Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/05/2022 às 23h33min - Atualizada em 23/05/2022 às 23h20min

Sustentável: Brechós crescem e expandem ideais sobre moda consciente

Para desacelerar os efeitos negativos da moda no meio ambiente, empreendedores de brechós tentam expandir a moda sustentável

Esther Santana - editado por Larissa Barros
Reprodução
A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. Segundo dados do relatório do Sebrae, em 2014, só no Brasil 80% dos resíduos têxteis são descartados indevidamente. Para desacelerar os efeitos negativos da moda no meio ambiente,  empreendedores de brechós tentam expandir a moda sustentável e consciente.

Quebrar distorção de imagem e ideal negativo dos brechós, lutando pela causa do meio ambiente é um dos desafios enfrentados por Laura Bressan, dona do Brechó Onça, que transmite através do seu trabalho a moda sustentável como forma de ressignificar peças exclusivas.

 “Com a fast fashion a gente acaba comprando muito, consumindo muito, usando pouco e descartando muito fácil. É possível comprar roupas únicas, exclusivas e peças versáteis com um custo baixo e ótima qualidade", afirma a dona do brechó.

A empresária obtém suas peças a partir do método de desapego de amigos e pessoas próximas. O método é usado tanto para evitar o acúmulo de roupas em seu brechó, quanto para dar uma destinação correta a peças que poderiam ser descartadas.

Através das divulgações criativas e informativas por meio do Instagram, o Brechó Onça compartilha inspirações para montagem de looks versáteis, além de conteúdos sobre moda sustentável e seus benefícios. Tudo isso usando roupas únicas.

Sendo um grande consumidor de peças de brechó, o artista independente Rayan aponta que a visão negativa de muitos e a impulsividade com gastos por roupas impedem de  perceber que o brechó pode ser um espaço para adquirir peças vintage e raras. 

A preferência por uma peça do brechó pode não ser a forma garantida de salvar o ecossistema, porém se torna uma iniciativa para contribuir na diminuição do descarte em um custo baixo, possibilitando, mesmo que de forma pequena, a luta em prol ao meio ambiente.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »