Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/02/2023 às 16h46min - Atualizada em 10/02/2023 às 16h44min

Why Not: o aluguel de roupas e o futuro da moda

Conheça a Why Not e como o mercado de aluguel representa uma nova forma de consumo mais consciente para a moda

Isabelly Noemi - Editado por Maria Eduarda Soldera
Why Not está localizada em Natal e traz looks inovadores / Reprodução: Instagram
 Quando olhamos para o futuro da moda conseguimos enxergar sustentabilidade, um consumo mais consciente e menos acelerado. É dentro dessa perspectiva que nós encontramos uma tendência que tem crescido a cada dia mais: o guarda-roupa de aluguel.
 
Você provavelmente já alugou um vestido para uma festa ou ocasião importante, logo sabe como é muito mais prático, sustentável e até financeiramente acessível. Afinal, as chances de você usar aquela roupa de novo eram baixas.
 
Mas o que isso teria a ver com um futuro da moda mais consciente? Bom, algumas lojas já estão olhando para frente e aderindo ao aluguel de roupas “comuns”, ou seja, que vão além só de looks chiques e super arrumados. Sabe aquele modelo que está super no hype mas você não se sente segura para compra-lo? Uma boa opção é alugar!
 
Em Natal, nós encontramos a Why Not!, um negócio desenvolvido pela estilista Iasmin Torquato (32),  que acredita que devemos ter um guarda-roupa mais inteligente com peças chaves, pois acabamos usando somente 30% do nosso armário.
 

“Nós sempre sentimos a sensação que não temos roupas para vestir e aí surge aquele evento de última hora e recorremos aos amigos para emprestar alguma roupa, então porque não ter um guarda-roupa na nuvem?” comentou a estilista.




 

Quando questionada sobre quem é a Why Not, a resposta não poderia ter sido mais condizente com o propósito da marca: “nós sempre falamos que somos várias personalidades, não gostamos de nos definir, nem de rótulos, somos a liberdade de ser nós mesmas, somos a liberdade de testar novos estilos e se divertir com a moda, o aluguel é isso, um test drive.”

 
A Why Not acredita que hoje em dia nós não precisamos mais ter para usufruir e as grandes startups tem provado esse ponto. Com o negócio inspirado na americana Rent The Runway, uma das maiores empresas de assinatura de roupa do mundo, a Why Not sente o crescimento da economia compartilhada no mundo todo, pois é uma forma prática e econômica. Além disso, se até Kate Middleton adotou o modelo de aluguel, por que nós não iriamos?
 
Por estar localizada em Natal, uma cidade menor, Iasmin conta que elas enfrentaram algumas dificuldades no início: “Foi bem difícil as pessoas aceitarem a ideia do aluguel, pois muita gente ainda sentia vergonha por falar que estava com uma roupa alugada e nós tínhamos que estar todo tempo educando nosso cliente e mostrando as vantagens de alugar.”

 

 
Porém, no pós-pandemia elas sentiram uma revolução no consumo: “As pessoas ficaram naquela sede de extravagância de sair e ser notada, também andamos percebendo que o consumidor está saturado da “mesmice“ que o comércio local oferece e buscando ousar mais nas produções.”
 
O modelo de aluguel é um verdadeiro passo para a futurologia da moda, é justamente nisso que Iasmin acredita e deposita fielmente sua paixão no negócio. Com uma equipe formada somente por mulheres, a Why Not define seu trabalho como “poético”, desde a ideia no papel, a produção muitas vezes artesanal, até o marketing e curadoria feito pela própria Iasmin, ela é a alma e identidade do negócio.
 
A Why Not está no mercado para mostrar as mulheres que elas podem ser quem elas quiserem e experimentar os mais diversos estilos, do mais básico ao mais ousado, essa é a versatilidade que o aluguel permite.

 

 
O aluguel da loja funciona da seguinte maneira: você escolhe a peça, retira e assina o contrato, fica com a peça de 3 a 5 dias com o valor padrão. A lavagem é por conta delas. Lá além de encontrar peças incríveis e conceituadas, você ainda pode ter consultoria de styling para montar a melhor produção.
 
Você pode conferir melhor as peças pelo Instagram @viva.whynot ou agendar uma visita no showroom delas em Tirol, em Natal.

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »