Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/07/2022 às 21h29min - Atualizada em 08/07/2022 às 21h14min

A Mulher da Casa Abandonada: uma reflexão sobre uma sociedade injusta

Eduardo Ozorio - Editado por Larissa Bispo
https://www.google.com/search?q=a+mulher+da+casa+abandonada&client=ms-android-xiaomi-rvo3&prmd=inv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj9v5aGxur4AhVUlJUCHXjxAhAQ_AUoAXoECAIQAQ&biw=393&bih=720&dpr=2.75#imgrc=0iiAqdwOg24M4M

Esbarrar com o podcast "A Mulher da Casa Abandonada" é um convite a alimentar a curiosidade e entender um pouco mais do que o silêncio das ruas e casas pode guardar.

 

Criado, roteirizado e narrado pelo talentoso jornalista Chico Felitti, o podcast da Folha de São Paulo não ganhou tantos ouvintes à toa.

 

A narração e o texto são fluidos e agradáveis, mas a história da personagem que intitula a produção é revoltante, para dizer o mínimo.

 

Margarida Bonetti, a mulher que mora em um casarão abandonado de Higienópolis passa a impressão de ser uma mulher inocente, uma idosa com uma vida sofrida ou outra de muitas vítimas de abandono, mas não é bem assim.

 

A casa que resiste aos pedaços em um ambiente sofisticado de São Paulo abriga uma mulher acusada de um crime grave e procurada fora do Brasil.

 

Filha de um renomado médico, ela é descendente de uma das famílias mais influentes da cidade. O passado glorioso da família só chama menos atenção do que o crime que mancha o passado dos Bonetti: escravidão.

 

No documentário, detalhes sobre o crime são esclarecidos, testemunhas são ouvidas, fontes documentais enumeradas. A obra resulta em um importante esclarecimento a respeito do pensamento escravocrata e exploração de pessoas esmagadas por uma sociedade injusta.

 

Em um Brasil de abismos sociais, a história de uma mulher preta, analfabeta e pobre submetida à escravidão por dezenas de anos por uma família rica de brasileiros no exterior, tem muito a dizer e deve ser ouvida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »