Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/04/2023 às 15h46min - Atualizada em 14/04/2023 às 14h08min

Homem-Aranha: As três fases do herói aracnídeo

Interpretado por três atores diferentes, o herói teioso completa 60 anos desde sua criação em 1963

Jéssica Mayara - Editado por Marcela Câmara
Ser um super soldado, ter habilidades de se transformar em um monstro verde, levantar o Mjolnir – ou ser um gênio, bilionário e filantropo – não é pra qualquer um, mas ser um adolescente comum do Queens com poderes de aranha que salva o mundo é uma coisa única, como já dizia o Tio Ben “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.

Conhecido por ser o amigão da vizinhança – ou cabeça de teia – o herói Homem-Aranha teve sua primeira aparição nos quadrinhos em 1963, mas ganhou espaço nos cinemas somente no ano de 2002.


Um personagem adolescente do ensino médio, Peter Parker é um jovem que passa pelos conflitos da sua idade e que tem sua vida transformada de modo inesperado, após levar uma picada de uma aranha geneticamente modificada, ganha poderes sobre-humanos como força, agilidade, reflexos – sentido aranha – e a capacidade de escalar e andar nas paredes.

De 2002 a 2021, o herói foi interpretado por três grandes atores. Diante disso, analisaremos a seguir as diferenças das tr
ês gerações que interpretaram o personagem:

Tobey Maguire


O primeiro e memorável Homem-Aranha, de Tobey Maguire, ganhou espaço nos cinemas em 2002. O ator interpretou o herói com êxito aos 25 anos, e foi muito elogiado pelos críticos e público, por sua atuação e semelhança com o personagem dos quadrinhos. Sua vida dupla, seus desafios diários,o fato de se apaixonar pela garota popular enquanto é um nerd excluído que sofre bullying, foram características que se destacaram no Homem-Aranha de Tobey, e por causa disso, ele é considerado por muitos não somente o melhor, mas o mais fiel em comparação as HQs. Tobey protagonizou os três primeiros filmes do herói e deixou um grande legado para o Homem-Aranha seguinte de Andrew Garfield.
 
Andrew Garfield


"O Espetacular Homem-Aranha" interpretado pelo ator de Hollywood Andrew Garfield foi o que menos agradou a crítica e o que menos se destacou em seu papel, até hoje ele é conhecido por ser o “Homem-Aranha esquecido”. Apesar do ator ser um bom Homem-Aranha muitos consideram que ele não tem as características do Peter Parker das HQs em sua personalidade. Seu filme arrecadou apenas 758 milhões em bilheteria, um valor baixo em comparação aos filmes do seu antecessor Tobey Maguire.

Mas, há algumas razões para o filme ter sido um fracasso. A começar pelo mal desenvolvimento dos vilões dos dois filmes de Andrew, o excesso de informações – principalmente no segundo filme – o foco somente na estética ao invés do roteiro em si, e o principal, a tentativa de reescrever a origem do herói envolvendo uma conspiração científica que ocasionou a morte de seus pais.
 
Entretanto, mesmo com as duras críticas que o filme recebeu, o ator cativou o público com seu carisma, atuação impecável, seu humor enquanto enfrentava os vilões, e a química que ele e a Gwen (Emma Stone) entregaram – mesmo com o fim trágico de sua personagem. Andrew ainda foi muito elogiado quando retornou ao filme “Homem Aranha: Sem volta pra casa”, o que fez muitas pessoas mudarem suas opiniões com relação ao Aranha do ator.
 
Tom Holland


Tom Holland – o caçula do grupo - teve sua primeira aparição no filme “Capitão América: Guerra Civil”. Diferente dos outros, não foi contada a origem de sua história – até porque todos já sabem como o herói surgiu – o que sabemos sobre o Peter Parker de Tom é que ele mora com sua tia May (Marisa Tomei) e tem um melhor amigo chamado Ned (Jacob Batalon). Sua trilogia é a única a usar atores que realmente tem cara de adolescentes e seu Homem-Aranha é o que mais usa CGI em seu traje, o que o torna menos realista em comparação aos outros.
 
O Homem-Aranha de Tom divide opiniões. Assim como os outros, ele possui seus pontos positivos e negativos. Sua fixação e total admiração por Tony Stark (Robert Downey Jr.) é considerada irritante, ainda mais porque o herói nas HQs é marcado por ser independente e com problemas reais que não são somente acadêmicos. Mas, apesar disso, ele foi o único a ser inserido na equipe do Vingadores, e ele age realmente como um adolescente. Seu último filme foi um prato cheio para os fãs do Aranha, e o desfecho de Sem Volta pra Casa na verdade marca o inicio da verdadeira jornada do Homem-Aranha que tanto conhecemos e que veremos nos próximos filmes de Tom.

Deixa aí nos comentários, qual o seu "miranha" favorito?

 

 
REFERÊNCIAS
Entenda as diferenças entre os vários homens-aranha do cinema - Video Pérola 20 de fev de 2020. Disponivel em <https://blog.videoperola.com.br/entenda-as-diferencas-entre-os-varios-homens-aranha-do-cinema/> Acesso em: 1 de abril de 2023.

GOMES Bruno. Homem aranha 3| Roteiristas explicam diferenças entre Tobey Maguire e Andrew Garfield - O Vício 29 de dez de 2021. Disponível em <https://ovicio.com.br/homem-aranha-3-roteiristas-explicam-diferencas-entre-tobey-maguire-e-andrew-garfield/amp/#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16803853003944&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com> Acesso em: 1 de abril de 2023.

BRASIL Monique. Homem-aranha: Veja as principais diferenças entre os Peter Parkers do cinema - E-Pipoca 15 de dez de 2021. Disponível em <https://epipoca.com.br/homem-aranha-principais-diferencas-entre-maguire-garfield-e-holland/> Acesso em: 1 de abril de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »