Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/07/2023 às 08h09min - Atualizada em 29/06/2023 às 12h11min

A invisibilidade de capitais brasileiras para grandes artistas musicais

Fãs de cantores internacionais reclamam de shows apenas no eixo Rio-São Paulo

Gean Rocha - Revisado por Flavia Sousa
Brasil está na rota dos shows internacionais. Foto: Reprodução / Hugo Gloss - UOL
Não é de agora que fãs das capitais das regiões sul, norte e nordeste reclamam que as apresentações musicais de grandes cantores e banda se concentrem nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, essa questão voltou à tona e ficou ainda mais evidente depois de anúncios como a turnê de despedida da banda mexicana RBD e a “The Eras Tour” turnê da cantora norte-americana Taylor Swift, desembarcar em solo brasileiro.

Isso acontece porque SP e Rio são as principais capitais do país, e de uma maneira geral é o que acontece no mundo todo, às turnês costumam passar pelas capitais. Outro motivo e talvez o principal que cidades como Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, Manaus e Curitiba não recebam shows internacionais com mais frequência é por falta de interesse dos produtores locais.

Em geral, os produtores das cidades investem e fazem um esforço para trazer aquelas bandas para a sua cidade, e com o tempo isso vai ficando cada vez mais fácil. Depois de um tempo, essa cidade meio que entra na rota das turnês.




Muitos desses produtores alegam que outras cidades fora do eixo Rio/SP não têm publico suficiente para bancar todos os custos de uma mega produção que geralmente são esses shows, mas filas com mais de 1 milhão de pessoas esperando para comprar ingressos para shows do grupo RBD e da cantora Taylor Swift desmente essa justificativa por parte dos produtores.

Leia Mais: Brasil na rota dos shows internacionais em 2023
As consequências na exportação da música brasileira

A história da música pop e sua influência no mundo

Fatores culturais e sazonais também contribui que não haja muitos produtores interessados em levar grandes bandas a locais já muito associados culturalmente a um gênero musical, como Salvador e Goiânia, por exemplo, porque essas cidades já têm meio que uma matriz cultural local, e é muito difícil concorrer com ela.

O Brasil virou rota obrigatória para grandes turnês internacionais e festivais com line-up recheado de atrações de peso. Exemplo claro disso foi à série de onze shows feita pela banda inglesa Coldplay esse ano no Brasil que arrastou multidões com apresentações no Rio, São Paulo e em Curitiba.


 
É certo que o Brasil tem sim público suficiente em todas as regiões para suprir demanda de grandes shows internacionais e sediar novos festivais, só é preciso ter um alinhamento entre produtores, público e artistas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »