Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/03/2023 às 13h36min - Atualizada em 15/03/2023 às 13h14min

7 principais motivos para você conhecer Bonito/MS

A região é considerada a capital brasileira do ecoturismo.

Maria Eduarda Ribeiro - Editado por Lara Silva
Fonte: dazacultural.com.br
O município de Bonito encontra-se na Região Centro-Oeste do país, no estado do Mato Grosso do Sul, a 300 km de distância da capital Campo Grande. A região é conhecida pelo seu ecoturismo. Com rios de água cristalina e transparente, é um destino ideal para quem busca contato com a natureza e atividades ao ar livre.
 
Bonito está localizado próximo ao Pantanal e possui uma vegetação de transição com áreas de Mata Atlântica e do Cerrado. Todas as atividades feitas na cidade são na companhia de um guia turístico para conhecer melhor a fauna e flora locais. Além disso, o turismo local incentiva a preservação da região, por isso Bonito-MS é considerada a capital brasileira do ecoturismo.
  
Veja os principais motivos para conhecer Bonito:
 
 
01. Rios de águas cristalinas
 

A região é famosa por ter os rios mais transparente do mundo. O Rio Sucuri foi eleito muitas vezes o mais cristalino do Brasil. Essa transparência é devido ao esforço de preservação da natureza local e da alta concentração de calcário que calcifica os sólidos, deixando-os mais pesados e se concentrando nos fundos dos rios. Assim, as águas ficam cristalinas. Não é aconselhado o seu consumo. Para conhecer mais a beleza dessas águas, as atividades como mergulho e flutuação são as melhores opções.




02. Grutas fascinantes
 
Bonito/MS abriga as grutas mais fascinantes do Brasil. As cavernas milenares repletas de formação rochosas únicas, como cones, estalactites e estalagmites. Além de lagos cristalinos devido à incidência do sol. As atividades mais comuns são flutuação, mergulho e passeio de barco. A gruta do Lago Azul, do Mimoso, Gruta Catedral (antiga São Mateus) e Gruta de São Miguel, são as principais da região.
 



03. Belíssimas Cachoeiras
 
As cachoeiras mais lindas do Mato Grosso do Sul ficam em Bonito. Para conhecer, é preciso realizar trilhas com diferentes níveis de dificuldade. Esse passeio te deixa mais perto da fauna e flora da região. Os principais atrativos são: Parque das Cachoeiras, Serra da Bodoquena, Ceita Corê, Estância Mimosa, Rio do Peixe e Boca da Onça, a cachoeira mais linda do Estado, com 156 metros de altura e uma queda d'água fascinante.




04. Culinária regional
 

A culinária da região é muito rica. Tem influência do Pantanal, de outras regiões do Brasil e de países vizinhos. A gastronomia local inclui peixes, carnes, arroz carreteiro, feijão tropeiro, sopa pantaneira, café quebra torto e até pratos exóticos, como carne de jacaré. Há também a cachaça TABOA e o Tereré, bebida gelada feita a partir da erva-mate.



05. Segurança
 
Além das belas cachoeiras, rios cristalinos e grutas fascinantes, Bonito é considerado um dos destinos mais seguros do mundo. O município conta com o Sistema de Gestão de Segunda (SGS), desde 2014, nos seus principais atrativos. O sistema mostra situações que envolve riscos ou necessidade de melhoria e antecipa a ocorrência de eventos indesejados. A cidade conta também com os selos Safe Travel, turismo Responsável e Bonito Seguro. Eles garantem que todos os atrativos cumprem com os protocolos exigidos para a segurança dos turistas.
 
Recentemente, a Prefeitura de Bonito (MS) decretou emergência após fortes temporais. 10 atrativos ficaram fechados devido ao aumento do nível de alguns rios da região. No dia 9 de março, a secretaria municipal informou que algumas atividades turísticas na cidade já foram normalizadas, outras precisam passar por manutenção antes de retornar.
 
06. Ecoturismo
 
Considerado o melhor destino de ecoturismo no Brasil, a cidade de Bonito se destaca pelo grande esforço de preservação do meio ambiente. Não é à toa que é conhecida como capital brasileira do ecoturismo, que consiste na conservação e sustentabilidade, utilizando recursos naturais e culturais. Tudo isso de maneira sustentável para proporcionar serviços de qualidade aos viajantes.
 



07. Passeios de Aventura



Há passeios para todas as idades. Cachoeiras, flutuação, mergulho, balneários e grutas. Além de passeios de aventuras, como trilha, arvorismo, quadriciclo, rapel, tirolesas e atividades na água, boia cross e passeio de bote. Todos os passeios e atividades são seguros e acompanhados de guias.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »