Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/04/2023 às 10h32min - Atualizada em 10/04/2023 às 10h22min

Marcelo e Cano brilham, e Fluminense é campeão carioca

Tricolor faz campanha justa e consegue reverter o placar desfavorável para premiar o ótimo momento

Daniel Godoy - Editado por: Alan Martins
Fluminense conquista o bicampeonato carioca (Foto: Celso Pupo/ Agência O Globo)
O Fluminense é campeão carioca após golear a equipe do Flamengo pelo placar de 4x1. Os gols do tricolor foram marcados por Cano (2x), Marcelo e o meia Alexsander fechou a conta. Nos acréscimos, o lateral Ayrton Lucas fez o gol de honra do rubro-negro, mas já era tarde demais. Com a vitória, o time das Laranjeiras chegou à marca de 33 títulos, quatro a menos em relação ao Flamengo, que possui 37.

Flamengo e Fluminense disputaram as últimas quatro finais de Campeonato Carioca. O clube da Gávea levou a melhor em 2020 e 2021. Já o tricolor venceu em 2022 e 2023.
O artilheiro do Campeonato Carioca foi o atacante Germán Cano, com 16 gols. Além disso, já é o quinto maior goleador gringo da história do tricolor, tendo colocado 59 bolas na rede.
Um dos grandes destaques da partida foi o lateral Marcelo. No segundo jogo após o retorno, marcou o primeiro gol dele depois de voltar a defender as cores do clube de Xerém. Além disso, ele tomou conta do meio de campo e deixou a defesa rubro-negra totalmente perdida.
Com a derrota, o técnico Vítor Pereira está cada vez mais pressionado e é provável que seja demitido. Desde quando chegou, o Flamengo coleciona fracassos. Perdeu a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul Americana, ficou em terceiro lugar no Mundial de Clubes e agora perdeu a final do Campeonato Carioca após vencer o jogo de ida por 2x0.
Depois de treinar equipes como Audax-SP, Athletico-PR, Fluminese (2019), São Paulo e Vasco, finalmente o técnico Fernando Diniz conquista um título de relevância na carreira. Desde quando retornou, o Fluminense desempenha um ótimo futebol e mostra que pode conseguir grandes frutos no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.


1º TEMPO
O técnico Vítor Pereira optou por segurar o resultado e colocar o time no esquema 3-4-3, buscando explorar os contra-ataques. Entretanto, o Flamengo não tinha nenhum atacante de velocidade e essa estratégia deu muito errado. Desde os primeiros minutos, o Fluminense foi em busca de reverter o placar. Aos nove, Cano recebeu na intermediária e o goleiro Santos defendeu.
No lance seguinte, Alexsander recebeu de Marcelo e, na finalização, acertou a trave. O gol do Fluminense ficava cada vez mais maduro. A única coisa que faltava era capricho nas finalizações. Aos 26, Marcelo recebeu na ponta direita, passou pela defesa adversária e marcou um golaço, sem chances de defesa para Santos. Este resultado ainda dava o título para o Flamengo, porém a equipe tricolor estava bem confiante.
Cinco minutos depois, em contra-ataque, Ganso deu um belo passe para Cano e o argentino bateu de primeira, no cantinho e deixou tudo igual no placar agregado. Este resultado levava a decisão para os pênaltis, mas o Fluminense estava com vontade de resolver no tempo normal. Do outro lado, o Flamengo só conseguiu sair do sufoco aos 39. Após cobrança de escanteio, o zagueiro David Luiz cabeceou para fora.
No último lance da etapa inicial, Alexsander recebeu de Ganso e, no chute, Santos fez ótima defesa.
O Fluminense dominou o primeiro tempo do começo ao fim. Do outro lado, a defesa do Flamengo estava perdida. Portanto, não seria nenhum absurdo se o time de Fernando Diniz conseguisse um placar ainda maior.


2° TEMPO
Nos minutos iniciais, parecia que o Flamengo iria melhorar. Logo no primeiro minuto, Éverton Cebolinha cobrou escanteio, o volante Thiago Maia tocou de cabeça e Fábio defendeu. Aos sete, o zagueiro Fabrício Bruno colocou a bola na mão, o VAR foi acionado e o árbitro marcou pênalti para o tricolor. Cano bateu e Santos defendeu. Mas no rebote, marcou o terceiro do Fluminense. Com este resultado, o Fluzão era campeão.
Precisando do resultado, o Flamengo tentava reagir. O atacante Matheus França recebeu pela ponta direita, deu um “chapéu” em Felipe Melo, invadiu a área, mas Fábio afastou e conseguiu evitar um golaço. Entretanto, aos 19, o lateral Guga arriscou de fora da área e Santos defendeu, mas na sobra, Alexsander, mandou a bola no ângulo e “enterrou o caixão do Flamengo” no jogo.
Dois minutos depois, Ayrton Lucas recebeu na entrada da área e mandou para fora. Após balançar a rede pela quarta vez no jogo, o Fluminense decidiu administrar o placar e, naturalmente, o Flamengo iria buscar o resultado. Matheus França experimentou o chute de fora da área e Fábio defendeu em dois tempos.
Nos minutos finais, a torcida tricolor começava a festa no estádio e gritava “Olé”. No último lance, após cruzamento de Matheus França, Ayrton Lucas pegou de “primeira” e fez o gol de honra do Flamengo. Todavia, já era tarde demais.

PRÓXIMOS JOGOS
O próximo compromisso do Fluminense acontece nesta quarta-feira (12), contra o Paysandu, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, pela Copa do Brasil. Já o Flamengo enfrenta o Maringá, na quinta-feira (13), às 20h (de Brasília), no estádio Willie Davids.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »