Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/04/2022 às 13h17min - Atualizada em 22/04/2022 às 13h05min

A febre do corset: a peça está dominando as principais tendências do momento

A peça inventada no século XVI está dominando o seu feed e conquistando o armário das fashionistas

Maria Eduarda Soldera - Editado por Beatriz Seguchi
Foto: Lívia Nunes | Reprodução/Instagram (@livia)

Já faz algum tempo que o corset vem conquistando o street style e as passarelas das principais semanas de moda, com modelos desde os mais clássicos até os mais esportivos. A peça que está dominando as redes sociais foi inventada no século XVI com o intuito de manter a postura e dar suporte ao tronco e, desde então, o corset virou um símbolo icônico e polêmico da história da moda – já que a peça ficou marcada como algo que agredia o corpo feminino para encaixá-lo dentro de um padrão de beleza.

 

Atualmente a indústria da moda decidiu reinventar essa peça tão polêmica, relacionando-a com sensualidade e empoderamento. Grandes casas de moda como Dior, Schiaparelli, Gucci e Versace aderiram a reinterpretação do corset em suas coleções. Com o street style não foi diferente, corsets de diversas formas e materiais agora são parte indispensável do armário das fashionistas. Veja algumas das principais tendências envolvendo a peça:

 

Corset de tênis
 

Você com certeza já se deparou com uma foto desse modelo nas redes sociais nos últimos tempos. A responsável por dar início a essa febre foi a designer Cierra Boyd, dona da marca Frisk Me Good, que desfilou algumas de suas criações na Semana de Moda de Nova York. O corset começou a fazer sucesso após a rapper Cardi B usar um modelo criado exclusivamente por Cierra em dezembro de 2021. No Brasil a peça começou a ganhar certa notoriedade após Luisa Sonza usar o corset feito de tênis no videoclipe de “SentaDONA (Remix)”, parceria da cantora com Gabriel do Borel, MC Frog e Davi Kneip. Outras personalidades como Jade Picon e Lívia Nunes tabém aderiram o polêmico corset aos seus looks.

 

Modelos inusitados
 

Durante os desfiles internacionais da temporada de Inverno 2022, grandes maisons apresentaram em suas coleções releituras bem inusitadas do corset. Na Dior, o item foi transformado em uma espécie de armadura, com ombreiras, cintos e feito com diferentes materiais. Já na Gucci, o corset ganhou uma versão mais esportiva, vide a nova parceria da marca italiana com a Adidas. E na coleção da Schiaparelli o item foi inserido na silhueta de pesados casacos.



 

Modelagem tradicional
 

Releituras mais tradicionais do corset também estão entre as tendências atuais. A Versace é uma das marcas que optaram por uma modelagem clássica porém moderna para o Inverno 2022, na coleção a peça foi transformada em tops e fez parte da silhueta de vestidos. Já na Fendi, o corset foi usado sobre camisas e fazendo conjunto com saias ou shorts.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »