Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/05/2022 às 21h18min - Atualizada em 25/05/2022 às 20h10min

Viagens de trem na América Latina

Sete incríveis rotas para se viajar de trem

Leticia Paz - Editada por Victória Silva
Reprodução: Melhores Destinos

A viagem de trem pode até parecer uma forma antiga de ser descolar, as obras cinematográficas de época reforçam essa ideia, você já deve ter assistido filmes ou novelas com viagens de trem de plano de fundo, as viagens pelo continente europeu também são comuns, sem falar do trem como uma forma urbana de transporte público, como em algumas cidades brasileiras o uso do trem é comum para se locomover entre bairros. 
Independente da forma como você conhece as viagens de trem, dificilmente já parou para pensar que na América Latina possui roteiros deslumbrantes.

Todos a bordooooo!!!! O trem está partindo para os sete roteiros mais incríveis da América Latina.

Trem da Serra do Mar Paranaense – Brasil

Começando nosso roteito pelo Brasil, mesmo não sendo muito comum as viagens turísticas de trem, o roteiro é deslumbrante. Apesar de pouco conhecido o roteio da Serra do Mar Paranaense, presenteia o visitante com uma experiência inesquecível. 

A viagem que saí da capital Curitiba em direção ao município de Morretes, o trajeto, com seus 110 quilômetros, é um destaque entre os passeios ferroviários mais bonitos do mundo. Sendo um dos principais atrativos da Região Sul do país, a viagem atrai milhares de viajantes em busca das belezas naturais da Serra do Mar paranaense. Com duração de 9 a 10 horas, inclui no roteiro também Antonina, Serra do Mar e Estrada da Graciosa, a viagem não presenteia o visitante apenas com belas paisagens, mas como o delicioso sabor da culinária paranaense. 

Para maiores Informações acesse: http://www.serraverdeexpress.com.br



Tren Crucero – Equador

A obra do romancista Paul Theroux “The Old Patagonian Express: De trem pelas Américas”, destaca o Tren Crucero, do Equador, que leva os passageiros em uma exploração com duração de quatro dias de muita cultura, comidas e a beleza de tirar o fôlego, dos Andes e da costa do Pacífico entre Quito e Guayaquil. 

O luxuoso Tren Crucero é o único trem que percorre toda a rota de 450 quilômetros. Um destaque da viagem é o Nariz del Diablo ou Nariz do Diabo, uma enorme parede de rocha. Esse trem coleciona World Travel Awards o Oscar do turismo como o melhor trem da América do Sul, título que é motivo de orgulho para equatorianos. 



Tren a las Nubes – Argentina

Argentina presenteia o visitante com duas belíssimas rotas o Tren a las Nubes é para os amantes de lugares emblemáticos e desafiadores. Trem para as Nuvens, em português, começa em Salta, no norte da Argentina, e chega a 4.200 metros de altitude. Conhecido por ser um dos percursos ferroviários mais altos do mundo. Em uma jornada de sete horas através de dramáticos cenários da cordilheira passa por paisagens belíssimas, cruza vilarejos pitorescos e chega ao viaduto la Polvorilla, uma ponte de ferro considerada a maior obra da engenharia argentina no século 20.



Tren del Fin del Mundo – Argentina

Tren del fin del mundo, trem do fim do mundo em português, em 1994, a empresa Tranex Turismo SA decidiu reviver e fundou para fins turísticos  como é conhecido hoje. Mas sua história começa em 1902 com a construção do presídio em Ushuaia, sete quilômetros do trem repleto de história, que antes levava os presos da região para a encosta do Monte Susana, onde buscavam materiais de construção. Hoje é uma rota famosa para visitantes aproveitarem a viagem e apreciar as suntuosas paisagens que incluem o Rio Pipo, a cachoeira Macarena, o cemitério das árvores e a majestosa floresta de lengas. 

Mais informações sobre o Tren del fin del mundo acesse: https://www.trendelfindelmundo.com.ar/es/recorrido/



Trem da lembrança – Chile

Considerada uma rota romântica no Chile, um país onde a ferrovia só se utiliza por trechos, tal qual faziam gerações passadas, esta viagem de trem encanta chilenos e turistas. O percurso contempla o passo por zonas tradicionais do campo chileno como a Cordillera da Costa e a Custa Llolleo, onde o trem, através de cinco túneis, avança pelo bosque nativo da zona central, dantes de chegar a San Antonio.



Trem Turístico de la Sabana – Colômbia

Em 1992, quando quatro amigos amantes de trens se encontraram, surgiu a ideia de resgatar o patrimônio histórico representado pelos antigos trens movidos por locomotivas clássicas e ter uma presença ferroviária na Sabana de Bogotá. O Trem Turístico de la Sabana é uma das melhores formas de conhecer os pontos turísticos de Bogotá. A bordo de um modelo clássico o visitante vai conhecer as cidades de Zipaquira e Cajica, além disso, a rota contempla um tour adicional a Catedral de Sal de Zipaquira, um dos lugares mais impressionantes do país, igreja construída dentro de uma mina de sal a 2600 metros acima do nível do mar. 

Mais informações acesse: https://www.turistren.com.co/



Panama Canal Railway – Panamá

Como o nome já sugere, o Panama Canal Railway percorre um trajeto o lado do famoso Canal do Panamá com duração de uma hora, levando os passageiros da Cidade do Panamá e a costa do Pacífico até Colon e o mar caribenho. Durante a viagem, o visitante desfruta de uma exuberante selva tropical do Panamá, atravessar o belo Lago Gatun e observar a movimentação de inúmeros barcos que percorrem o canal diariamente.



Referências:

9 viagens de trem inesquecíveis para fazer na América do Sul. Guia Viajar Melhor. Disponível em: https://guiaviajarmelhor.com.br/9-viagens-detrem-inesqueciveis-para-fazer-na-america-dosul/?. Acesso 13/05/2022

América Latina: 5 viagens de trem que não podes te perder. Caribbean News Digital. 2020. Disponível em: https://www.cndportugues.com/pt-br/destinos/america-latina-5-viagens-de-trem-que-nao-podes-te-perder. Acesso 24/05/2022

Passeio de Trem na Serra do Mar Paranaense. Instituto Municipal Curitiba Turismo. Disponível em: https://turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/passeio-de-trem-na-serra-do-mar-paranae nse/1771. Acesso. 24/05/2022


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »