Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/01/2023 às 12h13min - Atualizada em 20/01/2023 às 12h03min

Com paiN X LOUD na abertura, o CBLOL 2023 retorna com novidades

O campeonato retorna com novas equipes e contratações de peso

Flávio Lucas - labdicasjornalismo.com
Jogadores na final da última etapa. Foto: Flickr/CBLOL

O primeiro split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) 2023 retorna neste sábado (21) às 13 horas. O torneio é presencial com público na Arena CBLOL, em São Paulo. São dez equipes na competição e o vencedor representará a liga brasileira no Mid-Season Invitational (MSI). O campeonato é no formato de franquias (vagas fixas compradas pela equipe) e conta com novidades. Os rostos já conhecidos são: FURIA, INTZ, KaBuM!, Liberty, Los Grandes --- que antes dividia nome com o Flamengo ---, LOUD, paiN Gaming e RED Canids Kalunga.

 

As novidades são as adições de duas novas equipes: Fluxo e Vivo Keyd Stars. O Fluxo faz a sua estreia no cenário de League of Legends neste ano. Já a Keyd retorna para o cenário após ficar de fora do sistema de franquias, agora com fusão da Vivo Keyd com a Stars Horizon.

 

Os times que venderam suas vagas, e por consequência saíram da competição, foram: Rensga, que vendeu a vaga para o Fluxo, e a Miners, que vendeu a vaga para a Keyd.

 

O campeonato é dividido em duas fases: fase de pontos e playoffs. São 18 rodadas ao longo da fase de pontos, aos sábados e domingos, em que as equipes se enfrentam em séries md1 (melhor de um), divididas em dois turnos. No fim da fase de pontos, as seis primeiras equipes avançam para os playoffs.

 

Os playoffs são a fase eliminatória e são feitas com o sistema de eliminação dupla (chave superior e inferior). Todos os jogos da eliminatória são em séries md5 (melhor de cinco). Os times que ocuparem a quinta e sexta posição iniciam os playoffs na chave inferior, enquanto as quatro primeiras iniciam na chave superior. A equipe que terminar em primeiro lugar escolhe se irá enfrentar o terceiro ou o quarto colocado.

 

As equipes que perdem na chave superior caem para a inferior e recebem uma nova chance de se classificar para a final. O vencedor de cada chave avança para a Grande Final e decide a conquista do título. 

 

Partida de abertura

 

Como de praxe, a partida de abertura será uma reedição da última final: paiN Gaming X LOUD. As duas equipes vem com mudanças na posição de atirador, mas isso será discutido mais à frente.

 

A paiN vem de duas finais consecutivas e dois vice-campeonatos. A principal mudança nos Tradicionais vem da saída do atirador Trigo - que foi para FURIA - e a chegada do sul-coreano Bvoy. Outra mudança na equipe é a subida de ProDelta para a equipe principal, na qual irá dividir a posição de suporte com Damage.

 

Por outro lado, a LOUD vem de sua primeira final com a conquista de um título inédito. Na janela de transferências, a equipe manteve quatro dos cinco jogadores campeões. A única saída de jogadores foi a do atirador Brance - transferido para o Fluxo -, o que acarretou na contratação do sul-coreano Route. A equipe sofreu com a saída dos treinadores Von e Hypno, que foram para a Vivo Keyd Stars.

 

Confira os jogadores inscritos pelas equipes:

 

paiN Gaming:

 

Topo: Euiseok “Wizer” Choi

Caçador: Marcos “CarioK” Oliveira

Meio: Matheus “dyNquedo” Miranda

Atirador: Younghoon “Bvoy” Joo

Suporte: Yan “Damage” Neves

Suporte: Fábio Luis “Prodelta” Marques

Comissão técnica: João Pedro “Dionrray” Barbosa e Shin “Xero” Hyeok

 

LOUD:

 

Topo: Leonardo “Robo” Souza

Caçador: Parl “Croc” Jong-hoon

Meio: Thiago “tinowns” Sartori

Atirador: Geomsoo “ROUTE” Mun

Suporte: Denilson “Ceos” Oliveira

Comissão técnica: Lucas “BeelzY” Spínola e Pedro “Shaquinn” Salazar - mesmo que este tenha sido inscrito na competição como jogador

 

Contratações de peso

 

A janela de transferências do CBLOL para a primeira etapa de 2023 foi, sem dúvidas, a mais agitada dos últimos tempos. Entre os destaques temos: A dupla sul-coreana Lonely e Yuri indo para a KaBuM!, Hauz (destaque no meio de 2022) e Turtle (treinador que estava na League Championship Series - América do Norte) indo para o Fluxo, e a chegada de Bvoy na paiN Gaming.

 

Não existem questionamentos de que a janela mais surpreendente foi a realizada pela Los Grandes, com a contratação de três sul-coreanos: o topo Hirit, o meio Lava, que estava na League Championship Korea (Coréia) e o treinador Stardust.

 

Jogos deste fim de semana

 

A primeira partida do dia se inicia às 13 horas e as outras acontecem na sequência.

 

Rodada 1 (Sábado - 21/1): LOUD x paiN Gaming; Liberty x KaBuM!; Los Grandes x Fluxo; RED Canids Kalunga x INTZ; Vivo Keyd Stars x FURIA.

 

Rodada 2 (Domingo - 22/1): Los Grandes x Red Canids; FURIA x INTZ; paiN Gaming x Vivo Keyd Stars; KaBuM! x LOUD; Fluxo x Liberty.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »