Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/01/2023 às 23h34min - Atualizada em 27/01/2023 às 23h34min

Palmeiras e Flamengo fazem testes em meio a disputa da Supercopa

Equipe carioca faz preparação para o Mundial; paulista, para temporada; e CBF, na linha do VAR

Paulo Octávio - labdicasjornalismo.com
Decisão de Brasília colocará frente a frente últimos campeões nacionais. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Palmeiras e Flamengo disputam o título da Supercopa neste sábado, às 16h30, com a cabeça mais no futuro do que no presente. A equipe carioca vê nesse jogo de Brasília uma espécie de teste para saber como está o time para disputa do Mundial de Clubes, que acontecerá em fevereiro. Já o Alviverde entra mais pressionado e com desejo de vencer o grande rival para mostrar que mantém uma equipe forte mesmo com saídas de Danilo e Gustavo Scarpa. Parte da torcida ficou muito incomodada com empates contra São Bento e São Paulo e encara essa decisão como divisor de águas. 

E até a CBF aproveita a final para estrear a nova linha do VAR que segue a usada pela Inglaterra. Ela será mais grossa do que a usada até hoje. E quando a linha do penúltimo defensor e do atacante estiverem sobrepostas, o lance será considerado legal. A entidade irá divulgar os resultados para FIFA e se a tecnologia for considerada positiva poderá ser usada nos campeonatos do Brasil. Outra novidade é que os lances mais polêmicos serão exibidos no telão do estádio Mané Garrincha. Wilton Pereira Sampaio será o árbitro do jogo. 

A premiação será recorde por causa do reconhecimento financeiro da Conmebol de cinco milhões de reais (um milhão de dólares). O campeão levará dez milhões de reais, o dobro que o campeão paulista vai receber. Já o vice fica com cinco milhões.   

Desde a volta da Supercopa, em 2019, o Flamengo disputou todas as três finais e foi campeão por duas vezes. Esse será o segundo confronto entre o Rubro-verde e o Verdão pelo torneio. Em 2021, os cariocas levaram a melhor nos pênaltis após empate em 2 a 2. Já os paulistas fazem a decisão pela segunda vez e buscam primeiro título. 

O Fla ganhou direito de disputá-la após o título da Copa do Brasil, e o Palmeiras, depois de ser campeão brasileiro. 

A final é disputada em jogo único e se terminar empatada será decidida nos pênaltis, sem prorrogação. 

PALMEIRAS 

Após poupar todo o time titular no jogo da última quarta, contra o Ituano, o clube vai com força máxima e repete escalação do clássico com São Paulo para a decisão de Brasília. A única dúvida é quem atuará pela lateral direita: se Mayke ou Marcos Rocha. Essa será a primeira final que Endrick disputará pelo time titular.   

PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick. 

FLAMENGO 

Time vai com força máxima e pela primeira vez com a linha de zaga com Varela, David Luiz e Léo Pereira. Será a primeira final do Vitor Pereira como técnico do clube carioca. Vice-campeão da Copa do Brasil, o português saiu do Corinthians de forma polemica. E nessa sexta foi confirmada a transferência do João Gomes para o Wolves, da Inglaterra. 

PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Santos, Varela, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabigol 

HISTORICO DE CONFRONTOS  

Palmeiras e Flamengo já se enfrentaram em 124 jogos na história. O Verdão ganhou 47 vezes, o Fla, 42 e houve 35 empates 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »