Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/07/2022 às 11h26min - Atualizada em 28/06/2022 às 23h25min

Parque Estadual de Terra Ronca apresenta áreas ainda pouco visitadas

Yolanda Plutarco Machado - Editado por Amanda Martins
Reprodução da Internet

Um destino ainda pouco conhecido é “O Parque Estadual de Terra Ronca” que está localizado no município de São Domingos, região do Estado de Goiás, há uma distância de aproximadamente 600km da capital. Criado em 1989 por uma lei estadual de nº 10.879, o Parque tem por objetivo preservar a fauna e a flora da região, além de, proteger os sítios naturais subterrâneos.


O local possui uma área com mais de 57.000 hectares distribuídos entre a vegetação de mata virgem e as cavernas com cavidades naturais. Um lugar de uma beleza contagiante e de natureza intocável. E, para quem gosta de aventura, esse sem dúvida, será um destino inesquecível.


A visita ao Parque de Terra Ronca exige o acompanhamento de um guia e existem regras definidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado de Goiás, para garantir tanto a segurança dos turistas quanto a conservação da área.


O Ponto forte dessa viagem é, com certeza, a grande quantidade de cavernas de tamanho surpreendentes, algumas com mais de 60 milhões de anos. Entre as grutas e cavernas no parque de Terra Ronca, estão os 30 maiores do país e a maior delas mede mais de 90 metros de altura. São exemplos a Caverna Angélica e a Caverna São Bernardo, que foi formada pelo Rio Palmeira, presente no seu interior.


As cavernas da região guardam não só belezas naturais, mas também muito da história da cidade, em que muitas das paredes encontramos pinturas rupestres datadas de mais de 10 mil anos.


O mundo aquático e subterrâneo de Terra Ronca é um espetáculo à parte. Visitar as cavernas superficialmente é possível, mas chegar ao fundo delas costuma ser o maior privilégio da viagem.

Os salões escuros oferecem formações rochosas impressionantes e podemos mergulhar na maioria das grutas locais. As águas quentes e limpas das cachoeiras merecem uma pausa bem longa para aproveitar bem o dia.

Referências:

Redação. Terra Ronca: Um dos maiores complexos de cavernas da América do Sul é uma aventura com cenários incríveis em Goiás. Disponível em:  Acesso em: 24 de junho de 2022.


Nunes, Brunella. Descubra as surreais cavernas do Parque Estadual de Terra Ronca, em Goiás. 06 de outubro de 2020. Disponível em:  Acesso em: 24 de junho de 2022. 

 
Assessoria de imprensa. Parque Estadual Terra Ronca: Quando ir, Cavernas, Pousadas e Dicas. 14 de  julho de 2021. Disponível em:  Acesso em: 24 de junho de 2022. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »