Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/02/2023 às 12h35min - Atualizada em 17/02/2023 às 11h14min

Como o leitor se relaciona com as adaptações literárias

Louyz Rodrigues - Editado por Nicole Bueno
Foto : Alberta Figueirêdo

Apresentar um novo catálogo, seja para as plataformas digitais ou cinema, tem gerado várias expectativas principalmente para os leitores de plantão. Trazer uma adaptação literária pode ser uma oportunidade aos leitores em despertar memórias nostálgicas, às vezes chegando a surpreender. A série de "Bridgerton" é um dos exemplos, para quem já tinha lido os livros de Julia Quinn não esperava que desde os detalhes até a trilha sonora, a série fosse suprir com as expectativas de forma positiva, além de incentivar as pessoas procurarem seus livros depois da adaptação. 

 

Mas, para os leitores, qual o ponto de vista deles sobre essas adaptações? 

Em um bate papo com três leitoras, foram feitas algumas questões acerca desse assunto, além de expandir um pouco sobre algumas de suas obras favoritas. 
 

Foto de Alberta Figueirêdo

Foto de Alberta Figueirêdo

Apresentação de alguns livros que são conhecidos.

FOTO: Alberta Figueirêdo
Ana Heloisa é estudante de Psicologia, ela gosta de ler livros sobre fantasias, o seu interesse pela literatura surgiu na adolescência através dos filmes. Ao pesquisar, percebeu que aquelas histórias eram inspiradas em livros, com isso, foi surgindo a vontade de ler e de conhecer cada vez mais.
 

Heloisa adora a adaptação da Saga Crepúsculo. A série de cinco filmes foi lançada entre 2008 e 2012, ganhou corações de milhares de fãs em todo lugar, e continuou sendo um dos mais procurados nas plataformas de streaming até o ano passado, além de retornar aos cinemas novamente. Para ela, o enredo, personagens, figurinos, situações, e demais aspectos foram fiéis à essência que nos livros descrevem. Na sua visão, só tem uma série que não foi partilhada do mesmo contexto que está no livro, “The Vampire Diaries”. Alteraram algumas coisas e uma delas é a característica da personagem  Elena. Nos livros era loira, na série ela tem cabelo castanho escuro, isso é um dos pontos.” comenta.

 

Muitas vezes a adaptação permite que nos vejamos em uma perspectiva diferente, mesmo depois de lançado ele pode receber críticas negativas ou positivas, e de alguma forma às vezes permanece no topo.  Sobre isso, a estudante de Enfermagem Melka Cristiely acrescenta “Começando pelos filmes de After, eu não sei se acho bom ou ruim mas me prende a história entre os dois! É extremamente tóxico, mas os telespectadores ficam à espera de um final feliz. E eu acho que isso que atrai.”

 

Ao contrário de Heloisa, Melka é apaixonada por livros de romances. No ensino médio ela estava sempre atenta na biblioteca, em especial quando chegava novos livros. Na hora do almoço, de vez em quando um filme na sala de aula com os demais, ou assistindo em seu celular durante o tempo de intervalo. Na sua opinião, “Adaptação em filme é como se confirmasse a nossa imaginação, às vezes é ainda melhor!!! Afinal é a história ganhando vida.” Enfatiza.

 

São tantas adaptações literárias que entraram para sua lista de prediletos que ela menciona alguns exemplos: “Como eu era antes de você, A culpa é das estrelas, A menina que roubava livros…”

 

Um relato de outra leitora sobre sua chegada na literatura, é da estudante de Pedagogia Amanda Sabino. “Desde pequena fui influenciada pelas pessoas ao meu redor, a ler. Sempre tinha revistas e livros na casa das tias e dos vizinhos. A escola também me ajudava, sempre gostei de ir à biblioteca. Foi quando saí do ensino médio, com um bom tempo livre, que comecei a consumir vídeos sobre livros e entrei num universo literário. Hoje amo muito ler para afogar o estresse!” Ressalta.
 

Foto de Amanda Sabino e Alice Sabino

Foto de Amanda Sabino e Alice Sabino

Livros do Harry Potter.

Foto : Amanda Sabino, Alice Sabino

 

Amanda também gosta de livros de romance, ao ser questionada sobre a adaptação que ela mais gostou, ela menciona “As Crônicas de Nárnia", além disso ela conta “Acredito que as adaptações expandem a essência de um livro. Certamente não tem os mesmos detalhes da história, mas alcançam novos públicos e divulgam os escritos. De certa forma, uma adaptação pode perpetuar algo.”

 

Para Amanda, os filmes de “Percy Jackson” foram sinônimo de negação, quando o assunto é adaptação. Não só ela, como também para milhares de fãs. Na visão deles, os filmes apresentaram várias diferenças, desde as mudanças do enredo (alguns chegam a dizer que reescreveram) até o desenvolvimento dos personagens, além das situações fora de contexto e ausência de outros elementos. 

 

Em uma pesquisa breve realizada no meu perfil pessoal do Instagram,  71% concordaram sobre curtir as adaptações literárias, já os outros 21% demonstraram não curtir. No entanto, “Amor e Gelato, Sombras e Ossos, e 365 dias” foram algumas das obras mencionadas na categoria do “Não gostei dessa adaptação”. Porém, “O Diabo Veste Prada, Crepúsculo, A Cinco Passos de Você, Extraordinário, O Senhor dos Anéis” e Harry Potter" foram os mais votados pela aprovação dos adaptados.
 

#Jornalismo #Laboratório de Jornalismo #Faculdade de Jornalismo #Dicas Jornalismo #Lab Dicas Jornalismo #Jornalista + específicas


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »