Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/03/2023 às 18h34min - Atualizada em 17/03/2023 às 18h28min

Conheça três livrarias e uma biblioteca incrível na China

Sabrina Roza - Editado por Lara Silva

A China é um país riquíssimo em cultura, tradição e coisas diferentes e algo bem inusitado no país é a sua arquitetura que transita entre o tradicional e o moderno. Há partes do país em que parecemos estar em um filme medieval e em outras cidades o país respira modernidade. E foi fazendo pesquisas sobre a China que encontramos bibliotecas e livrarias super modernas e com uma arquitetura incrível. Continue lendo para descobrir esses lugares incríveis.

 

 Binhai Library

 

Foto: Binhai Library. Reprodução: Archdaily.

 

Localizada na cidade de Tianjin é uma atração cultural de Binhai e foi construída em 2017 pelos MVRDV, Tianjin Urban Planning e Design Institute. O local possui uma área total de 33700 m² e seu auditório tem o formato esférico com enormes estantes em formato de cascata. Além disso, as estantes onduladas presentes no espaço criam escadas, assentos, tetos em camadas e a fachada.
 

O espaço conta com 1,2 milhões de livros e foi encomendado pelo município de Binhai. A biblioteca faz parte de um projeto que conta com outros edifícios de cunho cultural ao redor e é um programa público para armazenamento de livros e outros arquivos. As pessoas podem acessar várias áreas que contam com livros para crianças, idosos, salas de leitura, áudio e informática, além de escritórios para reuniões e dois pátios na cobertura.
 

A Binhai Library é considerada uma das construções mais rápidas e demorou cerca de 3 anos desde o projeto, execução até a finalização da obra. Para muitos ela é considerada a biblioteca mais bonita da China. A biblioteca foi construída a partir da eficiência energética da China Green Star, que consistiu em diminuir o gasto de energia para produzir mais produto, com isso a construção alcançou o status de duas estrelas.
 

Foto: Binhai Library. Reprodução: Archdaily.

 

Shenzhen Zhongshuge
 

Foto:Shenzhen Zhongshuge. Reprodução: Archdaily.

 

É uma livraria em Shenzhen, na província de Guangdong, na China, construída em 2021. O local possui uma arquitetura pra lá de original com uma escada em espiral que vista de outro ângulo assemelha-se a uma montanha russa. O projeto foi feito por um famoso escritório de arquitetura chamado X+Living que possui outras obras suntuosas. O design da livraria foi inspirado em uma obra do artista Anish Kapoor vencedor do prêmio Turner, que fez o monumento Cloud Gate em Chicago nos Estados Unidos. A gigantesca escada projetada parece desafiar a gravidade para quem a olha, além de conter diversos espaços como uma área de conceito localizada na esquina do edifício com uma enorme fachada de vidro que divide o interior e o exterior promovendo a percepção da amplitude.


Além disso, há uma área de literatura infantil, espaço para conferências e fóruns. Os corrimãos da escada são em forma de ponteiro de relógio para mostrar a relação do tempo em que foi construída além de fazer alusão de que o tempo avança em ritmo acelerado. Com a famosa frase do escritor Gorky, que disse uma vez: "Os livros são a escada do progresso humano." Os designers do projeto integraram o simbolismo da escada a obra e criaram um local de conhecimento.

 

                        Foto:Shenzhen Zhongshuge. Reprodução: Archdaily.

 

Chongqing Bookstore 

                Foto:Chongqing Bookstore. Reprodução: Archdaily.

 

Localizada em Chongqing, China Chongqing Bookstore, também foi projetada pelo escritório X+Living, possui uma área de 1300 m² e foi construída em 2019. A livraria está localizada no 3º e 4º andar do Zodi Plaza e recebe os visitantes com uma fachada de vidro coberta com textos. Quando se está dentro, as prateleiras têm o formato de abajur espalhadas por todo o saguão marrom escuro. A sensação que se quis passar a cada visitante é de se estar em uma sala privada de leitura com as luzes quentes dos abajures.

As estantes refletem no piso que forma um túnel e convida o leitor a segui-lo. No 4° andar é possível que os visitantes tomem um delicioso café e se sentem em mesas disponíveis pelo local, além de poderem se encontrar com amigos. Essa é a proposta da livraria, eles não somente querem que os clientes leiam mas que possam passar bons momentos dentro dela.
 

           Foto:Café dentro da livraria Chongqing Bookstore. Reprodução: Archdaily.

 

                          Foto:Espaços em formato de abajur. Reprodução: Archdaily.

 

Yangzhou Zhongshuge

                                     Foto:Yangzhou Zhongshuge. Reprodução: Archdaily.

 

É uma livraria projetada pelo arquiteto Li Xiang em 2016 e possui 1000m² e é uma das livrarias mais incríveis por sua arquitetura. Ao passar pela porta da frente, vemos um longo saguão que usa o conceito de ponte e arco. As estantes de livros se encontram dos dois lados assim que o leitor entra, o chão é todo espelhado para dar a impressão que se está entrando em um rio. O arquiteto utilizou os arcos para conectar todo o espaço, além disso a iluminação dá um tom de mistério ao local que faz com que o visitante se sinta em um ambiente tranquilo.
 

O espaço infantil conta com diversas prateleiras coloridas em formato de brinquedos desmontáveis, desse modo assim que as crianças entrarem no espaço podem se sentir como se estivessem em um desenho animado.
 

          Foto:Yangzhou Zhongshuge por dentro. Reprodução: Archdaily.

 

                                       Foto:Yangzhou Zhongshuge por fora. Reprodução: Archdaily.
 

Espero que vocês tenham ficado encantados com esses locais incríveis, não deixe de conferir o post se for visitar alguma das livrarias. Até a próxima viagem!


REFERÊNCIAS:

 

Archello. Disponível em: https://archello.com/project/shenzhen-zhongshuge. Acesso em: 11 de março de 2023.

 

Archdaily. Disponível em : https://www.archdaily.com.br/br/883078/biblioteca-tianjin-binhai-mvrdv-plus-tianjin-urban-planning-and-design-institute . Acesso em: 11 de março de 2023.

 

Study in China. Disponível em: https://www.studyinchina.com.my/web/page/top-10-beautiful-campus-libraries-in-china/. Acesso em 11 de março de 2023.

 

Tripsavvy. Disponível em: https://www.tripsavvy.com/most-beautiful-libraries-in-the-world-4869088. Acesso em 11 de março de 2023.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »