Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/05/2023 às 17h13min - Atualizada em 21/05/2023 às 17h13min

Obras de Stephen King que ganharão filmes em 2023

“Salem” e “Cemitério” ganharão novas adaptações em 2023 e integram o universo cinematográfico de adaptações do autor

Hanna Beatriz - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Divulgação / Reprodução UOL


Stephen King escreve livros e contos de terror e todos já sabem. Mas e quanto a adaptações cinematográficas desses livros? O autor tem diversos filmes lançados na TV, nos cinemas, clássicos como Carrie, O Iluminado e It são algumas das adaptações mais conhecidas do autor, mas e A Espera de um Milagre? O clássico cult Christine?  

Visando isso, esse artigo busca apresentar algumas dessas adaptações cinematográficas e convidar a conhecer as próximas adaptações do escritor.

Cemitério

A história narra sobre um médico e sua família que se mudam para uma casa à beira de uma rodovia. No fundo desse terreno há um cemitério de animais de estimação, porém mais ao fundo um cemitério indígena. 

A família possui um gato, o Church, que acaba sendo atropelado e morre. O homem então decide enterrar o gato no cemitério de animais, contudo seu vizinho o leva até o cemitério indígena, quando o gato é enterrado algo estranho acontece. 

O Cemitério já possui cerca de três adaptações: O Cemitério Maldito de 1989, O Cemitério Maldito de 1992 e Cemitério Maldito de 2019. O primeiro filme de 1989, foi roteirizado pelo próprio Stephen King, arrecadou cerca 57, 5 milhões nas bilheterias dos EUA. Tendo sua próxima adaptação prevista para 2023.


Salem 

Um escritor se muda pra uma cidadezinha chamada Jerusalém’s Lot,  começa a residir em onde em uma casa abandonada, com intuito de escrever um livro sobre a história de suicídio que aconteceu naquele lugar, porém um cara estranho se muda pra essa casa, um vampiro que começa a contaminar os moradores da cidade.

A história possui cerca de três adaptações: A minissérie Mansão Marsten, O Retorno a Salem’s Lot (1987) e Salem’s Lot (2004). Sua próxima adaptação seria lançada originalmente em setembro de 2022, acabou sendo adiado para 21 de abril de 2023, porém devido ao novo filme de Evil Dead o logo necessitou ser adiado novamente, embora uma nova data ainda não tenha sido publicada, o filme será lançado esse ano.


Louca Obsessão (Misery)

Paul Sheldon é um escritor famoso que após sofrer um grave acidente de carro é “salvo” por uma senhorita chamada Annie Wilkes, sua fã número um. Contudo, depois de um tempo, Paul, com as pernas quebradas, percebe que talvez Annie não tenha sido sua salvadora, e sim sua carcereira. Ele está com as pernas quebradas, preso com uma psicopata.  


Christine, o Carro Assassino 

Depois de Arnie Cunningham comprar um Plymouth 1958 chamado Christine, ele acaba por desenvolver uma obsessão doentia pelo carro, o que piora ainda mais depois de uns valentões da sua escola destruírem o veículo. Logo depois Christine começa a matar os jovens que lhe causaram mal.

Lançado em 1983, o livro ganhou adaptação no mesmo ano de seu lançamento, dirigido por John Carpenter foi recebido pelo público e críticos com bastante entusiasmo na época, sendo considerado um clássico cult atualmente.


Carrie, a Estranha

Carrie é o primeiro romance publicado por Stephen King, em 1974. O livro conta a história de Carrie, uma jovem tímida que sofre bullying dos professores e colegas, além dos abusos com a mãe. No dia de sua formatura, a jovem descobre que possui poderes telecinéticos durante um momento de humilhação diante de todos. 

Carrie, lançado 1976, dirigido por Brian De Palma, sendo a primeira adaptação cinematográfica do autor, tendo, no elenco, John Travolta e Sissy Spacek. Em 1999 uma sequência foi lançada, chamada de A Maldição de Carrie

Possuindo também uma adaptação musical na Broadway em 1988. Em 2013 uma nova versão foi feita, com direção de Kimberly Peirce, que possui Chloe Grace Moretz como protagonista. 

