Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/04/2023 às 20h16min - Atualizada em 31/03/2023 às 08h49min

Fãs colecionadores e o amor ao universo geek

Tamyres Sbrile - Editado por Ana Terra
Coleção de Stefany, Vitor e Rafael

O universo de quem é fã de alguma franquia, desenho ou personalidade é muito diferente das pessoas que vivem amarguradas e sem amor por algo "maior".
 

Alguns fãs fazem loucuras pelos ídolos, como dormir na rua para comprar ingresso para o show, dívidas para comprar um item de lançamento, ou até criam a própria coleção particular. Segundo especialistas, o amor de fã está intrisicamente relacionado à dopamina, hormônio do bem-estar e prazer. Por isso, o sentimento pode ser considerado bom, desde que não vire um vício que atrapalhe a pessoa a viver. Foi por esse amor e reação química que Stefany, Vitor e Rafael começaram suas coleções particulares de itens relacionados aos ídolos. 

 

Star Wars 

Stefany Lisboa, 34, começou sua coleção de objetos do Star Wars em 2011 por causa do ex-marido dela que também era fã. “Ele falava ‘criei um monstro' de Star Wars", brinca ela. Além disso, a dica da engenheira de energia é que as pessoas assistam aos episódios na ordem que, de fato, tudo aconteceu. Os episódios são IV, V,VI e I, II e III.
 

E foi a partir daí, que todo lugar que Stefany ia, ela comprava algum item do Star Wars, inclusive em lojas de brinquedos infantis. Ela se recorda que o primeiro objeto da coleção foi um boneco do Darth Vader de plástico. 

 

Como todo fã, Stefany também tem seu filme favorito. “É episódio V - O império contra ataca ou The Empire Strikes Back . A cena emblemática do Vader falando que é o pai dele com certeza é a minha favorita”, explica a engenheira. 

 

No universo intergalático de Star Wars possibilita que os fãs viagem para outros universos, saiam da realidade e curtam as experiências que George Lucas criou. Com alguns lançamentos mais recentes, algumas pessoas não gostaram da continuação e produção dos filmes, mas Stefany garante que mesmo não aprovando, os fãs vão assistir.
 

Com o último episódio da Saga Skywalker no Episódio IX e das duas temporadas de The Mandalorian, a franquia Star Wars lançou outros filmes em 2021, como The Book of Boba Fett e Star Wars: Visions (2021), Star Wars: Hunters (2021) e Obi-Wan Kenobi (2022) são alguns exemplos. 

 

A marca que agora faz parte da Disney ainda tem muitos lançamentos para este ano e futuramente e os fãs podem acompanhar tudo pelo Disney+, que contém todos os filmes, séries e produções que envolvam a marca. 

 

Stefany possui mais de 3.000 itens, “contando com tatuagem, autógrafos, roupas, bonecos, utensílios de casa e tô querendo comprar os lançamentos de eletrodomésticos que vão sair no Brasil em maio”, revela ela. 

 

Ela ainda conta um episódio engraçado que vivenciou na alfândega dos Estados Unidos. “Encontraram a parte de baixo do sabre do Darth Vader na minha mochila de mão e não acreditaram que aquilo era meu, muito menos um sabre de luz, mas no final deu tudo certo e consegui trazer meu sabre pra casa”, explica.


Pokémon 

O professor e designer Vitor Tatsumi, 25,  também tem uma paixão, mas a dele é mais animalesca, com poderes e dois irmãos gêmeos como vilões. 

 

O amor por Pokémon começou desde a infância, com revistas, fantasias e o próprio desenho. Como pokémon é de 1995, meio que estourou bem na mesma época em que eu estava nascendo, então quase toda criança da época foi bombardeada com esses personagens fofinhos”, relembrou ele. 

 

O pokémon é um "monstro de bolso", na tradução literal. Os jogos do gênero RPG da franquia foram criados em 1996, por Satoshi Tajiri.

 

Vitor faz coleção de cartas de Pokémon e a primeira que ele comprou foi do personagem  Lunala-GX. Ele não sabe quantas cartas possui ao todo, mas garante que não se importa com isso. “Pra mim não interessa muito quantidade, mas sim a qualidade e valor individual de cada”, explica. 

 

O valor dessas cartas é caro, e o professor sabe que precisa se organizar para poder manter o vício. “Pretendo comprar mais sim, enquanto eu tiver condições de sustentar este vício, o farei”, ainda acrescenta que "como não é um hobby muito barato, é de extrema importância se organizar e fazer uma reserva para esse tipo de coisa”, exclama. 

 

Vitor guarda as cartas em uma pasta de plástico e cada uma delas tem seu próprio saquinho. “As minhas cartas são guardadas em shields (são capinhas de plástico para as cartas para impedir que sejam danificadas) e depois são guardadas na pasta. Para colecionadores mais extremos, existe uma segunda proteção que se chama "toploader" que seria uma proteção de plástico mais duro e resistente”

 

Alguns colecionadores e fãs possuem regras e instruções para poder ver e até tocar nas coleções e com o Vitor não é diferente. “Pode ver contanto que não danifique, que seja sutil ao tocar na pasta e nas folhas da pasta, não remover nenhuma carta da pasta, não remover cartas do shield”, explica ele.

Funkos

O administrador Rafael Mapelli, 26, sempre gostou de colecionar coisas, desde jogos de videogame, brindes do McDonalds, cartinhas etc. Foi através da internet que ele descobriu outro item que poderia colecionar; os funkos pops

 

Os funkos pops são bonecos de vinil em miniatura, de personagens de filmes, séries e animações.  A  Funko, inicialmente, foi criada para ser uma empresa de bobbleheads, que são aqueles bonecos que a cabeça fica mexendo. Fundada em 1998 por Mike Becker em sua casa e vendida em 2005, para o seu atual CEO, Brian Mariotti, que expandiu significativamente as linhas de produtos licenciados da empresa.

 

Rafael começou sua coleção em 2015, quando as miniaturas ainda nem tinham chegado ao Brasil. “Foi o Dancing Groot de Guardiões da Galáxia – eu tinha adorado o filme e sabia que esse era o primeiro que eu queria comprar, na época não era fácil de encontrar no Brasil então a maioria dos pops que eu tenho dessa época são importados”, conta ele. 

 

Com 25 funkos atualmente, o administrador pretende ampliar sua coleção, mas agora o foco é diferente, pois Rafael deseja comprar os superzided, que são os bonecos maiores. “Me agradam mais, porém o custo deles é mais alto e isso me faz ter que planejar e garimpar as promoções”, contou.

 

Além de ficar atento às promoções, Rafael também negocia através das redes sociais, como plataformas de venda e troca (mercado livre, enjoei, grupo do facebook).

 

Seus bonecos favoritos são: o Treebeard (Barbárvore) de o Senhor dos Anéis e o Baymax de Operação Big Hero, “são os meus filmes favoritos e os pops são muito legais”, falou. 

 

O administrador deixa sua coleção de bonecos exposta em prateleiras de vidro e espalhadas nas estantes, juntamente com a coleção de tênis. Sim, Rafael também coleciona tênis. “Uma coleção complementa a outra”, explica. 

REFERÊNCIAS:
Conheça o maior colecionador de Funko Pop (de acordo com o Guinness Book 2021, o livro dos recordes). Explorers Club, 2021. disponível em: Conheça o maior colecionador de Funko Pop (de acordo com o Guinness Book 2021, o livro dos recordes) - Explorers Club Toys
Acessado em 03 de abril de 2023.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »