Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/07/2019 às 19h47min - Atualizada em 22/07/2019 às 19h47min

Entenda o que faz um embaixador e como suas ações podem repercutir na vida do cidadão

Alivaci Costa - Editado por Naryelle Keyse
Imagem: Paola De Orte/Agência Brasil

No último dia 11 de julho, o Presidente Jair Bolsonaro surpreendeu o povo brasileiro com a notícia de que pretende nomear o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), seu filho, ao posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Em resumo, a principal atribuição do cargo é representar e promover os interesses do Brasil no plano internacional, além de fortalecer os laços de cooperação e oferecer assistência aos brasileiros que vivem nos Estados Unidos 

O anuncio rapidamente virou notícia nos meios de comunicação, dividindo opiniões de autoridades e provocando dúvidas na população. Tanto quanto ao papel de um embaixador como na capacidade do filho do Presidente em assumir a função. Segundo Rafaela Câmara, Professora de direito internacional, o embaixador precisa saber lidar com situações delicadas e ter muito cuidado com cada atitude. “Por ser chefe da missão diplomática de um país, as ações daquele representante refletem em toda nação ou postura de um país. Caso alguma atitude errada seja cometida, ela efetivamente pode prejudicar as relações entre os países”, explica Rafaela.  

Existem duas maneiras de se tornar um representante brasileiro numa missão diplomática, como embaixador ou diplomata. Porém, é importante não confundir as funções. “Diplomata é o servidor público aprovado no concurso do Instituto Rio Branco. Embaixador é o título conferido ao Chefe de uma Missão Diplomática,” diz Rafaela.  

Por essa razão, a função de embaixador é de conotação e indicação política, cabe ao Presidente da República indicar embaixadoresqualquer cidadão pode ser designado. Porém, o indicado precisa ser sabatinado pelo Senado, bem como ser aceito pelo país onde está sediada a missão 

Segundo os especialistas, o Brasil teve até o momento uma diplomacia exemplar no cenário internacional, mantendo-se admirado pelos outros países por sua coerência perante a comunidade internacional e respeito aos compromissos firmados. O que mais preocupa neste momento é que alguém que não esteja tão bem preparado para essa missão acabe por dificultar as relações do país, não só junto aos Estados Unidos, mas também em todo senário internacional.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »