Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/11/2022 às 21h48min - Atualizada em 26/11/2022 às 21h14min

Com gol e assistência de Messi, Argentina vence e ressurge na Copa do Mundo

'Los hermanos' venceram o México por 2 a 0 em agora ocupam a segunda posição no grupo C

Nickson G. Montenegro - Editado por: Alan Martins
Jogadores argentinos comemoram um dos gols da partida Foto reprodução: Antonin Thuillier/AFP

Nesse sábado (26), a Argentina entrou em campo contra o México no Lusail Stadium e venceu o confronto por um placar de 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Lionel Messi e Enzo Fernández, ambos durante o segundo tempo. Agora os argentinos só dependem de si para conseguirem a classificação às oitavas.

 

A seleção comandada por Lionel Scaloni entrou em campo sob a pressão de ter perdido o primeiro jogo da Copa para a Arábia Saudita, uma grande decepção para a torcida, que estava preocupada, pois mais uma derrota resultaria na desclassificação. Mas com a vitória de hoje, a Argentina só precisa vencer o próximo jogo, contra a Polônia, que garante a vaga no mata-mata.


                                           
Messi comemora após abrir o placar contra o México. Foto: REUTERS/Dylan Martinez.


1º TEMPO

 

O primeiro tempo da partida foi marcado pelo duelo físico entre as equipes e pouca criação. Os argentinos até tiveram maior posse de bola, 69% contra 31% dos mexicanos, porém não conseguiram converter a posse em criatividade e não levaram tanto perigo ao goleiro Ochoa. O México, por sua vez, marcava bem, mas também não conseguiu ser efetivo no ataque e pouco finalizou durante a primeira etapa. Foram duas finalizações, que pouco exigiram do goleiro Martínez.

No fim do primeiro tempo, a  seleção mexicana fez a primeira substituição da partida. Erick Gutierrez entrou no lugar de Andrés Guardado, que saiu lesionado. 
Messi, até então, estava apagado na partida, não conseguindo concluir as jogadas que tentava e parecia estar desconectado do jogo. Foi um primeiro tempo bem abaixo daquilo que se espera do craque argentino.

 

2º TEMPO 

 

Os times voltaram para a segunda etapa sem nenhuma modificação. Mas durante os primeiros minutos, já se pôde notar uma mudança na postura da Argentina, que veio para cima dos mexicanos, na tentativa de abrir o placar, visto que precisavam do resultado positivo para ressurgirem na disputa pelas vagas no grupo C. Aos 12 minutos, Enzo Fernández entrou em campo no lugar de Guido Rodríguez. Seis minutos depois, Scaloni fez mais duas substituições, ainda insatisfeito com a performance do time. Lautaro Martínez deu lugar a Julián Álvarez e Gonzalo Montiel a Nahuel Molina

 

O time argentino, mesmo que tentando com insistência, ainda não tinha criado chances claras de gol, quando aos 19 minutos Messi recebeu a bola de Di María e finalizou com o pé esquerdo de fora da área no canto esquerdo do gol. Sem chances para Ochoa. Gol da Argentina. Após o gol, o time argentino cresceu ainda mais no confronto. Aliviados por já terem a vitória encaminhada, os sul-americanos jogavam com mais efetividade, e quem estava assistindo o jogo pôde ver um pouco da Argentina que passou 36 jogos sem perder durante o ciclo para a copa. 

 

No fim do jogo, aos 42 minutos da segunda etapa, Enzo Fernández, que entrou em campo durante a partida e já vinha fazendo um bom jogo, marcou o segundo gol da Argentina após passe de Messi, e sacramentou a vitória dos hermanos. Messi, inclusive, se tornou o único jogador a dar assistências em cinco edições diferentes de Copa do Mundo. O México, apesar de também precisar da vitória no jogo de hoje, em nenhum momento esteve perto de vencer o confronto. As tentativas de ataque do time mexicano pouco assustavam a defesa argentina, e foram raras as chances reais de gol.

 

APÓS O APITO FINAL

 

Após o jogo, houveram casos de confusão e pancadaria entre as torcidas. Até então, sabe-se que dois torcedores argentinos e um mexicano foram presos. A FIFA já previa a possibilidade de violência na partida e por isso havia solicitado reforço na segurança do estádio. Mas, além disso, houve muita festa e comemoração por parte dos argentinos. Após o apito final, a torcida presente não parava de cantar. No vestiário, os atletas da argentina cantavam e também comemoravam o resultado. O zagueiro Otamendi publicou um vídeo nas redes sociais, registrando a festa albiceleste.

 

PRÓXIMOS CONFRONTOS

 

Com o resultado, a Argentina saltou da lanterna para a segunda colocação do grupo C, com três pontos conquistados até aqui, um a menos que a Polônia, que lidera o grupo. O México, com um ponto, agora ocupa a última posição. Todas as seleções do grupo ainda possuem chances de classificação. A rodada decisiva vai ser na próxima quarta-feira (30). A Argentina entra em campo às 16h (Brasília) contra a Polônia no Stadium 974, e só precisa vencer para ir às oitavas. Se empatar, precisa torcer por um empate na outra partida do grupo, ou vitória do México por no mínimo dois gols de diferença. Caso perca, estará eliminada.

 

O México enfrenta a Arábia Saudita no mesmo horário no Lusail Stadium, e para se classificar para a próxima fase precisa vencer os sauditas e ainda depender de uma derrota da Argentina. Ou ainda, vencer por quatro gols de diferença, contando com um empate no outro jogo do grupo. Caso a Argentina venca no outro confronto, também precisará vencer com a diferença de quatro gols e superar a Polônia em gols pró.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »