Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/03/2023 às 16h27min - Atualizada em 23/03/2023 às 15h46min

'Felicidade por um fio' representa mais que uma transição

Uma mudança capilar foi o pontapé inicial para uma transformação de mentalidade e do modo de viver.

Sofia Gunes - Revisado por Danielle Carvalho
Filme retrata a mudança na vida de Violet (Foto:Divulgação/Netflix)

Felicidade por um fio é um filme estreado em 2018 que aborda uma temática que segue em pauta até hoje. Dirigido por Haifaa al-Mansour, a primeira cineasta mulher da Arábia Saudita, o longa traz como protagonista Violet Jones, interpretada por Sanaa Lathan, e conta a história de uma publicitária bem sucedida e perfeccionista que cresceu sendo ensinada a alisar o cabelo para ser perfeita. Essa pressão a fez crescer com o cabelo alisado sendo o centro da sua vida. A história aborda questões como a autoestima feminina, padrões de beleza e amor próprio, temas que são muito debatidos atualmente, principalmente neste mês da mulher.

A trama é dividida em capítulos, que fazem referência as fases do cabelo e da vida de Violet. No início do filme vemos uma cena de flashback mostrando uma situação da infância de Violet em que a mãe a proíbe de entrar na piscina, para que o seu cabelo permaneça liso e perfeito. Porém, como uma criança comum, Violet quer se divertir e pula na piscina mesmo sem a aprovação da mãe. Quando seu cabelo é molhado e volta a ser cacheado Violet é ridicularizada pelas outras crianças. A mãe a retira da piscina, reclamando, e a leva embora para alisar os cabelos
 novamente. Assim, Violet cresce com a ideia de que precisa ser perfeita em tudo: no trabalho, na família e no relacionamento, acreditando ser a única forma de alcançar a felicidade.

A transição

A protagonista não contava que esse perfeccionismo seria o pontapé para uma mudança na sua vida. Após uma frustração com o namorado, Violet termina o relacionamento e seu rendimento no trabalho cai. Decepcionada amorosamente e profissionalmente, em um momento de desespero, Violet raspa seu cabelo. Esse ato marca o início de uma nova fase na vida da personagem, que se descobre e entende o papel do cabelo na sua vida.




Ao decorrer do filme, Violet conhece o cabeleleiro Will (Lyriq Bent) e sua filha Zoey (Daria Johns). Will tem o lema de mudar o mundo “uma cabeça de cada vez”, fazendo referência ao cabelo. Ele produz cosméticos naturais e luta contra a pressão que a industria faz para que mulheres com cabelos crespos e cacheados alisem quimicamente os fios. Will cria sua filha a ensinando a amar e aceitar o seu cabelo crespo, o que leva Violet a perceber a força daquela pequena garota em assumir e gostar dos seus cabelos naturais. Com essa convivência, a protagonista também se questiona e reflete sobre como a sua criação influenciou na forma como ela lida com o cabelo.



Felicidade por um fio levanta uma reflexão sobre a maneira como a sociedade trata pessoas com cabelos cacheados e crespos. Aborda questões como machismo e racismo, além de questionar os padrões de beleza impostos para as mulheres. As influencias também são apontadas a todo tempo, sejam elas familiares, como a mãe de Violet reprimindo o cabelo crespo desde a infância da personagem, ou as midiáticas, como as propagandas que exaltam apenas mulheres de cabelos lisos e de um determinado padrão como atraentes. O filme nos leva a refletir sobre como podemos mudar essas influencias, tornando-as positivas.

A partir dessa reconciliação com o seu cabelo, Violet percebe que ela teve tempo para conhecer a si mesma. Sem a necessidade de se preocupar com a perfeição, a personagem entende que ela é mais do que apenas um cabelo perfeito e isso ajuda a se entender como mulher.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
"_self" id="publicidade12" > Lab Dicas Jornalismo Publicidade 300x70