Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/04/2023 às 17h49min - Atualizada em 05/04/2023 às 17h31min

Polêmica do campeonato de 2008 da F1 volta à tona com declarações de Bernie Ecclestone e Felipe Massa

Ainda em busca de justiça, Massa reacende discussão sobre o resultado final do campeonato decidido por apenas um ponto de diferença e revela que Bernie Ecclestone sabia do escândalo que prejudicou sua vitória na época

Giovanna Oriani - labdicasjornalismo.com
Felipe Massa (esq.) e Hamilton se cumprimentando após o GP do Brasil em 2008. Foto: Divulgação/Fórmula 1

Ao relembrar a temporada de 2008 da Fórmula 1, é difícil não sentir a emoção e a tensão daquele campeonato decidido por apenas um ponto de diferença. Para os brasileiros, a decepção foi grande ao ver Felipe Massa, representante nacional na categoria, ficar com o vice-campeonato em uma disputa que até hoje é lembrada como uma das mais emocionantes da história. E agora, anos depois, o assunto volta à tona com as recentes declarações do ex-dono da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, e as palavras de Felipe Massa em uma entrevista à CNN. O piloto, que sempre afirmou ter sido prejudicado naquela corrida decisiva, diz agora que só espera justiça.



 

A polêmica começa no GP de Singapura, quando o piloto da equipe Renault, Nelson Piquet Jr., havia recebido ordens da equipe para bater propositalmente na parede em uma determinada curva da pista. O acidente acabou causando a entrada do safety car na pista. Massa, que liderava a prova, acabou sendo desfavorecido enquanto o espanhol Fernando Alonso, acabou vencendo a prova. Anos depois, a equipe Renault foi punida pela FIA e Nelson Piquet Jr. confessou que havia recebido ordens para bater propositalmente na parede. Os pontos que Massa perdeu, fizeram falta no final do campeonato no GP do Brasil.

“Decidimos não fazer nada, queríamos proteger a F1 e salvá-la de um escândalo. Havia uma regra que dizia que a posição de um campeão mundial era intocável após a cerimônia de premiação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Assim, Hamilton recebeu a taça e tudo ficou bem. Mas tínhamos informações suficientes naquele momento para investigar o assunto. Segundo o regulamento, devíamos ter anulado a corrida em Singapura por essas condições.” Disse Bernie Eccleston em uma entrevista revivendo a polêmica. 


Na última corrida do campeonato, o GP do Brasil, Massa precisava vencer a corrida e torcer para que Lewis Hamilton ficasse em no máximo sexto lugar. A chuva intensa deixou a pista de Interlagos ainda mais traiçoeira. Naquele momento, Felipe Massa liderava a corrida, mas precisava vencer para conquistar o título mundial, já que Hamilton, seu principal adversário na disputa, estava em sexto lugar e precisava chegar em quinto para levar o campeonato. 

Foi então que, na última curva da última volta, Hamilton ultrapassou o alemão Timo Glock e conseguiu garantir o quinto lugar que precisava para conquistar o título por apenas um ponto de diferença para Massa. A torcida brasileira ficou em silêncio, incrédula com o que acabara de acontecer, enquanto Hamilton comemorava o título ainda no carro, sem ter certeza do que estava acontecendo.



 

Felipe Massa, por sua vez, nunca escondeu sua frustração com a situação e sempre afirmou que considera injusta a perda do campeonato naquela temporada. Em entrevistas recentes, ele voltou a falar sobre o assunto e disse que só quer a justiça, mas reconheceu não haver muito o que possa ser feito no momento, já que o caso ocorreu há mais de uma década.

“Depois de 15 anos, nós ouvimos que o — antigo — dono da categoria fala que soube em 2008, junto ao o presidente da FIA, e eles não fizeram nada para não sujar o nome da F1. Isso é muito triste. Você sabe que uma coisa foi roubada, o resultado dessa corrida era para ser cancelado e eu teria um título. No final, quem mais saiu perdendo com esse resultado fui eu. Estamos indo atrás para entender tudo isso” afirmou Massa.


Assim, a polêmica em torno do Campeonato de 2008 da Fórmula 1 ainda persiste e continua a gerar discussões acaloradas no mundo do automobilismo. As recentes declarações de Bernie Ecclestone e de Felipe Massa reabriram as feridas de um evento que, para muitos brasileiros, é considerado uma das maiores injustiças da história da Fórmula 1. Embora o tempo tenha passado e a decisão final tenha sido tomada na pista, a questão permanece: será que Massa deveria ter ganho aquele campeonato?


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »