Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/04/2023 às 20h38min - Atualizada em 05/04/2023 às 20h17min

Turismo religioso: São João del Rei atrai visitantes na Semana Santa

A cidade mineira é uma excelente opção para quem deseja conhecer sobre a história do Brasil e as tradições religiosa

Maria Clara Cabral - Editado por Karen Sousa
Fonte: Arquivo Atitude Cultural Reprodução: São João del-Rei Transpente

Uma das cidades mais conhecidas e visitadas dentro da Estrada Real é São João del Rei, em Minas Gerais. A rota turística atravessa três estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com 90% dos municípios dentro do estado mineiro. Com mais de 1.600 km de extensão, esse era o caminho utilizado pelos portugueses para levar o ouro extraído até as embarcações.

 

A cidade foi fundada no início dos anos 1700 e com mais de 300 anos, ela conserva grande e importante parte da história do Brasil colonial e escravocrata. O município é repleto de construções e vias históricas da época monárquica, e com uma arquitetura não somente barroca, mas também relacionada à economia da época.

 

Quem procura conhecer a Minas Gerais do século XVIII só precisa entrar em alguma das várias igrejas católicas centenárias de São João del Rei. As mais populares são a Igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Nossa Senhora do Pilar. Por conta da forte influência católica dos portugueses, a cidade começou e manteve a realização de festas tradicionais para o catolicismo, como a Semana Santa. Hoje, as celebrações são reconhecidas no Brasil e até mesmo no mundo, e a cidade é considerada um local propício para turismo religioso.

 

Algumas das celebrações mais tradicionais são: Ofício de Trevas, celebrado na quarta-feira santa, Matinas, na sexta-feira, e Laudes, no sábado. Há também outros momentos, como o Descendimento da Cruz, a Procissão do Encontro e do Enterro e a confecção dos imponentes tapetes de rua.

 

Alessandra e Aline Cabral, mãe e filha, viajam sempre na Semana Santa para São João del Rei por terem familiares e para aproveitarem as festividades do feriado. Elas afirmam que as celebrações na cidade não atrapalham o deslocamento dos moradores, pois ocorrem somente uma vez ao ano e eles já estão acostumados, além de gostarem desse momento, sendo uma data importante para os habitantes.

 

Mesmo com o aumento de turistas, Alessandra e Aline aconselham viajar para a cidade durante a Semana Santa, pois é o melhor período para conhecer toda a parte histórica e religiosa do município, considderando que todas as igrejas ficam abertas e enfeitadas no feriado.

 

E para fugir da parte religiosa, elas indicam um outro passeio para aproveitar a estadia, a Maria Fumaça, a mais antiga do Brasil em funcionamento. O trem faz o percurso de 40 minutos entre as cidades históricas São João del Rei e Tiradentes. Durante o trajeto, o turista passa por locais importantes para a história mineira e brasileira.

 

Agora, se você pretende viajar para a região na Semana Santa e procura mais um tipo de passeio, vale uma dica: gastronomia. A cidade é repleta de restaurantes que contam a história do Ciclo de Ouro, da escravidão e da monarquia por meio dos pratos com influência das culturas que formaram o local, como as portuguesas, africanas e indígenas.
 

Referências:
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »