Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/06/2023 às 21h49min - Atualizada em 15/06/2023 às 21h26min

Timely Comics: A origem da Marvel Comics e sua Era de Ouro

A antecessora do MCU e sua longa jornada até os dias atuais

Jéssica Mayara - Editado por Marcela Câmara
A Marvel que conhecemos passou por inúmeras fases até chegar no patamar que conhecemos hoje, com diversos heróis criados desde 1930, sendo uma das maiores indústrias de entretenimento da atualidade, eles iniciaram como uma empresa pequena até se tornarem uma grande editora e produtora, dona de milhares de trabalhos lançados no cinema e na TV.
 
A Origem de tudo

Timely Comics era o nome inicialmente dado a indústria que conhecemos hoje como Marvel Comics. Criada entre os anos de 1930 e 1940, a Timely foi fundada pelo editor, editor-executivo e gerente de negócios em Nova York Martin Goodman, que começou publicando HQs sobre histórias do faroeste até expandir seu repertório e começar a escrever histórias de super heróis.



Em 1939, Goodman publicou a edição n° 1 de seu quadrinho com o título "Marvel Comics" onde foram apresentados os personagens Tocha Humana e Namor. O sucesso foi tão grande que em sua segunda edição - intitulada por Marvel Mistery Comics - os roteiristas Jack Kirby e Joe Simon criaram o primeiro herói patriota em meio ao período de guerra conhecido por Capitão América, vendendo mais de 1 milhão de exemplares.

Porém, após o período da guerra ter passado, a Timely teve uma grande queda em suas vendas. Os editores começaram a usar diversos tipos de estratégias para conseguirem se reerguer, escrevendo histórias de diversos gêneros como Romance, Espionagem, Humor, Bíblicas e Selva. E para atraírem o público feminino eles lançaram HQs de super heroínas inspiradas em modelos e mulheres famosas da época.

Os anos de 1950 foram difíceis, não somente para a Timely, mas para todas as indústrias do ramo. Martin passou a publicar pela editora Atlas - uma de suas filiais - e tentou trazer de volta seus antigos heróis, mas acabou não obtendo sucesso.

Entretanto, graças ao sucesso que a DC Comics estava fazendo no final de 1950, a Timely conseguiu se recuperar focando novamente em histórias de heróis, o que levou os levou à fundação da Marvel Comics.



Stanley Martin Lieber - primo da esposa de Martin - o nosso querido Stan Lee, já estava na empresa como editor e foi o responsável pela criação do Quarteto Fantástico e do Homem-Aranha juntamente com Steve Ditko, no final dos anos 60. Stan foi um dos roteiristas que mais se destacou na história da Marvel, o que o fez tornar-se o diretor da empresa por muitos anos.

A intenção dos editores sempre foi trazer histórias em realidades mais humanizadas, com problemas reais e cotidianos na vida dos heróis como o preconceito enfrentado pelos X-MEN, os problemas adolescentes de Peter Parker e a deficiência visual do Demolidor.

Nos anos de 1980, a empresa expandiu sua criatividade e assim acabaram formando novas parcerias. Uma delas foi com o estúdio de animações responsável pelo desenho Pantera Cor de Rosa que gerou desenhos animados de sucesso como G.I Joe, Transformers e Muppet Babies.



A crise de 90 e a quase falência da Marvel
 
Em 1988, a Marvel foi comprada por Ronald Parelman, que colocou a empresa na Bolsa de Nova York aumentando os títulos publicados. A empresa vendeu seu estúdio de desenhos animados e passou a contratar empresas para realizar seus projetos. Eles teriam iniciado os anos 90 em seu maior auge se Ronald juntamente com outros editores não tivessem desviado todo o dinheiro da Marvel para suas próprias contas.

Isaac Perlmutter assumiu a empresa em 1997 - no auge da crise - com seu sócio Avi Arad, e juntos conseguiram reerguer a empresa licenciando alguns heróis para estrelarem nos cinemas em filmes de sucesso. Em 2008, Ronald pagou uma multa de 80 milhões de dólares à Marvel por ter sido um dos principais responsáveis pela causa da crise.
 
A reviravolta


Após muitos anos depois da crise, a Marvel firmou-se e se tornou a principal editora de histórias em quadrinhos dos Estados Unidos tendo como principal concorrente a DC Comics.

A empresa cresceu consideravelmente após estabelecer uma parceria com Hollywood, e em 2009, a Marvel Entertainment foi comprada pela Walt Disney Company por quatro bilhões de dólares e permanece até hoje com grandes produções, totalizando atualmente cinco fases com 38 filmes e diversas séries até o momento.
 
 
REFERÊNCIAS

CARDOSO Ricardo. Fábrica de Mitos: Timely Comics - Fortaleza da Solidão 15 de Ago de 2019. Disponível em < http://bdmarveldc.blogspot.com/2019/08/fabricas-de-mitos-timely-comics.html > Acesso em: 13 de Junho de 2023.

MEDEIROS Vinícius. Era Timely Comics (Marvel Era de Ouro) - Saga Completa. Tentáculo Tube 10 de Jun de 2017. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=O4Z60dNP9Sk > Acesso em: 13 de Junho de 2023.

CODESPOTI Sérgio. Ron Perelman faz acordo com a Marvel e pagará 80 milhões de dólares – UNIVERSO HQ 12 de Ago de 2008. Disponível em < https://universohq.com/noticias/ron-perelman-faz-acordo-com-a-marvel-e-pagara-80-milhoes-de-dolares/ > Acesso em: 15 de Junho de 2023.

JUNIOR GASPARETTO Antônio. Marvel Comics – Info Escola. Disponível em < https://www.infoescola.com/empresas/marvel-comics/ > Acesso em: 15 de Junho de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »