Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/04/2023 às 11h37min - Atualizada em 02/04/2023 às 11h18min

A tradição como forma de preservação da cultura brasileira

Sofia Gunes - Revisado por Danielle Carvalho
Diferentes símbolos da cultura Brasileira formam o nosso país. (Foto: Reprodução/Simples Business & Design)

O povo brasileiro é conhecido mundo afora pela sua alegria e receptividade, mas nossas características como nação são diversas e vão muito além disso. Apesar de parecer simples, o conceito de cultura já foi motivo de muito debate para os antropólogos, que se debruçam em estudar povos e sociedades. Neste artigo trataremos de cultura segundo o conceito desenvolvido pelo antropólogo britânico Edward Burnett Tylor, que define cultura como “um conjunto complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade”.
 
A cultura brasileira foi formada com influencia de diferentes povos, principalmente indígenas, portugueses e africanos, que trouxeram alguns dos seus costumes para o solo brasileiro. Mesmo que tenha surgido séculos atrás, a cultura brasileira continua existindo até hoje, e isso só é possível devido as tradições e a perpetuação das mesmas. As tradições revelam modos de viver de um povo e carregam características de quem as realiza.  Se essas tradições forem esquecidas e deixadas de lado, a cultura e a forma de viver da sociedade também serão. São as manifestações culturais, a língua, as danças e as comidas que mantêm uma cultura viva.  
 
Para que uma nação possa preservar a sua cultura é necessário primeiro ela conheça essa cultura em que está inserida. Por ser algo intrínseco, muitas vezes os hábitos culturais passam de forma imperceptível.
 
Algumas manifestações culturais
 
Existem muitas maneiras de manifestar a cultura no nosso país que, por ser o quinto maior do planeta, possui algumas características diferentes entre seus estados e regiões. A culinária é uma das vertentes na qual a cultura se materializa. Muito mais do que apenas uma “comida típica”, os alimentos preparados em determinada sociedade possuem técnicas e rituais de preparo únicos. Até mesmo os nomes dos pratos são relacionados com a cultura local, como o arroz carreteiro, que leva esse nome por ter surgido com o carreteiros que atravessavam o Brasil em carretas puxadas por bois.

Outro exemplo de tradição culinária é a comemoração de São Cosme e Damião, que acontece no mês de setembro na Bahia, onde além de preparar o caruru existe toda uma preparação e para comer o prato. Essas tradições precisam ser perpetuadas para que, no futuro,os brasileiros ainda se lembrem das suas origens e continuem celebrando a sua cultura.


 
 As danças também revelam muito sobre a sociedade em que são efetuadas. As danças podem remeter a aspectos religiosos, a comemorações e também a expressões artísticas. O Frevo é um exemplo de dança importante para a cultura brasileira. Originária do estado de Pernambuco, a dança entrou em 2012 na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, da Unesco.


 
 O São João, típico do Nordeste, é uma tradição que engloba diferentes manifestações culturais. O hábito de fazer fogueiras, enfeitar a casa com bandeirolas coloridas e soltar fogos marcam o mês de junho. Na cozinha, o milho é a estrela da festa e com ele são produzidos bolos, mingau, pamonha, canjica e entre outros pratos típicos do período junino. As quadrilhas também são tradicionais da festa de São João e as mais famosas atravessam gerações com suas apresentações.


 
Apesar de muito esperada, a festa junina vem perdendo o real sentido para os mais jovens. Em vez de montar fogueiras e preparar pratos típicos, a maior parte da geração atual prefere apenas aproveitar os shows promovidos no mês junino, esquecendo dos verdadeiros costumes da comemoração.


 
Como preservar

 
Apesar da diversidade de manifestações culturais no nosso país, para que a essência brasileira continue existindo, é necessária uma preocupação com a preservação desses costumes.
 
Uma forma de perpetuar as tradições é por meio dos registros fotográficos, escritos, audiovisuais, entre outros, que permitem a visualização dos fatos de forma atemporal. Mas além de apenas ver, é preciso que o interesse pela tradição também seja transmitido. Atualmente, com um mundo cada vez mais conectado, as festas tradicionais têm deixado de ser interessantes para os jovens, que preferem apenas assistir a shows em detrimento de participar efetivamente de alguma festa tradicional.
 
Por isso, é importante que, cada vez mais, exista um incentivo para que mais jovens participem e valorizem essas manifestações culturais. As cidades do interior, palco de muitas dessas tradições, precisam se esforçar em promover eventos que interessem toda a população, envolvendo pessoas de diferentes faixas etárias, para que assim as tradições sejam vistas e replicadas por muitas gerações que ainda estão por vir.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »