O cinema asiático nunca esteve tão em alta. Nos últimos anos, obras audiovisuais vêm ganhando cada vez mais espaço, refletindo também nas premiações mais importantes do cinema e da televisão: em 2020, o filme Parasita (2019), do cineasta sul-coreano Bong Joon-Ho, levou para casa a estatueta de Filme do Ano. O longa se tornou o primeiro filme em língua estrangeira a ganhar um prêmio Oscar, e o primeiro da Coreia do Sul a vencer na premiação.
Outro filme do mesmo continente a levar um Oscar foi a animação japonesa A Viagem de Chihiro (2001), do diretor Hayao Miyazaki, também um dos fundadores do Studio Ghibli. Em 2002, o longa levou Melhor Filme de Animação.
Com isso, o Lab te indica dez filmes para você conhecer um pouco mais o cinema asiático. De Wong Kar-Wai a Shunji Iwai, a lista traz filmes do Japão, China, Taiwan, Coreia do Sul e Índia.
‘Chungking Express’ (Amores Expressos)
Hong Kong, 1994
Romance/Crime
Direção: Wong Kar-Wai
Dois policiais estão passando pelo término de um relacionamento. A primeira história é a de He Qiwu (Takeshi Kaneshiro), que ainda não consegue esquecer a ex. Seu caminho se cruza com o de uma misteriosa mulher de peruca loira (Brigitte Lin), por quem Qiwu se apaixona e que está envolvida em uma operação de tráfico de drogas, que dá errado.
A segunda história é a do Policial 663 (Tony Leung Chiu-Wai), que também não superou a ex. O agente conhece Faye (Faye Wong), uma mulher de espírito livre que sonha em conhecer a Califórnia. Sem o conhecimento dele, ela vai todos os dias ao seu apartamento e o limpa, uma forma de conhecê-lo mais intimamente, ao mesmo tempo que declara seu amor.
‘Love Letter’
Japão, 1995
Romance/Drama
Direção: Shunji Iwai
Carta de Amor, em tradução livre, conta a história de duas mulheres completamente idênticas em aparência, mas com personalidades distantes. Hiroko é uma mulher contida e reservada e víuva de Itsuki, que faleceu enquanto tentava escalar uma montanha há dois anos atrás. Ainda incrédula que o marido morreu, ela envia uma carta ao seu antigo endereço… e consegue uma resposta de alguém com o mesmo nome.
Esse alguém é uma mulher também chamada Itsuki, que possui a mesma aparência de Hiroko e que estudou com ele no ensino médio. Daí em diante, o filme aborda as diversas trocas de cartas entre as duas e as lembranças que Itsuki guarda dos tempos de escola, relembrando um sentimento que há muito tempo havia esquecido.
‘Summer Wars’ (Guerras de Verão)
Japão, 2010
Animação/Ficção Científica
Direção: Mamoru Hosoda
Kenji é um menino tímido, desleixado e muito bom em matemática que guarda uma paixão por Natsuki, uma colega de escola mais velha bastante independente e destemida. Um dia, Natsuki pede para que Kenji a acompanhe em uma viagem à casa de sua avô Seiko no interior, sem dizer ao rapaz que ele teria que fingir ser seu namorado para o aniversário da matriarca da família.
No meio disto tudo, Kenji conhece Nabisuke, um rapaz que fora adotado por Seiko e que é fruto de um relacionamento extraconjugal de seu falecido marido com outra mulher. Nabisuke é expert em computação e vive nos EUA à serviço do exército. Naquela noite, Kenji recebe uma mensagem codificada com diversos números que ele decifra, hackeando despropositadamente o Mundo de Oz, uma plataforma que liga e conecta jogos aos serviços mais importantes da sociedade.
‘Spirited Away’ (A Viagem de Chihiro)
Japão, 2001
Animação/Fantasia
Direção: Hayao Miyazaki
Chihiro é uma jovem de 11 anos que está se mudando para uma nova casa com seus pais, mas que não parece tão entusiasmada com a ideia, por ter que se despedir de seu antigo lar e de seus amigos. No caminho, um túnel sombrio e misterioso os leva à outra dimensão… a dos espíritos.
Lá, a jovem é separada de seus pais, que são transformados em porcos por uma bruxa má chamada Yubaba, e para trazê-los de volta ao normal, Chihiro deve passar por uma série de provações, se redescobrindo e mudando sua concepção de vida, para voltar ao seu mundo.
O filme aborda temas como chegada da maturidade, exploração infantil e os pecados capitais dos seres humanos, como gula, ganância e avareza.
‘Pather Panchali’ (A Canção da Estrada)
Índia, 1955
Drama de época
Direção: Satyajit Rey
Apu é um menino pobre que mora com a irmã mais velha e os pais em uma pequena casa em Nischindipur, na região rural de Bengala. Seu pai sai em longas viagens para prover sustento à família, que fica sob responsabilidade da mãe, uma mulher rígida que preza pela educação e pelo bem-estar dos filhos. A família é acometida por uma tragédia que muda a vida de todos.
A Canção da Estrada é o primeiro filme da Trilogia de Apu, que mostra a vida do personagem desde a infância até a fase adulta, com diferentes desafios em cada etapa de sua vida, e como ele lida com todos eles.
‘Parasite’ (Parasita)
Coreia do Sul, 2019
Suspense/Drama
Direção: Bong Joon-Ho
Ganhador do Oscar de Melhor Filme, o logna aborda a história da família Kim, que mora numa região muito pobre da cidade de Seoul, capital da Coreia do Sul. Em uma casa que fica abaixo do nível da rua, eles dobram caixas de pizza para gerar renda. Um dia, um amigo do jovem Ki-Woo (Choi Woo-Shik) sugere que ele falsifique um currículo e se passe por um estudante universitário para conseguir um trabalho como professor de inglês para a filha de uma família rica.
Dali em diante, a família inteira de Ki-Woo se infiltra aos poucos na residência dos Park, como parasitas (daí o nome do filme), como uma forma de subir de vida e conseguir dinheiro. O filme aborda a disparidade social existente na Coreia do Sul e faz uma crítica à sociedade capitalista.
‘Where is the Friend’s House?’ (Onde Fica a Casa do Meu Amigo?)
Irã, 1987
Drama Familiar
Direção: Abbas Kiarostami
Um rapaz de oito anos, residente da vila de Koker, na região de Rostamabad, enfrenta diversos obstáculos para devolver o caderno de seu amigo que mora na vila vizinha. O filme faz parte da Trilogia de Koker, com o segundo sendo uma busca pelos atores do primeiro, e o terceiro longa sendo uma retratação da gravação do segundo, uma espécie de filme dentro de um filme.
O longa aborda a relação de dominação entre adultos e crianças em famílias mais tradicionais, como somos ensinados a obedecer sem questionar mesmo que estejamos certos.
Tampopo
Japão, 1985
Comédia
Direção: Juzo Itami
Tampopo (Nobuko Miyamoto) é uma viúva e comanda um pequeno restaurante de ramen, típico macarrão japonês com caldo e carne de porco. Um dia, ela conhece Goro (Tsutomu Yamazaki) e seu parceiro de estrada, Gun (Ken Watanabe), dois caminheiros em viagem que defendem Tampopo de Pisuken (Rikiya Yasuoka) e seus homens.
Tampopo é, antes de mais nada, um filme sobre comida e uma celebração a ela. Durante o longa, diversas situações envolvendo comida são apresentadas ao espectador, mostrando como ela influencia a vida de diferentes pessoas de diversas maneiras: um casal tem um fetiche sexual em usar diferentes pratos durante o sexo, uma senhora de idade é flagrada furando alimentos pelo dono de um estabelecimento, uma mulher doente em seu leito de morte se levanta para preparar uma última refeição a sua família. Em ocasiões abrangentes, o assunto é sempre comida.
Perfect Blue
Japão, 1997
Terror psicológico/Mistério
Direção: Satoshi Kon
Mima Kirigoe é uma jovem que integra o trio idol, CHAM. Mima decide mudar de carreira e investir na atuação, para o desgosto de sua agente, Rumi, que fora uma idol um dia, mas cuja carreira teve que acabar por causa da idade. Para piorar as coisas, um fã maníaco conhecido como Me-Mania começa a persegui-la, a deixando desconfortável e paranóica. Eventualmente, Mima não consegue mais distinguir o que é real e o que não é.
A animação é inspirada no livro ‘Perfect Blue: Complete Metamorphosis’ (Azul Perfeito: Metamorfose Completa, em tradução livre), do escritor japonês Yoshikazu Takeuchi. Takeuchi permitiu que Kon adaptasse sua história em um filme contanto que mantivesse alguns aspectos originais. Diversos temas como indústria do entretenimento japonesa, saúde mental e o tratamento de mulheres tanto na indústria quanto pelo público são abordados.
‘The Handmaiden’ (A Criada)
Coreia do Sul, 2016
Drama/Romance/Mistério
Direção: Park Chan-Wook
Sook-Hee (Kim Tae-Ri) é contratada para trabalhar na casa de uma família abastada. Lá, ela conhece e se torna íntima de sua patroa, a Srta. Hideko (Kim Min-Hee). Hideko é abusada pelo tio desde pequena e está para casar com o Conde Fujiwara (Ha Jung-Woo). Entre diversas tramas armadas, o filme surpreende pelo uso de elipses, que são responsáveis pelas reviravoltas na trama. O filme foi aclamado pela crítica, contando com 96% de aprovação no site Rotten Tomatoes.
Além destes filmes, é importante citar outros tão bons e importantes quanto, como Lady Vingança (2005) e Oldboy (2003), ambos também de Park Chan-Wook; Amor à Flor da Pele (2000) e Anjos Caídos (1995), de Wong Kar-Wai e outras animações, como o bem-sucedido Your Name (Seu Nome, em tradução livre), do cineasta Makoto Shinkai, e que bateu a bilheteria de A Viagem de Chihiro no Japão.