 
"Gostei do filme de De Palma sobre Carrie. A atitude do filme foi diferente do meu livro" diz Stephen King em uma entrevista dada ao Cinefantastique, em 1978.

It, a Coisa

It, a Coisa conta a história de Derry, no Maine e seus mistérios macabros escondidos. Os protagonistas dessa história são sete crianças do "Clube dos otários" que acabam sendo atormentadas por uma criatura que não possui uma forma definida e que por isso as crianças o apelidaram de "A Coisa".

It foi lançado em 1990 como uma série na TV que adapta a primeira parte do livro, já que a obra completa possui cerca de 1100 páginas. Dirigido por Tommy Lee Wallace e transmitido na American Broadcasting Company, possui cerca de dois episódios. 

 
"A série realmente me surpreendeu com o quão bom era. É uma adaptação muito ambiciosa de um livro muito longo ", diz o autor ao Yahoo em 2015.

Em 2017, vinte e sete anos depois do lançamento da série, uma adaptação para os cinemas foi lançada, dirigida por Andy Muschietti, não tardou para que uma continuação chegasse às telonas. It: Capítulo II foi lançado em 2019, que diferentemente das duas outras adaptações anteriores, essa irá adaptar a segunda parte do romance, com os protagonistas adultas e o retorno da Coisa.


O Iluminado 

O romance publicado em 1977, foi o primeiro de grande sucesso do autor. A adaptação foi lançada em 1980, dirigida por Stanley Kubrick, e roteirizada por Stephen King e Stanley Kubrick, tendo no elenco o famigerado Jack Nicholson. Foi um grande sucesso, sendo até hoje bastante elogiada tanto pelo público como pelos críticos.  

Porém, é um filme que traz diversas polêmicas, como Stephen King não gostar da adaptação feita por Kubrick, declarando seu descontentamento publicamente, por exemplo sobre a personagem de Shelley Duvall, Wendy

 
“Uma das personagens mais misóginas já colocadas em um filme. Ela basicamente está lá para gritar e ser estúpida. Essa não foi a mulher que eu escrevi", declarou o autor em uma entrevista à BBC.

Stephen King ainda compara o filme a um “Cadillac sem motor”:
“Acho que O Iluminado é um lindo filme e tem uma aparência incrível e, como eu disse antes, é como um grande e lindo Cadillac sem motor dentro”.

A Espera de um Milagre 

A história narra a relação incomum e comovente de um preso no corredor da morte, com o seu carcereiro. O livro foi lançado em 1996 e inicialmente com seis volumes, intitulados “O corredor da morte”, protagonizado por Paul Edgecomb. 

A adaptação estreou em 1999 dirigido por Frank Darabont, foi indicado a 4 categorias no Oscar. Possuindo no elenco Tom Hanks e Michael Clarke Duncan nos papéis principais. Para o autor, A Espera de um Milagre traz um sentimento muito bom de elogiar a condição humana. 


REFERÊNCIAS:
BRIDI, NATÁLIA, SABBAGA, JULIA. Todos os filmes baseados na obra de Stephen King. Omelete, 2019 Disponível em: < https://www.omelete.com.br/stephenking/todos-os-filmes-baseados-na-obra-de-stephenking#101 >. Acesso em: 16 de maio. 2023.

ROLLING STONES UOL. O que Stephen King acha de cada uma das adaptações das obras dele. 2020. Disponível em: < https://rollingstone.uol.com.br/noticia/o-que-stephenking-acha-de-cada-uma-das-adaptacoes-das-obrasdele/  >. Acesso em: 16 de maio. 2023.

FRANCIELE, Lana. As adaptações de Stephen King que esperamos que sejam lançadas em 2023. Stephen King, 2023. Disponível em: < https://www.stephenking.com.br/asadaptacoes-de-stephen-king-que-esperamos-quesejam-lancadas-em-2023/ >. Acesso em: 16 de maio. 2023.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »