Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/06/2022 às 13h31min - Atualizada em 30/05/2022 às 13h23min

A importância das produções brasileiras nos streamings internacionais

Saiba como o país é beneficiado no mercado audiovisual estrangeiro.

Mateus Borges - Revisado por Flavia Sousa
Pessoa abrindo o perfil inicial da Netflix. (Foto de David Balev no Unsplash)

Para entender a importância das produções brasileiras nas plataformas de vídeos internacionais, é preciso voltar do ponto onde o streaming de vídeo ganhou mercado esse popularizou, abrindo novos rumos para grandes produções, antes vistas somente em cinemas.
 

Tudo começa em 2007, quando a Netflix, empresa que já existia há um tempo, como locadora de filmes, lança um serviço online de vídeo, somente em 2010 o serviço atinge seu segundo país, o Canadá. Em 2013 a plataforma estreou House Of Card, o seu primeiro grande investimento para uma produção própria.
 

A Netflix estava dando muito certo, conquistando o mundo, mas a maioria do catálogo do streaming era produções de outras empresas, essas outras grandes empresas vendo o crescimento da Netflix, e principalmente vendo seus produtos ganhando outros públicos pelo mundo, por outra plataforma resolveram lançar os seus próprios serviços. Isso provoca na Netflix a necessidade de expansão e investimentos em suas próprias produções. Porque, com a criação e expansão dos concorrentes, seu catálogo não original vai deixando a plataforma.
 

Com produções próprias, e alcançando dezenas de países, a antiga locadora de filmes sai na frente. A maior grande produtora de audiovisual lançado somente online, e é uma das empresas mais valiosas do mundo. Atualmente a plataforma atinge 190 países, de fora da lista está China, Coreia do Norte, Crimeia, Rússia e Síria.

Guerra dos streamings

Os personagens Antonio e Andre, interpretado por Alfred Enoch e Seu Jorge no filme Medida Provisória (Foto divulgação Globo Filmes).

Os personagens Antonio e Andre, interpretado por Alfred Enoch e Seu Jorge no filme Medida Provisória (Foto divulgação Globo Filmes).

(Foto: Divulgação/Globo Filmes)

O mercado em expansão do streaming é visto por outras grandes empresas, logo a Amazon investe no Prime Vídeo, hoje o maior concorrente global da Netflix. O Amazon Prime Video só chegou por aqui em 2019, no mesmo ano o Apple Tv+ também desembarcou em território nacional, já em 2021 os tão aguardados HBOMax, Disney+ e seu braço Star+ chegaram no país.


Netflix, Amazon Prime, HBOMAX, Disney+, Apple Tv+, Star+, entre outros que vem se expandindo pelo mundo, atingindo quase todos os países do globo, gerando uma guerra por audiência entre as plataformas, e essa guerra necessita de investimentos em produções locais para ganhar o público da região. É assim que o Brasil sai ganhando, com toda sua capacidade e diversidade o país é um ótimo local para investir, além da quantidade de assinantes que essas plataformas podem ganhar em um dos países mais populosos do mundo.
 

Em  2016, quando a Netflix estava sozinha no Brasil, lançou sua primeira produção nacional para o mundo, uma grande distopia, 3% que encerrou seu ciclo com quatro temporadas em 2020. Com a estreia da série o serviço ganhou mais assinantes brasileiros que só podiam ver a série na plataforma, além de apresentar para o mundo uma produção nacional de grande investimento, com atores já conhecidos, e novos eclodindo para o mundo, exemplo da expendida Vaneza Oliveira (como Joana) em seu primeiro grande trabalho, que deu um espetáculo de atuação, abrindo portas para outras produções como: Kairo, Noturnos e Sobre Rodas.

Foto do Mar Alto, e dos personagens Michele, André e Joana (Divulgação Netflix)

Foto do Mar Alto, e dos personagens Michele, André e Joana (Divulgação Netflix)

(Foto: Divulgação/Netflix)

Hoje além da futurista 3%, o folclore brasileiro pode ser visto em Cidade Invisível pela Netflix, protagonizado por Alessandra Negrini e Marco Pigossi, falando nele, o ator conhecido por diversas novelas na Tv Globo, foi confirmado no Spin off de The Boys, que é uma das séries mais famosas do mundo, atualmente.
 

A força das novelas que costumam parar o país, como Vale Tudo, A Força do Querer e Avenida Brasil, agora serão produzidas também pelo serviço da WarnerMidia, o HBOMax que é conhecido por qualidade de suas produções, a exemplo de Game Of Thrones, que revolucionou as produções de grande duração.

O mundo já pode apreciar grandes produções brasileiras no streaming, e isso deve aumentar ainda mais. O Brasil tem mais de 200 milhões de pessoas, com muita diversidade de cultura, e paisagens em seus 26 estados, aqui há territórios para todos os tipos de produções, e o que não falta é profissionais.
 

A concorrente Prime Vídeo tem feito o mesmo, de suas produções nacionais, vale destacar as mais aclamadas; Dom e Manhãs de Setembro, produção interpretada em maioria por pessoas pretas, e focado na vida cotidiana e dilemas de uma mulher Trans.
 

Leia mais: No mês do orgulho LGBTQIA+, Amazon estreia 'Manhãs de Setembro'.
 

HBOMax, vai fazer a primeira novela brasileira, com grandes investimentos em produção e elenco de peso, como Tony Ramos e Camila Pitanga, a Netflix também está de olho, e pensa em fazer novelas, recentemente a plataforma lançou a primeira Sitcom brasileira de seu site, A Sogra Que Te Pariu, foi um sucesso mundial, chegou a ser a produção em língua estrangeira mais vista do streaming no mundo. A Prime Vídeo está produzindo uma série de filmes, baseado no livro Um Ano Inesquecível de quatro autoras brasileiras.
 

A vida do artista brasileiro não é fácil, porque nem sempre tem trabalhos, e há cada vez menos investimentos públicos nas produções, é muitas vezes é feito o contrário, como em Marighella, e Medida Provisória, que foi boicotado pela própria ANCINE (Agência Nacional de Cinema) tentando censurar os lançamento dos filmes no país.

(Foto por GR Stocks/Unsplash)

A Tv Globo já não é considerada a toda poderosa quando seus concorrentes se tornaram de níveis mundiais, e podendo ganhar grandes prêmios internacionais. Os grandes contratos acabaram, e o rodízio de atores se tornou natural. O ator que estava na novela Bíblica da Record pode ser visto na própria Globo ou assinar com uma das plataformas digitais. A emissora carioca perdeu Ingrid Guimarães e Lázaro Ramos para a Amazon, Bruna Marquezine que está em séries e filmes no Netflix, e vai fazer o filme da DC Comics, Besouro Azul

 

E não é só atores que ganham com isso, o mercado do audiovisual é enorme,com milhares de possibilidades: produtores, diretores, cinegrafistas, roteiristas, maquiadores, designer e tantos outros profissionais que acabam ganhando com toda essa movimentação, e concorrência, que acabam movimentando as próprias empresas nacionais. A Globo fez seu maior investimento em novelas com o remake de Pantanal, e tem dado resultado, é a maior audiência no PNT (Painel Nacional de Televisão), e o que mais repercute na internet durante toda a semana. 
 

Os grandes investimentos, para uma produção de qualidade é preciso, e movimenta para que os concorrentes façam o mesmo, com isso ganha o público com as diversas opções, ganha as empresas, ganha todo mundo envolvido. O mais importante de tudo, e a cultura e, produções nacionais sendo valorizadas.
 

Lembrando que The Handmaild's Tale, produção da Hulu (No Brasil pode ser vista pelo Globoplay e Paramount+) foi a primeira série feita exclusiva para o streaming a ganhar o Emmy de Melhor Série Dramática, em 2017.  CODA - No Ritmo do Coração da Apple Tv+ ganhou o Oscar de melhor filme de 2022. Ver produções nacionais, feitas por brasileiros ganhando premiações internacionais, novos talentos sendo revelados para o mundo é algo que sempre enche o peito do brasileiro de orgulho.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »