Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/04/2023 às 20h02min - Atualizada em 15/04/2023 às 19h38min

Análise: O que esperar de Jorge Sampaoli no Flamengo?

O técnico gosta do jogo ofensivo e, em seu histórico recente, coleciona duas passagens no futebol brasileiro e duas no futebol europeu

Flávio Lucas - labdicasjornalismo.com
Jorge Sampaoli em seu período no Santos. (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
O Flamengo anunciou oficialmente Jorge Sampaoli como seu novo treinador no dia 14 de abril. O argentino comandará o Rubro-Negro até o fim do ano de 2024. Conhecido por seu estilo de jogo ofensivo e que prioriza a posse de bola, seu nome se tornou um consenso entre a diretoria da Gávea após a demora de um acordo com Jorge Jesus.

Junto a ele, chegam para compor a comissão técnica: Gabriel Andreata (Coordenador de Futebol), Pablo Fernández e Marcos Fernández (preparadores físicos), Cristian Roberto Aran (auxiliar técnico), Diogo Meschine e Ezequiel Scher (analistas de desempenho).

Com bastante intensidade à beira do campo, o treinador se utiliza do jogo posicional e gosta bastante de pontas de velocidade. É possível que Éverton Cebolinha, Marinho --- conhecido do treinador nos tempos de Santos -- e Bruno Henrique ganhem espaço no elenco. O padrão tático mais utilizado por ele é o 4-3-3.

Foi com esse estilo que o treinador já goleou o Rubro-Negro em algumas oportunidades. Foram três vitórias com o placar de 4 a 0 enquanto treinava outras equipes contra o Flamengo: Universidad de Chile (Copa Sul-Americana 2011), Santos (Brasileirão 2019) e Atlético-MG (Brasileirão 2020).

Relembre os últimos trabalhos do treinador:

Santos (2019)

A chegada do treinador em solo brasileiro foi no Santos. No Alvinegro Praiano, a equipe comandada por Jorge Sampaoli apresentou um modelo de jogo bastante ofensivo, mesmo com as carências de peças no elenco. Apesar de não ter conquistado nenhum título na temporada, o time foi vice-campeão brasileiro, com 74 pontos na competição.

No total, são 40 partidas no comando do Santos - duas na Copa Sul-Americana e 38 no Brasileirão - com 63% de aproveitamento. Foram 22 vitórias, 10 empates e oito derrotas, com 61 gols marcados e 34 sofridos. 

Atlético-MG (2020 - Fev/2021)

Após sua passagem no Santos, Sampaoli desembarcou no Galo para ser o salvador de um péssimo início de temporada. Na ocasião, o clube mineiro havia acabado de ser eliminado na Copa do Brasil pelo Afogados. No comando da equipe, conquistou o Campeonato Mineiro e classificou a equipe para a fase de grupos da Libertadores.

O ano de 2020 causou uma temporada atípica no futebol por causa da pandemia. Com isso, diferente do que se deu com o Santos, Sampaoli não chegou a ter contato próximo à torcida. Essa falta de identificação foi uma das causas da saída do treinador para o Olympique de Marseille. Na ocasião, o treinador pagou a própria multa (R$ 4,3 milhão) e rumou para a Europa.

Em números, foram 45 partidas no comando do Atlético-MG - sete no Campeonato Mineiro e 38 no Brasileirão - 64% de aproveitamento. Foram 26 vitórias, nove empates  e 10 derrotas, com 79 gols marcados e 49 sofridos.

Olympique de Marseille (Mar/2021 - Jul/2022)

Ao chegar na França, Sampaoli assumiu o Olympique de Marseille para montar uma equipe que tivesse fome para conquistar títulos. Em sua passagem, o treinador foi vice-campeão da Ligue 1, perdeu o título para o PSG. Nesse período, o treinador obteve reforços como Gerson,  que agora reencontra o treinador no Flamengo -, Guendouzi e Pau López. Sua passagem se encerrou em comum acordo entre o clube e o treinador.

Foram 66 jogos disputados - seis na Liga Europa, 7 na Liga Conferência, quatro na Copa da França e 49 na Ligue 1 - 63% de aproveitamento. Foram 36 vitórias, 16 empates e 14 derrotas, com 117 gols marcados e 77 sofridos.

Sevilla (Out/2022 - Mar/2023)

Seu último trabalho em solo europeu foi no Sevilla, clube em que já havia trabalhado antes. Ao contrário do primeiro trabalho, os resultados nessa passagem não foram satisfatórios. A demissão aconteceu após a má relação com os atletas e os maus desempenho em campo. 

O argentino esteve à beira do campo em 31 oportunidades - três na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, cinco na Copa do Rei e 19 na La Liga  - 48% de aproveitamento. Foram 13 vitórias, 6 empates e 12 derrotas, com 44 gols marcados e 38 sofridos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »