Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/06/2023 às 16h07min - Atualizada em 18/06/2023 às 16h01min

‘Um ano inesquecível’: a quadrilogia brasileira da Prime Video

A obra literária brasileira publicada em 2015 ganhou adaptação para as telas de streaming.

Elen Konno - Revisado por Danielle Carvalho
Capa da quadrilogia de filmes 'Um Ano Inesquecível'. (Foto: Reprodução / Amazon Brasil)

"Um Ano Inesquecível" é uma obra literária que conquistou uma legião de fãs no Brasil. Ela apresenta uma coletânea de contos que exploram as experiências de jovens mulheres durante as diferentes estações do ano e foi escrito pelas autoras mais queridas do público jovem: Thalita Rebouças (Verão), Paula Pimenta (Inverno), Bruna Vieira (Primavera) e Babi Dewet (Outono).

Trailer oficial de 'Um Ano Inesquecível'. (Reprodução:Amazon Brasil / Youtube).
 



O sucesso da turnê em sua época chamou a atenção da empresa Panorâmica Filmes, que garantiu os direitos da obra e apresentou a ideia da adaptação para a Amazon no Brasil, proporcionando aos leitores a oportunidade de reviver essas histórias direto das telas.
 

Processo de Adaptação
 

Inicialmente, a intenção era transformar as histórias em um único longa-metragem, mas com a percepção do potencial existente, a ideia evoluiu para uma franquia composta por quatro filmes. As filmagens ocorreram em 2021, em diferentes locações, como Rio de Janeiro, São Paulo, Ouro Preto e Chile. Além disso, o contexto da pandemia da COVID-19, ainda presente nesse período, trouxe desafios adicionais para a produção.
 

Cada história passou por alterações para se adequar ao formato de streaming, como no caso de "Inverno", em que a protagonista teve sua idade alterada de 14 anos na história original para 17 anos no filme. Além disso, tramas foram adicionadas para abordar temas relevantes, como homofobia e empoderamento feminino. Em "Outono", foi realizado um elenco majoritariamente composto por pessoas pretas, e o roteiro incorporou discussões sobre movimentos sociais e ocupações.
 

A abordagem cautelosa e respeitosa da equipe de adaptação foi destacada por Bruno Garotti, que dirigiu "Primavera" em parceria com Jamile Marinho. Reconhecendo a paixão dos leitores, especialmente entre o público jovem, Garotti ressaltou a importância de compreender os motivos que os levaram a se apaixonar pela obra original.
 

"Temos que buscar entender por que as pessoas se apaixonaram por aquela obra em primeiro lugar, ser fiel a esses elementos, que são fundamentais, porque é claro que quando você vai passar para o cinema, existe uma adaptação", diz.

 

(Foto: Reprodução / Amazon Brasil).

(Foto: Reprodução / Amazon Brasil).

Lázaro Ramos e a atriz Gabz durante as gravações de 'Outono'.


Lázaro Ramos, o diretor responsável pelo longa-metragem de “Outono”, destacou que a adaptação é uma responsabilidade gigante, mas também uma oportunidade de expandir a história dos personagens, o que foi alcançado por meio da colaboração de toda a equipe.
 

Investimento na literatura e público jovem
 

O investimento na literatura voltada para o público jovem tem se mostrado uma estratégia promissora e "Um Ano Inesquecível" é um exemplo dessa aposta. Além de ser a primeira franquia nacional da Amazon, as autoras brasileiras Thalita Rebouças, Paula Pimenta e Bruna Vieira também já tiveram outras obras adaptadas para as telas. Filmes como "Pai em Dobro", "Cinderela Pop" e "De Volta aos 15" são exemplos recentes de como essas histórias infanto-juvenis encontram espaço no audiovisual.
 

Thalita Rebouças destaca que o mercado está atento a obras literárias que tratam os adolescentes com respeito e carinho, evidenciado pelo fato de que oito filmes derivados de suas histórias já foram produzidos. Essas adaptações não apenas atraem um grande público jovem, mas também se tornam um momento de conexão familiar importante, unindo diferentes gerações em torno dessas histórias.

(Foto: Reprodução / Amazon Brasil).

(Foto: Reprodução / Amazon Brasil).

Juliana Alves e a atriz Livia Silvia, que interpretam mãe e filha na trama.

 

Além disso, essas adaptações têm o potencial de provocar reflexões nos pais, como observado pela atriz Juliana Alves, que interpreta a mãe da protagonista em "Primavera". A personagem pode servir como um exemplo para os pais que estão enfrentando dilemas com as escolhas de seus filhos, proporcionando uma oportunidade de diálogo e compreensão familiar.
 

A Amazon, como uma empresa que começou com a venda de livros, reconhece a importância de investir nessas adaptações e de celebrar autoras nacionais que já possuem uma base de fãs significativa entre o público jovem. Segundo Malu Miranda, head de conteúdos originais da Amazon no Brasil, a formação de público é uma responsabilidade e um dever da empresa, que reconhece a força que veio do mundo literário e busca expandir essa conexão para outros dispositivos e formatos, como o cinema e o streaming.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »