Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/05/2022 às 16h36min - Atualizada em 30/05/2022 às 15h22min

Recebidos: Fashion TikTok desperta lado consumista e elitista da moda

Não dá para banalizar a importância do app após ele destacar na criação de conteúdo de moda.

Ana Julia Bellini - Editado por Larissa Barros
Por Ana Julia Bellini
Não dá para banalizar a importância do TikTok no dia a dia das pessoas após o app se destacar e proporcionar o aumento da criação de conteúdo de moda. No Fashion TikTok, os famosos vídeos de recebidos são os que mais se destacam, gerando milhões de visualizações. 

Mas, infelizmente, eles só despertam um lado feio da moda, o de consumir por consumir. Além disso, os vídeos podem ser considerados elitistas, já que, na sociedade em que vivemos, boa parte da população não possui condição para fazer compras todo mês.

A moda é uma indústria maravilhosa, mas existe um lado ruim, pois ela é uma das indústrias mais poluentes e exploratórias do mundo. Para a jornalista especializada em moda e fundadora do site Moda Sem Sacola, Isabella Magalhães, a moda que vende rápido é muito fácil e confiável, porém, isso acaba deixando ela rasa.

Muitas são as vezes em que você entra na internet e vê um vídeo de "compras na shein'' com milhões de visualizações, porém, até que ponto isso é saudável? Esse não é um texto que busca criticar as fast fashions, porém, expõe o pensamento de que vídeos desse tipo só despertam uma ideia de consumismo raso, onde não há análise séria sobre as peças. Apenas opiniões de pessoas leigas perpetuando a ideia de que cada tendência que aparecer deve ser consumida e descartada após alguns usos.

O interesse crescente pela área fashion é muito importante. Quanto mais pessoas procurarem informações sobre o meio melhor, porém deve-se procurar informação no lugar certo.

Embora o mundo da moda tenha diversos assuntos interessantes a serem abordados, como aspectos culturais, sociais, econômicos, boa parte das publicações nas redes sociais são de vídeos de recebidos, ida às compras, e comparações entre peças das fast fashions mais famosas.

Enquanto isso, estudantes interessados na área e profissionais começam aos poucos a criar e visualizar conteúdos que ajudam a trazer o lado bom da moda, a parte inclusiva e representativa, que ajuda as pessoas a mostrarem suas identidades pelas roupas. 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »