigos para curtir a noite, mas o que era pra ser um momento de alegria, se torna o pior dia da sua vida. 
 


A série busca mostrar o processo de cura da personagem e como o público pode aprender mais sobre o assunto e assim saber o que fazer em situações parecidas. Mas a série não fala apenas sobre abusos sexuais, ela aborda temas importantes para a comunidade negra, como cultura, racismo, sobrevivência, amizade, entre outros. Os 12 episódios da série estão disponíveis no streaming da HBO Max

 

Sangue e Água

 

A produção sul-africana da Netflix, conta a história da jovem Puleng (Ama Qamata)que conhece a nadadora e pródigo Fikile (Khosi Ngema) em uma festa. O encontro deixa Puleng desconfiada sobre a jovem, acreditando que ela é sua irmã mais velha que foi raptada após o parto. Então, a jovem inicia uma investigação para descobrir a verdade sobre o desaparecimento da sua irmã.
 


A história foi baseada na história real de Zephany Nurse, mas com algumas mudanças no roteiro. Renovada para a sua terceira temporada,  a série aborda assuntos importantes, como tráfico de crianças, abuso de menores, lavagem de dinheiro e os conflitos da adolescência. 

 

Felicidade por um Fio

 

Uma comédia romântica que conta a história da jovem Violet Jones (Sanaa Lathan), uma publicitária de sucesso que aparentemente tem a vida perfeita. Porém, uma série de acontecimentos faz com que ela mude toda a sua vida, começando por algo muito importante: seu cabelo. 
 


O filme mostra como o cabelo é importante para as mulheres da comunidade negra e como situações da infância podem influenciar na sua vida adulta. Além de mostrar como as mulheres sofrem uma pressão para serem bem sucedidas e como precisam ser perfeitas em todos os aspectos. Temas como vulnerabilidade, relacionamento, representatividade, bullying e racismo são abordados no filme.

 

Dear White People

 

Uma das séries mais amadas da Netflix, que foi inspirada no livro e no filme do mesmo nome, de Justin Simien. A série usa da ironia e do humor ácido para falar de assuntos importantes. Samantha White (Logan Browning) usa seu programa de rádio na universidade para denunciar os casos de racismo, sexismo e machismo no campus. 


Tudo começa quando um grupo de alunos brancos se fantasiam de pessoas negras para uma festa de Halloween e, junto de outros alunos negros, Samantha luta por justiça e por uma convivência melhor e respeito. Temas como relacionamento interracial e representatividade também são abordados. A Série possui quatro temporadas de 10 episódios cada. 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »